A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁBACO EMEFM GUIOMAR CABRAL Isaura Aparecida Torse de Almeida 2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁBACO EMEFM GUIOMAR CABRAL Isaura Aparecida Torse de Almeida 2016."— Transcrição da apresentação:

1 ÁBACO EMEFM GUIOMAR CABRAL Isaura Aparecida Torse de Almeida 2016

2 O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente.

3 Abáco mesopotâmico Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos.

4 Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.

5 Ábaco de pinos Soroban Ábaco escolar TIPOS DE ÁBACOS

6 OBJETIVOS Compreender o valor posicional de cada algarismo na escrita de um número. Comparar quantidades pela escrita numérica. Perceber regularidades do Sistema de Numeração Decimal: aditivo e decimal. Compreender a estrutura dos algoritmos convencionais para a adição e subtração.

7 EXPLORAÇÃO O ábaco de pinos favorece a compreensão da estrutura de agrupamentos e trocas. A sua utilização se dá de acordo com o valor posicional. Ao colocar uma argola no primeiro pino da direita, ela vale uma unidade. Cada bolinha colocada no segundo pino vale uma dezena; no terceiro pino vale uma centena, etc. O máximo de argolas em cada pinos é nove; quando há mais de nove é necessário fazer a troca.

8

9 ATIVIDADES

10

11 REFERÊNCIAS HTTP :// AMATEMATICASECRETA. BLOGSPOT. COM. BR /2013/04/ O - ABACO. HTML HTTPS :// MATEMATICASEMDOR. WORDPRESS. COM /2014/09/23/ VAMOS - BRINCAR - COM - O - ABACO - O - SISTEMA - DE - NUMERACAO - DECIMAL - CONSTRUCAO - DA - DEZENA - PELA - BRINCADEIRA - O - ABACO - A - CONSTRUCAO - DA - CENTENA - E - DA - UNIDADE - DE - MILHAR / HTTP :// WWW. MINIWEB. COM. BR / CIENCIAS / ARTIGOS / ABACO _ HISTORIA. HTM HTTPS :// WWW. YOUTUBE. COM / WATCH ? V =J I 7 D 6 O 3 OJT Q


Carregar ppt "ÁBACO EMEFM GUIOMAR CABRAL Isaura Aparecida Torse de Almeida 2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google