A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREÇO DE MERCADO Preço de equilíbrio; Estabelecido pelo mercado;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREÇO DE MERCADO Preço de equilíbrio; Estabelecido pelo mercado;"— Transcrição da apresentação:

1 PREÇO DE MERCADO Preço de equilíbrio; Estabelecido pelo mercado;
Mecanismo de mercado “Mão invisível”; Antagonismo consumidor / produto; Compatibilidade entre procura / oferta.

2 PREÇO DE MERCADO Procura: Oferta:
Segundo a teoria da procura, quanto maior o preço do bem menor será a quantidade procurada; Oferta: Pelo inverso, pela teoria da oferta, quanto maior o preço do bem maior será a quantidade oferecida.

3 PREÇO DE MERCADO Ponto de equilíbrio: Oferta e procura igualam-se.

4 PREÇO DE MERCADO Preço acima do preço de equilíbrio:
Quantidade oferecida por fornecedores superior à quantidade que os consumidores procuram; Excesso de oferta.

5 PREÇO DE MERCADO Preço abaixo do preço de equilíbrio:
Quantidade procurada é superior à quantidade oferecida; Excesso de Procura.

6 PREÇO DE MERCADO Conclui-se:
O preço de mercado de um bem tende sempre para o seu preço de equilíbrio, ou seja, para o único preço em que as intenções de compra igualam as intenções de venda.

7 PREÇO DE MERCADO Função Oferta;
Relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade que os produtores estão dispostos a produzir e a vender; Representação gráfica pela curva de oferta.

8 PREÇO DE MERCADO Função Oferta;
Relação entre o preço e a quantidade oferecida é por norma positiva; Resultando em uma curva de oferta com inclinação positiva; Quanto maior é o preço, maior é a quantidade do bem que os produtores querem produzir e vender.

9 PREÇO DE MERCADO Função Oferta;
A explicação para esta relação positiva encontra-se no fato dos produtores concluírem que é mais lucrativo afetar maior quantidade de fatores produtivos à produção do bem sempre que o seu preço aumente

10 PREÇO DE MERCADO Função Procura: Também chamada de demanda;
Relação entre preço de mercado de um bem e quantidade procurada desse mesmo bem; Representação gráfica pela curva de procura.

11 PREÇO DE MERCADO Função Procura:
Relação negativa entre a quantidade procurada e o preço do bem; Curva de procura negativa; Quanto mais elevado é o preço do bem, mais baixa será a quantidade procurada e vice-versa.

12 PREÇO DE MERCADO Função Procura;
As razões encontradas pela Teoria Econômica para esta relação negativa entre o preço e a quantidade procurada são: O efeito de substituição que reflete a substituição de um bem pelo outro similar quando o preço do primeiro aumenta; Outra é o efeito rendimento que traduz a perda de poder de compra quando o preço do bem aumenta.

13 PREÇO DE MERCADO Curva da Oferta:
Representação gráfica da função oferta, a expressão algébrica da relação entre o preço e a quantidade oferecida de determinado bem; Esta relação é positiva, fazendo com que a curva da oferta tenha inclinação positiva; Quanto mais elevado for o preço do bem, maior será a quantidade que os produtores querem produzir e vender no mercado.

14 PREÇO DE MERCADO Curva da Oferta:
No exemplo abaixo, um aumento do preço (P) de p0 para p1 originou um aumento da quantidade oferecida (Q) de q0 para q1.

15 PREÇO DE MERCADO Curva de Procura:
Representação gráfica da função procura, a qual traduz algebricamente a relação entre a quantidade procurada de um determinado bem e o seu preço de mercado; Esta relação é negativa, fazendo com que a curva da procura tenha inclinação negativa; Significa que quanto mais elevado o preço do bem, menor será a quantidade procurada desse mesmo bem.

16 PREÇO DE MERCADO Curva de Procura:
No exemplo abaixo, um aumento do preço do bem (P) de p0 para p1 resultou numa redução da quantidade procurada (Q) de q0 para q1.

17 PREÇO DE MERCADO Algebricamente:
Preço de equilíbrio encontra-se juntamente a função oferta e a função procura; Assim o preço de equilíbrio também pode ser encontrado graficamente sobrepondo no mesmo gráfico a curva da oferta e a curva da procura.

18 PREÇO DE MERCADO No gráfico abaixo, em que foram sobrepostas as curvas da oferta (x) e da Procura (y), facilmente se conclui que existe apenas um preço para o qual a quantidade oferecida é igual à quantidade procurada;


Carregar ppt "PREÇO DE MERCADO Preço de equilíbrio; Estabelecido pelo mercado;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google