A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA INDÍGENA NO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA INDÍGENA NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA INDÍGENA NO BRASIL

2 Antes da chegada dos europeus havia 5 milhões de índios no Brasil;
Atualmente há em torno de 400 mil índios, divididos em 200 povos e 170 dialetos; Apenas em 1991 o IBGE incorporou no senso demográfico uma classificação específica para os índios; Em 1967 foi criado a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), um órgão do governo federal que estabelece e executa políticas para os índios; A FUNAI tutela os índios; Não os consideram sujeitos autônomos.

3 RITUAIS INDÍGENAS Uma grande parte dos rituais realizados pelos diversos grupos indígenas do Brasil pode ser classificada como RITOS DE PASSAGEM. Os ritos de passagem são as cerimônias que marcam a mudança de um indivíduo ou de um grupo de uma situação social para outra. Como exemplo, podemos citar aqueles relacionados à mudança das estações, aos ritos de iniciação, aos ritos matrimoniais, aos funerais e outros, como a gestação e o nascimento.

4 Canibalismo / Antropofagia
Algumas tribos eram canibais como, por exemplo, os tupinambás que habitavam o litoral da região sudeste do Brasil. A antropofagia era praticada por acreditarem que ao comerem carne humana do inimigo, estariam incorporando a sabedoria, valentia e conhecimentos. Desta forma, não se alimentavam de carne de pessoas fracas ou covardes. A prática do canibalismo era feita em rituais simbólicos.

5 Prática provocada pelo racismo.
- Atualmente, mais da metade dos índios brasileiros residem nos centros urbanos e levam uma vida comum. Usam a internet, cursam faculdade, falam português, mas nem por isso perderam sua identidade. Porém, o preconceito com relação aos indígenas, forte nas cidades, faz com que eles ocultem suas preferências culturais. Sendo assim, não há uma descaracterização do índio, mas um ocultamento de sua origem. Prática provocada pelo racismo.

6 ACULTURAÇÃO

7 ACULTURAÇÃO Processo de mudança cultural provocada pelo contato entre dois ou mais grupos culturalmente distintos e um desses grupos assimila aspectos da cultura de outro grupo.

8 Mudanças de hábitos devido ao contato com outra cultura.
Segundo Darcy Ribeiro, a aculturação geralmente envolve desigualdades – relação de dominação. Muitos grupos não tem outra alternativa a não ser aculturar-se.

9 ACULTURAÇÃO DIFUSÃO CULTURAL
Troca de influências quando 2 ou mais culturas entram em contato contínuo; DIFUSÃO CULTURAL Trocas culturais ou invenções que passam de uma sociedade a outra mesmo sem contato direto.

10 MARGINALIDADE CULTURAL
Quando duas culturas entram em contato e uma delas se impõe à outra pela força e os indivíduos aculturados não conseguem se integrar à nenhuma das duas culturas; Ex.: Índio brasileiro.


Carregar ppt "CULTURA INDÍGENA NO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google