A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES."— Transcrição da apresentação:

1

2 USO DE ANDAIMES 100%

3 USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES

4 USO DE ANDAIMES 100% OBJETIVO Esta NORMA fixa as condições exigíveis de segurança dos ANDAIMES quando à sua utilização bem como de SEGURANÇA das pessoas que o utilizam.

5 USO DE ANDAIMES 100% DEFINIÇÃO Plataformas necessárias à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. São utilizados em serviços de construção, reforma, demolição, pintu- ra, limpeza e MANUTENÇÃO.

6 USO DE ANDAIMES 100% TIPOS DE ANDAIMES Andaimes suspensos Andaimes tipo cadeira de contramestre Andaimes inclinados Andaimes sobre cavaletes Andaimes de travessão

7 USO DE ANDAIMES 100% EDIFICAÇÃO SEGURA Os andaimes devem ser montados por mais de uma pessoa. Andaimes não devem conter peças de fabricantes diferentes. Deve suportar duas vezes o peso ao qual será submetido. Deve ser montado sobre superfície nivelada. A superfície deve ser sólida para não ceder com o peso. Deve ser inspecionado antes e após o uso. Peças danificadas devem ser reparadas ou destruídas.

8 USO DE ANDAIMES 100% ACESSO Aos empregados compete prover acesso seguro aos andaimes. Os meios de acesso podem ser escadas fixas, portáteis, rampas ou degraus. Qualquer que seja o meio de acesso o usuário deve estar seguro de que os mesmos estejam em boas condições e não ofereçam riscos a sua segurança.

9 USO DE ANDAIMES 100% MONTAGEM DOS ANDAIMES Verificar as tábuas a serem utilizadas. Verificar os gabaritos antes de montar, olhar a existência de trincas, deformações nos tubos e presença de corrosão. Amarrar todas as tábuas no suporte ou gabarito.

10 USO DE ANDAIMES 100% Montagem de um andaime Pés dos andaimes Barra de ligação das bases Barra de travamento transversal Segmentos laterais

11 USO DE ANDAIMES 100% As barras de travamento devem ser colocadas de três em três mó- dulos, no sentido transversal e opostas entre si de forma a for- mar um X. Primeiro móduloSegundo móduloterceiro módulo

12 USO DE ANDAIMES 100% Colocação de tábuas e corrimões

13 USO DE ANDAIMES 100% PRANCHAS DOS ANDAIMES As pranchas não devem ser testadas pelo usuário, pois o teste poderá produzir rachaduras mais tarde. A fim de determinar a qualidade das pranchas deve-se obser- var o seguinte: As pranchas têm grandes nós na madeira? As nervuras acompanham o sentido do comprimento? Existe alguma rachadura na prancha? Há sinais de desgaste?

14 USO DE ANDAIMES 100% - Não utilizar tábuas queimadas. - Não utilizar tábuas apodrecidas. - Não utilizar tábuas com cupins. PRANCHAS DOS ANDAIMES

15 USO DE ANDAIMES 100% 30mm Ao usar duas ou mais tábuas o espaçamento entre elas deve ser de no máximo 30 mm.

16 USO DE ANDAIMES 100% 300 a 800 mm A justaposição das extremidades de duas tábuas deve ser de 300 a 800 mm.

17 USO DE ANDAIMES 100% 200 a 600 mm As tábuas devem ultrapassar o suporte de 200 a 600 mm.

18 USO DE ANDAIMES 100% CORRIMÃO DE PROTEÇÃO Se o andaime for erguido acima de 1,5 m acima do nível do chão, deverá ser dotado de corrimãos de proteção. Este corrimão não deverá ter menos de 90 cm nem mais de 1 m de altura, medidos a par- tir da plataforma do andaime.

19 USO DE ANDAIMES 100% PROTEÇÃO AO NÍVEL DOS PÉS Tais proteções são instaladas para evitar ou diminuir a possibilidade de trabalhadores que estão em altura elevada atingirem ou chutarem algum ítem, projetan- do-o para baixo.

20 USO DE ANDAIMES 100% REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA Caso seja montado um equipamento para içar cargas sobre o o mesmo deve ser reforçado para suportar essa carga. Boa organização e limpeza da plataforma são fundamentais para a segurança do trabalho. Qualquer trabalhador que execute tarefas em uma plataforma deverá ser treinado no uso correto dos equipamentos. Em trabalhos sobre andaimes acima de 2 metros é obrigatório o uso do cinto de segurança. Obs. O cinto de segurança não pode ser fixado na estrutura do andaime.

21 USO DE ANDAIMES 100% SOLDA E CORTE COM MAÇARICO Para trabalhos de solda ou corte sobre plataformas deve-se garantir que a área sobre a plataforma, assim como a área abaixo dela estejam devidamente isoladas e protegidas. Todos os materiais inflamáveis devem ser removidos do local e o pessoal nas proximidades deve estar usando EPIs adequados.

22 USO DE ANDAIMES 100% DESMONTAGEM DOS ANDAIMES A desmontagem é tarefa de maior risco que a montagem, logo, necessita maior cuidado. Verifique a existência de restos de materiais sobre as tábuas dos andaimes. Verifique a existência de tábuas soltas. Realize a desmontagem sempre de cima para baixo. Utilizar equipamento auxiliar sempre que possível, como SKYMUNCK, GUINDASTE, HYSTER, ETC... Usar cinto de segurança durante toda desmontagem. Nunca ficar no piso que está sendo desmontado, ficar no andar de baixo ou fora do andaime.

23 USO DE ANDAIMES 100% NUNCA TRABALHE SOBRE ANDAIMES DURANTE TEMPESTADES, CHUVAS OU VENTANIAS.


Carregar ppt "USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google