A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA."— Transcrição da apresentação:

1 LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL

2 CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA

3 CONCEITO DE FORÇA  Um corpo não exerce força sobre si mesmo!  Para que um corpo se mova, necessita da interação com outros corpos. Força é uma grandeza relacionada a interação entre dois corpos.

4 CONCEITO DE FORÇA

5 EFEITOS DA INTERAÇÃO ENTRE CORPOS, EFEITOS DAS FORÇAS  Quando dois corpos interagem, ou seja, trocam forças, podem ocorrer  Deformação de corpos  Sob ação da interação entre dois corpos, um ou até mesmo os dois corpos podem ser deformar  Alteração de velocidade  Sob ação de interação entre dois corpos, um ou até mesmo os dois corpos podem alterar sua velocidade (em valor, direção e sentido).  Equilíbrio  Quando dois corpos trocam forças, também existe a possibilidade de um ou até mesmo o os dois corpos se mantiverem em equilíbrio (parado – equilíbrio estático ; velocidade constante e retilínea – equilíbrio dinâmico)

6 TIPOS DE FORÇAS Forças de campo (especiais) Peso (força gravitacional Elétrica Magnética Forças de interação direta Tração Elástica Normal

7 TIPOS DE FORÇA  Força peso ou força gravitacional  É, de um modo grosseiro, a força que a terra exerce sobre nós, nos puxando em direção ao seu centro  Supondo um corpo sobre uma superfície horizontal, a força peso que atua sobre ele é voltada sempre para baixo

8 TIPOS DE FORÇA  Força de tração  É uma força de interação direta, que aparece num fio, cabo ou barra, usado para puxar ou segurar um corpo. A direção da força é a mesma do fio ou cabo, e o sentido está mostrado na figura.

9 TIPOS DE FORÇA  Força elástica  É, para um corpo denominado elástico, a força que as partículas do mesmo fazem umas sobre as outras, desfazendo uma determinada deformação sofrida pelo mesmo.  É a força que uma mola comprimida ou esticada faz sobre um corpo preso a sua extremidade

10 TIPOS DE FORÇA  Força de contato de superfícies ou força Normal  Surge da interação entre superfícies em contato, e têm direção perpendicular às superfícies.

11 TIPOS DE FORÇA  Força de atrito  Interação direta de contato entre duas superfícies, causada pela interação entre as microdeformações da superfície dos corpos em contato.  Sempre paralela à superfície e contrária ao movimento ou ao possível movimento.

12 FORÇA RESULTANTE

13 EXERCÍCIO

14

15

16

17 FORÇA RESULTANTE: MÉTODO DAS COMPONENTES

18 EXERCÍCIO

19

20  Os garotos A e B da figura puxam, por meio de cordas, uma caixa de 40 kg, que repousa sobre uma superfície horizontal, aplicando forças paralelas a essa superfície e perpendiculares entre si de intensidades 160 N e 120 N, respectivamente. O garoto C, para impedir que a caixa se desloque, aplica outra força horizontal em determinada direção e sentido. Desprezando o atrito entre a caixa e a superfície de apoio, a força aplicada pelo garoto C tem intensidade de:

21 EXERCÍCIO  Qual das figuras a seguir melhor representa as forças que agem sobre o corpo suspenso de um pêndulo simples, num instante qualquer do seu movimento oscilatório? (Desprezar os efeitos do ar.)

22 EXERCÍCIO  Um estudante, admirando as ruínas de uma construção histórica, observa um portal de pedras em forma de arco que ainda se mantém de pé. Olhando mais de perto, ele percebe que este portal foi construído sobrepondo-se pedras bem lisas e muito bem talhadas, de forma a permitir o perfeito equilíbrio do arco. Qual das opções a seguir melhor representa o sistema de forças que atua sobre a pedra colocada no ponto mais alto do arco? (O atrito entre as pedras é desprezível.)

23 EXERCÍCIO


Carregar ppt "LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google