A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XIX CONGRESSO REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR. UM POUCO DE HISTÓRIA...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XIX CONGRESSO REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR. UM POUCO DE HISTÓRIA..."— Transcrição da apresentação:

1 XIX CONGRESSO REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR

2 UM POUCO DE HISTÓRIA...

3 Em 1981 o Papa João Paulo II lançou um documento sobre a família intitulado EXORTAÇÃO APOSTÓLICA FAMILIARIS CONSORTIO, trazendo as conclusões do Sínodo sobre a família, realizado em 1980. Na 4ª parte desse documento ele traçava as diretrizes para a Pastoral Familiar. a família a partir do casal. A CNBB promoveu então um encontro de todos os movimentos e serviços que já trabalhavam com famílias no Brasil, no sentido de implantar-se uma Pastoral Familiar, mais ampla e abrangente, tendo em vista que a família enfrentava e ainda enfrenta muitos desafios e também pela nova realidade da família. Nasce então o Documento 79 Diretório da Pastoral Familiar.

4

5 REGIONAL SUL I

6 SUB-REGIÃO RP I

7 Oração do Congresso Ó Santíssima Trindade – Pai e Filho e Espirito Santo – que no mais íntimo do teu mistério não és solidão, mas comunhão de amor; inspirai nossas famílias a viver e transmitir o amor que de Ti procede. Na preparação e realização do 19º Congresso da Pastoral Familiar do nosso regional, temos consciência, ó Santíssima Trindade, de que “Misericórdia” é a palavra que revela o vosso Mistério. Inundai nossas famílias com a vossa misericórdia, clemência, bondade e fidelidade e ajudai-nos a sermos misericordiosos com todos. Que as famílias voltem a descobrir, ó Santíssima Trindade, a sua vocação e missão de anunciar e testemunhar o Evangelho com a vida, para que pela vivência da comunhão familiar, seja promovida como protagonista da obra pastoral, testemunhando: a abertura aos pobres, a abertura à diversidade das pessoas, a preservação da criação e o compromisso de promover o bem comum. Acompanhai-nos, ó Santíssima Trindade, em nossa missão de anunciar o Evangelho da família, conscientes de que este anúncio constitui uma urgência para a nova evangelização. A Vós, Santíssima Trindade, espelho para nossa vida familiar, honra, louvor e glória para sempre. Amém.

8 XIX CONGRESSO REGIONAL SUL 1 – CNBB PASTORAL FAMILIAR SUB-REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO 08, 09 e 10 de julho de 2016 TEMA: “O AMOR É NOSSA MISSÃO: A FAMÍLIA PLENAMENTE VIVA” LEMA: “MISERICORDIOSOS COMO O PAI”

9 EXPLICAÇÃO DA LOGO DO XIX CONGRESSO REGIONAL SUL I O Coração representa o amor do Deus Trindade. A cor amarela representa a misericórdia do Pai criador. A cruz é a concretização desta misericórdia pelo Deus Filho. As mãos abertas, somos cada um de nós, acolhendo o amor misericordioso que o Espírito Santo derrama sobre nós. A frase, MISERICORDIOSOS COMO O PAI - nos chama “de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos, nós mesmos, sinal eficaz do agir do Pai.”(MISERICORDIAE VULTUS – Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia) Inseridos neste coração misericordioso está a família, aqui representada em cores diferentes, mostrando as diversas realidades em que vive a família cristã em nossos dias. A postura inclinada nos lembra a postura de humildade da Sagrada Família diante da vontade do Pai.

10 ANO SANTO DA MISERICÓRDIA “Misericordiae Vultus”

11

12 SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ, JESUS, MARIA E JOSÉ. NOSSA FAMÍLIA VOSSA É.

13 DIOCESE FRANCA

14 A Diocese de Franca Foi criada a 20 de fevereiro de 1971 pelo Papa Paulo VI. O território da diocese compreende 19 municípios da região nordeste do estado de São Paulo. Ao todo são 43 paróquias sediadas em 19 municípios, dividida em 5 foranias. Bispo atual: Dom Paulo Roberto Beloto. Bispo emérito: Dom Diógenes Silva Matthes.

15 Bispo atual Dom Paulo Roberto Beloto

16 Bispo emérito Dom Diógenes Silva Matthes

17 DIOCESE JABOTICABAL

18 A Diocese de Jaboticabal foi criada em 25 de janeiro de 1929 pelo Papa Pio XI. É composta por 20 municípios assistidos por 42 paróquias, onde atuam 70 sacerdotes diocesanos, 5 religiosos e 16 diáconos permanentes e está dividida em 5 foranias. Bispo atual: Dom Eduardo Pinheiro da Silva, S.D.B.

19 DOM EDUARDO PINHEIRO DA SILVA, SDB

20 ARQUIDIOCESE RIBEIRÃO PRETO

21 Em 7 de junho de 1908 o papa Pio X criou a Diocese de Ribeirão Preto. Esta arquidiocese é diretamente responsável por 20 municípios. A Arquidiocese conta com 85 paróquias, sendo 43 na cidade de Ribeirão Preto, e 42 nas demais cidades, 02 quase paróquias e 01 área pastoral. Arcebispo atual: Dom Moacir Silva.

22 DOM MOACIR SILVA

23 DIOCESE SÃO JOÃO DA BOA VISTA

24 A Diocese de São João da Boa Vista foi criada em 16 de janeiro de 1960 pelo Papa João XXIII. A paróquia mais antiga da diocese é a de Imaculada Conceição de Mogi Guaçu, instalada em 1740. A Diocese de São João está situada a Nordeste do Estado e abrange 18 municípios paulistas, com 78 paróquias divididas em 4 foranias. Bispo atual: Dom Davi Dias Pimentel.

25 DOM DAVI DIAS PIMENTEL

26 HINO PARA O CONGRESSO DA FAMILIA 1-Desde toda a eternidade Deus nos deu na família sua imagem como um dom; E um mistério para toda a humanidade: Uno e Trino, não há Nele a solidão. "Sede misericordiosos!", Diz nosso Mestre e Senhor. Nós queremos as famílias construindo Sobre a Rocha o lar visível do Amor. 2-Na Santíssima Trindade todos temos, quais famílias nossa real motivação: A comunhão das pessoas divinas, um belo exemplo e feliz destinação. 3-Luz dos povos deve ser toda a família, professando a fé na ação do Sacramento. O amor entre um homem e uma mulher é o sinal de um verdadeiro casamento. 4-As famílias formam a igreja em missão que a sociedade cabe, pois, santificar; Jovens, velhos, crianças e adolescentes, Vida Nova, Novo Reino, anunciar. 5-Nestes tempos tão difíceis para todos, as famílias enfrentam a força do mal, A contento os sacramentos as fortalecem, e assim formam todo um eixo pastoral. 6-Adentrando em nossa história Deus o quis, em seu Filho em uma família, ó sim, nascer, E as famílias nesta tem um grande exemplo, quando pedem o sacramento em seu viver.

27 FAMÍLIA É DE DEUS (Luciano M.Mendes - Ministério JAVÉ NESSI - Franca-SP) “Sede misericordiosos, como Vosso Pai.” Nos mandou Jesus. “Amai-vos como Eu vos amo”, “Perdoe seu irmão.” Nos mandou Jesus. “A tua vida fui Eu quem te dei. No ventre da tua mãe, Eu te formei. Nos braços do teu pai: seguro, Eu te sonhei!” Família é algo que veio de Deus. Que o próprio Deus ao visitar os Seus, deu Seu exemplo vivendo numa Família! Família é de Deus! E permanece unida: Quando reza unida! Quando dá o perdão! (refr.2x) E segue amando! No seio de cada família, que reine a alegria dos filhos com seus pais! Que os pais brinquem com seus filhos. Aprendam dialogar. Se amem muito mais! Se a tempestade do mundo vier, querendo desunir marido e mulher... A Rocha da Família é Cristo! Deus é Maior! Busque a Verdade, te libertará! Dentro do lar é preciso orar! Dentro dos olhos do outro: Deus encontrar!

28 “A alegria do amor dos que vivem em família é também a alegria da Igreja, apesar de muitos sinais de crises conjugais, o desejo pela família permanece vivo, especialmente entre os jovens, e motiva a Igreja” (Amoris Laetitia – 1).

29

30

31

32

33


Carregar ppt "XIX CONGRESSO REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR. UM POUCO DE HISTÓRIA..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google