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A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.

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1 A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016

2 Quem somos Missão Promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro.

3 Mobilização Empresarial Desenvolvimento de Projetos Gerência de Responsabilidade Social

4 Assessoria nas definições de estratégias para o desenvolvimento do projeto Estimular empresas a investir em projetos sociais a fim de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de comunidades de baixa renda e ampliar o investimento social privado no Estado do Rio de Janeiro. Gerenciamento de projetos desenvolvidos a partir de demanda empresarial, que inclui desenvolvimento, implementação, acompanhamento, avaliação de resultados e prestação de contas dos projetos. Este trabalho é realizado sempre de forma customizada para cada empresa, contando com linhas de atuação específicas para financiamentos e parcerias. Desenvolvimento de Projetos

5 Focalização Estratégica do Investimento Social Fonte: Professora Dalia Maimon Alinhamento conceitual com os gestores - sustentabilidade, responsabilidade social empresarial e investimento social privado. Diagnóstico da Empresa - levantamento de informações a respeito da empresa, seu mercado e situação socioeconômica das comunidades de seu entorno. Recomendação estratégica de posicionamento e modelo de atuação. Desenvolvimento de Projeto Social.

6 Definindo Foco das Iniciativas Em linha com o Negócio Prioridade Comunitária Desenvolver projeto que alinhem-se estrategicamente com o negócio. Desenvolver projeto que busquem minimizar problemas sociais que sejam decorrentes da atividade produtiva. Priorizar Indicadores Sociais abaixo da média.. Mitigar impacto

7 Desenvolvimento de Projetos - Premissas  Alinhar à estratégia de investimento social  Estimular a participação ativa dos patrocinadores na construção e execução dos projetos  Contemplar atividades que promovam o diálogo com públicos de interesse  Estabelecer um plano de comunicação eficiente que contribua para o fortalecimento da marca  Envolver ao máximo o núcleo familiar dos participantes, a fim de favorecer o trabalho de desenvolvimento humano  Transparência e clareza na elaboração orçamentária  Construir indicadores mensuráveis e realistas e definir uma dinâmica de acompanhamento sistemático, tanto de processo, quanto de resultados.

8 Desenvolvimento de Projetos Definição da Modalidade de Investimento Social:  Privado  Incentivado  Assessoria no desenvolvimento de projeto  Integração com a área de esporte  Plano de comunicação  Atividade esportiva  Desenvolvimento humano  Atividades culturais e de integração  Relatórios

9 Desenvolvimento Humano Oferecer subsídios para que possam refletir sobre seu papel de cidadãos, elevando seu potencial de aprendizagem. Despertar a curiosidade e a autonomia nos participantes Contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades Identificar e desenvolver potenciais existentes Desenvolver o senso crítico e a responsabilidade Estimular o interesse e o senso de independência Comunicação Trabalho em equipe Solidariedade Empatia Incentivar características positivas Fomentar a análise crítica e a noção de direitos e deveres

10 Projetos Socioesportivos – Impactos Positivos  Evolução em aspectos como disciplina, comportamento e respeito.  Autonomia e responsabilidade  Noção de grupo, coletividade e solidariedade  Melhoria no desempenho escolar  Prática habitual de atividades físicas  Integração com a família

11 Projetos Socioesportivos Incentivados 2010/2015 5 EMPRESAS 9 PROJETOS R$ 2.000.000 investidos Mais de 640 pessoas diretamente atendidas Elaboração, enquadramento, implementação e prestação do contas de projetos sócio esportivos nas Leis de Incentivo Fiscal Federal (IR – 1%) e Estadual (ICMS – 4%).

12 Projetos Socioesportivos Investimento direto

13 Unidades SESI com equipamentos esportivos

14 Composição do Financiamento dos Investimentos Sociais Fonte: BISC, 2015. Comunitas.

15 Distribuição dos Investimentos Sociais das Empresas Fonte: BISC, 2015. Comunitas.

16 Distribuição dos Incentivos Fiscais Captados Fonte: BISC, 2015. Comunitas.

17 Número de Projetos Apresentados por Enquadramento Fonte: Manual das Leis de Incentivo.

18 Evolução dos Valores Aprovados e Captados Fonte: Manual das Leis de Incentivo.

19 Manual das Leis de Incentivo

20 Depoimentos

21 Obrigada! Ana Cristina Nascimento anascimento@firjan.org.br Tel: +55 21 2563-4386 www.firjan.org.br


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