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ESCOLA QUE POSSUI GRÊMIO ATIVO 2016 Anos Iniciais: 24 Fundamental e Médio: 55 Escolas sem Grêmio: 8 Total: 87 Pesquisa realizada em maio e jun/2016.

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2 ESCOLA QUE POSSUI GRÊMIO ATIVO 2016 Anos Iniciais: 24 Fundamental e Médio: 55 Escolas sem Grêmio: 8 Total: 87 Pesquisa realizada em maio e jun/2016

3 DESAFIOS DA GESTÃO DE UM GRÊMIO Vencemos as eleições, somos a nova gestão do grêmio. E agora? Temos que representar os estudantes da nossa escola, mas como fazemos isso? Teremos parceiros? Como conseguir a quadra para realizar campeonatos? Teremos permissão colocar som no intervalo? E para realizar debates com palestrantes? É possível trazer uma peça de teatro para a escola? Enfim, como elaborar e implementar nossos projetos?

4 Legislação A Lei 7.398 de 4 de novembro de 1985 assegura a existência de grêmios estudantis e os define como “ entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas, esportivas e sociais “. O que isso significa?

5 Mas como representamos os estudantes de nossa escola? Como fazemos isso de forma autônoma? Criar canais de comunicação como: - Conversas informais; - Pesquisas com os alunos; - Caixa de sugestões; - Reuniões com representantes de classe * Importante que a gestão aja sempre de acordo com os interesses dos alunos.

6 Qual a diferença negociar e reivindicar? O objetivo das duas é o mesmo. Negociação: As partes conversam e tentam chegar a um entendimento sobre alguma polêmica. Exemplo: Realizar uma festa na escola. Reivindicação: Se aproxima mais de uma reclamação, e é a busca de algo que foi retirado. Exemplo o mesmo da festa. * Tanto a reivindicação quanto a negociação devem ser conduzidas por meio do diálogo.

7 Autonomia – significa, ao pé da letra, seguir suas próprias regras. No caso do grêmio, isso quer dizer quem vai as escolhas relacionadas ao grêmio é o próprio grêmio. Isso não impede a colaboração de professores, diretores, coordenadores com a gestão do grêmio. Quanto mais pessoas participando/apoiando maior é a chance de a mesma ter uma boa atuação.

8 De que forma fazemos tudo isso de forma autônoma? Suas escolhas sempre representando os estudantes e se orientar pelo Estatuto do Grêmio. Se sua gestão não conhece o Estatuto do Grêmio, procure a Direção da Escola, que é normalmente quem fica responsável por estes documentos. Caso não haja um Estatuto, a própria Direção pode ajudar a fazê-lo.

9 Mesmo sendo uma entidade autônoma podemos ter o apoio das outras pessoas? O grêmio não está sozinho na escola. Para que suas ações tenham um real alcance precisa ter apoio de outras pessoas que fazem parte da comunidade escolar. É com esse apoio que irá contribuir para promover uma escola melhor para todos. * O corpo docente deve entender o grêmio como um espaço importante de aprendizado e exercício de cidadania e deve dar suporte e incentivá-lo, auxiliando na realização de suas ações e fortalecendo o papel do grêmio na escola.

10 É importante trabalhar junto com a direção, Coordenadores e Professores, mas qual o papel de cada um? Primeiro passo estabelecer boa relação. Dica: - Convidar a Direção e a coordenação para uma reunião. - Apresentar as ideias e projetos do grêmio ( já solicitam um espaço para apresentar as propostas para os professores também ).

11 Como cada um deles/as podem nos ajudar? Direção – responsável por tudo que acontece na escola, deve estar a par de todas ações do grêmio. Pode ser uma parceria valiosa. Dica: Sugerimos que proponha quatro reuniões anuais com a Direção, pode ocorrer começo ( construir calendário de atividades) final do semestre ( avaliar o sucesso dessas iniciativas ).

12 Coordenação Pedagógica - Papel de mediação na escola – tanto entre Direção e os professores, entre os próprios professores, professores e alunos. - Ajuda a promover ações conjuntas e auxilia na resolução de conflitos. - Contribui para fortalecer laços de respeito e trabalho ( o que tende melhorar o desempenho da gestão do grêmio ). * Cabe a Coordenação Pedagógica e Direção – elaboração e realização dos projetos da escola junto à comunidade.

13 Professores São as pessoas mais próximos dos alunos e da gestão do grêmio no seu dia-a-dia. O grêmio deve não só mantê-los a par de suas atividades como também envolvê-los no trabalho. Dica: Convide os professores que mais tem afinidade para acompanhá-los mais de perto e auxiliar sempre que necessário. Criar reuniões mensais com eles ( troca de informações ).

14 Como conseguiremos dinheiro para realizar nossas ações? O Grêmio pode mexer com dinheiro? O grêmio pode arrecadar dinheiro para realizar as atividades planejadas. Importante definir como será feita essa administração. Se houver algum gremista maior de 18 anos e disposto a assumir essa responsabilidade ele poderá abrir uma conta jurídica. Em outros casos a Direção da escola abre a conta bancário para o grêmio. * Importante saber que não é apenas com dinheiro que a gestão do grêmio pode realizar as atividades.

15 Onde reuniremos? O Grêmio pode ter uma sala? Sim, pode ser aquela sala vazia que não esta sendo utilizada. A gestão pode negociar com a direção. Onde não há espaços vocês podem negociar, pedir autorização para utilizar a sala dos professores nos horários livres. *Importante entender que a gestão é formada por pessoas que compõem e não por um espaço físico. Importante é que as pessoas se reúnem para discutir seus projetos nem que seja no pátio.

16 Nós nos comprometemos a realizar uma festa, dois campeonatos, colocar som intervalo, debates etc. Como organizar para fazer tudo isso? Dicas: -Fazer um planejamento (permite visualizar o que se quer realizar. O tempo e recusos disponíveis ); -Elaborar um projeto por escrito ( objetivos da atividade, local, data, horário, público alvo, custo do projeto e futuros parceiros ).

17 A realização de um projeto não se limita à sua elaboração - Hora de implementá-lo surgem vários desafios. Ex. campeonato de futsal. - Quais professores podem contribuir. -Como será feita a comunicação interna ( cronograma mensal ). * Importante é lembrar que vocês precisam contar aos alunos, ao corpo docente e à Direção da escola o que tem realizado.

18 Será que a Direção não vai achar que nós só queremos fazer festa? Importante é saber que a festa, assim como campeonato, e o som no intervalo, pode ser considerado uma ação política e cultural. Esse é um processo que envolve e exige capacidade de negociação, diálogo, argumentação. Ao estabelecer estas relações para garantir direitos dos estudantes, vocês estão fazendo política e promovendo cultura.

19 Bibliografia Grêmio Estudantil É hora de participar! Instituto Sou da Paz site: www.educacao.sp.gov.brwww.educacao.sp.gov.br

20 DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO SANTO ANDRÉ NÚCLEO PEDAGÓGICO Equipe Responsável Ana Maria B. Fabian Maria Aparecida C. Tomachesky Solange P. Bailão


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