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Audiência Pública “A Educação ao Longo da Vida na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos e a CONFINTEA BRASIL+6” Profa. Catarina de Almeida Santos-

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Apresentação em tema: "Audiência Pública “A Educação ao Longo da Vida na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos e a CONFINTEA BRASIL+6” Profa. Catarina de Almeida Santos-"— Transcrição da apresentação:

1 Audiência Pública “A Educação ao Longo da Vida na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos e a CONFINTEA BRASIL+6” Profa. Catarina de Almeida Santos- FE/UnB Representante da Campanha Nacional pelo Direito a Educação

2 Concepção Educação de Adultos como: todo processo de aprendizagem, formal ou informal, em que pessoas consideradas adultas pela sociedade desenvolvem suas capacidades, enriquecem seu conhecimento e aperfeiçoam suas qualificações técnicas e profissionais, ou as redirecionam, para atender suas necessidades e as de sua sociedade.

3 Educação ao longo da vida A aprendizagem ao longo da vida “do berço ao túmulo” é uma filosofia, um marco conceitual e um princípio organizador de todas as formas de educação, baseada em valores inclusivos, emancipatórios, humanistas e democráticos, sendo abrangente e parte integrante da visão de uma sociedade do conhecimento” Foi lançado “o desafio aos governos e à sociedade civil, para que trabalhem juntos visando garantir o direito à educação e à aprendizagem e além, garantir um futuro viável para todos.” Marco de Belém

4 Público potencial da EJA segundo a LEI EF: todos os brasileiros e brasileiras de 15 anos ou mais de idade que não têm instrução e que não completaram o Ensino Fundamental. EM: todos os maiores de 17 anos que não completaram o Ensino Médio, embora tenham completado o Fundamental. Os dados do Censo 2010 informam que esses públicos correspondiam a 65 milhões para o EF e 22 milhões para o EM.

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8 Financiamento “Aprendizagem e educação de adultos representam um investimento valioso que resulta em benefícios sociais por criar sociedades mais democráticas, pacíficas, inclusivas, produtivas, saudáveis e sustentáveis. É necessário um investimento financeiro significativo para garantir a oferta de aprendizagem e educação de adultos de qualidade”. Marco de Belém

9 Plano Nacional de Educação De modo direto, três metas do PNE tratam da EJA. São as metas 8 (equalização dos anos de estudo da população entre 15 e 29 anos), 9 (universalização da alfabetização e redução do analfabetismo funcional) e 10 (articulação da EJA com a educação profissional). Financiamento: CAQi e CAQ e 20.10

10 Cenário Dados do mapa da violência de 2014 apontam quem em 2012, morreram por assassinatos:  154 pessoas por dia, sendo ao todo, 56.337 mortes, 7% a mais do que em 2011 e 13,4% a mais que em 2002.  O crescimento da população total do País foi de 11,1%, no mesmo período;  30.072 foram jovens, com idade entre 15 e 29 anos. O número representa 53,4% do total de homicídios no país;  Das 56.337 pessoas assassinadas, 41.127 negros mortos

11 População carcerária  Entre os anos 1999 e 2014 houve um crescimento de 213,1%, na população carcerária. Mantido este ritmo, em 2030, o Brasil terá alcançado uma população prisional de 1,9 milhão de presos adultos.  Hoje temos 1.424 unidades prisionais e, para dar conta deste contingente, o país precisaria construir, em quinze anos, outras 5.780 unidades.  De acordo com o Infopen, 67,1% dos presos são negros e oito em cada 10 presos estudaram, no máximo, até o ensino fundamental.

12 “Estima-se hoje que, para cada ano que a média de educação da população adulta aumenta, há um acréscimo correspondente de 3,7% no crescimento de longo prazo da economia e um acréscimo de 6% na renda per capita. Não obstante, a aprendizagem e educação de adultos são mais que um item de gasto social ou despesa financeira. São investimentos em esperança para o futuro.” Marco de Ação de Belém

13 Obrigada a todos pela atenção. cdealmeidasantos@gmail.com


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