Carregar apresentação
PublicouJoão Henrique do Amaral Paixão Alterado mais de 8 anos atrás
1
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
2
CURSO APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA TURMA: EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA: SIMONE CURSISTAS: ANDRÉIA E MÁRCIA HELOISA
3
APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA
* DAR INÍCIO AO TEMA APRESENTANDO AOS ALUNOS UM PEQUENO VÍDEO ENFATIZANDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E OS SEUS RECURSOS. BUSCAREMOS TARABALHAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE QUE OBJETIVA DEMONSTRAR AOS ALUNOS DO JARDIM I E JARDIM II, POR MEIOS DE BRINCADEIRAS, DINÂMICAS, ATIVIDADES COLETIVAS, NOÇÕES DE QUANTIDADE E CONTAGEM DE 1 A 10, RACIOCÍNIO COMBINÁTORIO E QUEBRA-CABEÇA.
4
VÍDEO APRESENTADO- ROCK DAS FRUTAS.
5
LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS
QUESTIONANDO O TEMA APRESENTADO, REALIZAR UMA DINÂMICA QUE CONSISTE EM TRABALHAR O GOSTO E SABORES DE CADA FRUTA. VOCÊ SABE PORQUE É IMPORTANTE COMERMOS BEM? COMO CONSEGUIMOS NOSSOS ALIMENTOS? QUEM CRIOU OS ALIMENTOS? QUAL O NOME DA PESSOA QUE PREPARA A TERRA PARA O PLANTIO? QUAIS SÃO AS FRUTAS PREFERIDAS DA TURMA? QUEM JÁ PROVOU UM ESPETINHO DE FRUTAS? COMO FAZER O ESPETINHO DE FRUTAS E O QUE USAMOS PARA FAZER?
6
PREPARANDO O ESPETINHOS DE FRUTAS
INGREDIENTES: CONTAGEM DAS FRUTAS ORGANIZANDO OS ALIMENTOS. FAREMOS KITS DE FRUTAS. CADA ALUNO MONTARÁ SEU ESPETINHO COM A QUANTIDADE DE FRUTAS PEDIDAS OU MENCIONADA POR ELES. CONTAGEM UM A UM.
7
MONTAGEM DOS ESPETINHOS
MONTAGEM DOS ESPETINHOS. A PROFESSORA MENCIONARÁ A QUANTIDADE DE CADA QUE CADA ALUNO DEVERÁ COLOCAR OU PEDIR PARA QUE OS MESMOS MENCIONAM QUANTAS FRUTAS DE CADA ESTA COLOCANDO NO SEU ESPETINHO.
8
AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO
NO PÁTIO DA ESCOLA A PROFESSORA FARÁ UMA BRINCADEIRA EM GRUPO. MENCIONARÁ A QUANTIDADE DE ALUNOS QUE DEVE TER EM CADA GRUPO. CONTARÁ E PROSSEGUIRÁ A BRINCADEIRA. Ex: GRUPO DE 3 GRUPO DE 5 GRUPO DE 7 DEPOIS SOMENTE MOSTRANDO O NÚMERO.
9
SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
APRESENTANDO A PARLENDA: “A CESTA DA FEIRA”, DO AUTOR ELIAS JOSÉ. POR MEIO DE UM CARTAZ TRABALHAEREMOS A SOCIALIÇÃO E A INTEGRAÇÃO DA TURMA DE FORMA LÚDICA E PRAZEROSA. CONTAGEM DAS FRUTAS QUE APARECEM NO POEMA E REPRESENTAÇÃO DA QUANTIDADE.
10
JARDIM I REALIZOU ATIVIDADES DE ACORDO COM O VÍDEO E TAMBÉM A PARLENDA, ENFATIZANDO O TEMA ABORDADO. UTILIZANDO QUEBRA-CABEÇA, ATIVIDADES LÚDICAS E DENTRE OUTRAS, TRABALHANDO AS CORES, CONTAGEM, SEQUÊNCIA NÚMERICA, QUANTIDADE, CONTAGEM E CONCEITOS COMO: PEQUENO, GRANDE E MÉDIO; POR MEIO DAS FRUTAS
13
JARDIM II REALIZOU ATIVIDADES DE ACORDO COM O VÍDEO E TAMBÉM A PARLENDA, ENFATIZANDO O TEMA ABORDADO. UTILIZANDO ATIVIDADES LÚDICAS E DENTRE OUTRAS, TRABALHANDO AS CORES, SEQUÊNCIA NÚMERICA, DINHEIRO, QUANTIDADE E CONTAGEM.
16
FECHAMENTO SOPA DE LETRINHAS. INGREDIENTES: - LEGUMES -CARNE MOÍDA -MACARRÃO DE LETRINHAS. CONTAGEM DOS LEGUMES E DA LETRA INICIAL DO SEU NOME.
17
AVALIAÇÃO BRINCADEIRA DA CESTAS DAS FRUTAS MATERIAL: UMA CESTA UM DADO COM CORES E NÚMEROS UMA CRIANÇA DE CADA VEZ JOGA O DADO E PEGA A QUANTIDADE DE FRUTAS NAS CORES SORTEADA .
18
AVALIAÇÃO A PARTIR DE TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS PODEREMOS OBSERVAR AS NOÇÕES DE QUANTIDADE, CONTAGEM SEQUENCIAL, ASSOCIAÇÃO DE CORES QUE AS CRIANÇAS SE MOSTRARÃO CAPAZES DE FAZER.
19
“ PROFESSOR NÃO É AQUELE QUE ENSINA, MAS SIM AQUELE QUE DESPERTA EM SEU ALUNO A VONTADE DE APRENDER!”. JEAN PIAGET
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.