A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior. teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior. teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores."— Transcrição da apresentação:

1 Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior

2 teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores e empregadores, além de melhorias no que se refere à garantias, salários e condições de trabalho.

3 a luta operária brasileira manifestou-se a partir dos ideais anarquistas e socialistas difundidos na Europa - capitaneados pelos imigrantes presentes no Brasil. Com a massa operária unida, os grupos manifestavam-se publicamente a favor da conquista de melhores condições. Visavam resultados imediatos como melhor remuneração, entre outros.

4 Um marco ocorreu no ano de 1907, quando a capital paulista passou por uma paralisação devido a uma greve que tinha os seguintes objetivos: conquista da jornada de trabalho de oito horas, assistência médica, fim do trabalho de crianças e do trabalho noturno para mulheres e o direito a férias. Organizada por trabalhadores dos setores metalúrgico, de construção civil e alimentício, essa manifestação influenciou outras categorias profissionais, chegando a outras cidades e Estados.

5

6

7 As Causas do Fim da 1º República A instabilidade política- Divisão do partido Republicano em vários partidos rivais( Partido Democrático, Partido evolucionista e união Republicana). Existência de dois períodos de ditadura ( Pimenta de Castro, 1915, Sidónio Pais,1917-18). Frequentes quedas de governos e de presidentes da república devido ao parlamentarismo. Entre 1910 e 1926 existiram 45 governos e 8 presidentes. Oposição da igreja e dos monárquicos que tentavam derrubar a República.

8 As dificuldades económicas- Aumento dos impostos, aumento da inflação, desvalorização da moeda e dos salários, falta de alimentos, diminuição do poder de compra e aumento da dívida pública. A agitação social- Greves e descontentamento dos trabalhadores ( classe média e operários) Atentados terroristas realizados por anarquistas e bolchevistas A participação na 1º Guerra Mundial- Agravou a conjuntura política, econômica e social existente.

9

10


Carregar ppt "Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior. teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google