A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido."— Transcrição da apresentação:

1 www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido

2 Ciências Naturais e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 2 QUÍMICA Capítulo 19 Estado Líquido AULA DIGITAL Índice Estado Líquido A Água Propriedades da Água Funções da Água

3 Ciências Naturais e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 3 QUÍMICA Capítulo 19 Estado Líquido AULA DIGITAL A Água Água é o nome que se aplica ao estado líquido do composto de hidrogênio e oxigênio: H 2 O. Cerca de 97% da água do planeta é salgada, concentrada em oceanos. Apenas uma pequena fração (cerca de 3%) é doce e está em terra, a maior parte dela sob a forma de gelo e neve ou subterrânea. Só uma parcela muito pequena da água terrestre (cerca de 1%) está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos, sob a forma de lagos e rios ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos.

4 Ciências Naturais e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 4 QUÍMICA Capítulo 19 Estado Líquido AULA DIGITAL A Água

5 Ciências Naturais e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 5 QUÍMICA Capítulo 19 Estado Líquido AULA DIGITAL Propriedades da Água A água é muito importante sob o ponto de vista biológico, devido às suas propriedades físico-químicas, dentre as quais citamos: Calor específico: a água possui o valor mais alto de calor específico dentre os solventes comuns; experimentalmente, constatou-se que, quanto maior é o calor específico de uma substância, menores são as variações de temperatura que ela experimenta, essa propriedade da água permite que ela atue no equilíbrio da temperatura dentro da célula, impedindo mudanças bruscas de temperatura, que afetam o metabolismo celular.

6 Ciências Naturais e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 6 QUÍMICA Capítulo 19 Estado Líquido AULA DIGITAL Propriedades da Água Poder de dissolução: muito grande; por isso, é considerada o solvente universal; essa propriedade é muito importante, pois todas as reações químicas celulares ocorrem em solução. Tensão superficial: como as moléculas de água se unem por meio de ligações de hidrogênio, formam, na sua superfície, uma espécie de película que a envolve.

7 Ciências Naturais e suas Tecnologias www.sistemacpv.com.br 7 QUÍMICA Capítulo 19 Estado Líquido AULA DIGITAL Funções da Água Solvente universal: a água é conhecida como solvente universal porque muitas das principais substâncias celulares são, de alguma maneira, solúveis em água; ela é fundamental para que as reações químicas ocorram no organismo. Transporte: a água é um importante meio de transporte de substâncias dentro ou fora das células; é também uma via de excreção, pois arrasta para fora do corpo as substâncias nocivas produzidas pelo indivíduo, assim como as que estão em excesso. Termorregulação: a água contida nos organismos é importante fator de termorregulação dos seres vivos, graças a seu calor específico ser o de valor mais alto dentre os solventes comuns, pois ela conserva praticamente constante a temperatura de tais organismos em relação ao seu ambiente.


Carregar ppt "Www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google