A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA - COMITÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR REGISTRO ELETRÔNICO EM SAÚDE - CTI-RES - Gilberto Antônio Reis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA - COMITÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR REGISTRO ELETRÔNICO EM SAÚDE - CTI-RES - Gilberto Antônio Reis."— Transcrição da apresentação:

1 Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA - COMITÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR REGISTRO ELETRÔNICO EM SAÚDE - CTI-RES - Gilberto Antônio Reis Representante do CONASEMS

2 HISTÓRICO Proposta de criação do CTI RES apresentada pelo Conasems na 21ª OTI. Elaborada a 1ª versão do Esquema Básico, que incorporou o consenso de reunião realizada no dia 08 de dezembro de 2010, com a participação de representantes do Conass, Conasems, Opas e Ensp. Apresentada na 22ª OTI pelo representante do Conasems proposta de Termo de Referência para o CTI RES.

3 Esta versão final do Esquema Básico foi elaborada em reunião realizada no dia 11 de novembro de 2011, com a participação de representantes do Conass, Conasems, Opas, Ensp, Bireme, ANS e Abrasco. Ela incorpora as contribuições dos documentos anteriores, sendo resultado do consenso obtido entre as entidades representadas.

4 CONCEITUAÇÃO DO PRODUTO Elaboração de proposta de Registro Eletrônico em Saúde (RES), que propicie uma visão unificada e integrada dos processos de trabalho inerentes ao ciclo de atenção à saúde.

5 PREMISSAS 1.Ir além do registro eletrônico da doença. 2.Superar a visão fragmentadora e reducionista de eventos na atenção à saúde. 3.Transcender a visão de atendimento médico assistencialista. 4.Dar suporte a todas as formas de abordagem do ciclo de atenção à saúde. 5.Oferecer visão unificada de todos os registros de saúde do cidadão na rede de atenção. 6.Fortalecer a colaboração, articulação e integração dos sujeitos envolvidos no trabalho em saúde. 7.Contemplar a elaboração de propostas de governança para o RES.

6 Trata-se, portanto, de um conceito de RES que não se reduz ao tema ‘prontuário eletrônico’. Refere-se a um processo permanente de construção do Registro Eletrônico em Saúde, abrangendo seus diversos usos, no qual o presente CTI RES/Ripsa elaborará recomendações, em um esforço colaborativo voltado para o avanço do SUS.

7 COMPOSIÇÃO DO CTI RES Abrasco ANS Bireme Conasems Conass Ensp/Fiocruz Ernani Bento Bandarra IBGE João Baptista Risi Jr Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – Coordenação e-Ping Opas SE SGEP/Datasus

8 Coordenação do CTI RES: representante do DATASUS

9 INSTITUIÇÕES DE REFERÊNCIA ABNT Centro Brasileiro de Classificação de Doenças Conep Conselho Federal de Enfermagem Conselho Federal de Medicina Ipea Sbis

10 Experiências de Referência: O CTI RES vai definir critérios orientadores para identificação dessas experiências.

11 OBJETIVOS Elaborar proposta de RES que contemple o ciclo de atenção à saúde dando materialidade aos princípios do SUS: universalidade, equidade, regionalização, hierarquização e integralidade. Elaborar proposta de modelo de governança da informação, incluindo as tecnologias e padrões associados, que contemple a constituição de uma rede nacional de centros colaboradores em informação e tecnologia da informação em saúde.

12 ATIVIDADES DO CTI RES Análise crítica e propositiva de experiências de referência. Análise do atual estágio de conhecimento produzido no âmbito do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação em Saúde referido ao objeto do CTI. Estabelecimento de interlocução com instituições de referência. Desenvolvimento de estudo que apóie o esforço de superação da visão fragmentadora e reducionista de eventos na atenção à saúde, analisando a possibilidade de incorporação do referencial do paradigma da complexidade. Identificação no ciclo de atenção à saúde onde a informação é gerada, onde é utilizada e onde a informação é inerente ao processo de trabalho. Identificação de padrões atualmente em uso nos sistemas, serviços e redes de saúde brasileiros, cotejando-os com modelos eventualmente propostos, afetos às necessidades diretas do RES.

13 PRODUTOS ESPERADOS Proposta de RES aderido ao ciclo de atenção à saúde, coerente com os princípios do SUS, em sua dimensão de necessidade de informação do cidadão e das populações, bem como de apoio à decisão de profissionais e gestores de saúde e prestadores de serviços, independente da fonte de financiamento. Proposta de modelos de governança das informações em saúde, a ser submetida às instâncias deliberativas do SUS. Proposta de estruturação de uma rede nacional de Centros Colaboradores em Informação e Tecnologia da Informação em Saúde.

14 METODOLOGIA DE TRABALHO Reuniões presenciais e via web. Convites a profissionais / instituições sempre que necessário para a elaboração dos produtos. Demanda de estudos específicos que subsidiem os trabalhos. Conhecer in loco experiências que contribuam para a elaboração dos produtos do CTI.

15 Obrigado, Gilberto Reis gilbertoareis@ig.com.br


Carregar ppt "Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA - COMITÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR REGISTRO ELETRÔNICO EM SAÚDE - CTI-RES - Gilberto Antônio Reis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google