A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Renata Medici RADIOATIVIDADE E TRATAMENTO DE RESÍDUOS RADIOATIVOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Renata Medici RADIOATIVIDADE E TRATAMENTO DE RESÍDUOS RADIOATIVOS."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Renata Medici RADIOATIVIDADE E TRATAMENTO DE RESÍDUOS RADIOATIVOS

2 A radiação é uma forma de transmissão de energia à distância que acontece de duas maneiras diferentes:  por meio de pequenas partículas que se deslocam com grande velocidade,  por ondas de natureza eletromagnéticas similares a luz RADIAÇÃO

3 A radiação de natureza particulada é caracterizada por  sua carga - carregada ou neutra,  massa - leve ou pesada  velocidade - lenta ou rápida Prótons, nêutrons e elétrons ejetados de átomos ou núcleos atômicos são exemplos de radiação particulada

4  A radiação eletromagnética constituída de campo elétrico e campo magnético oscilantes, perpendiculares entre si e que se propagam no vácuo com a velocidade da luz de 3×10 8 m/s.  Uma onda eletromagnética é caracterizada pelo comprimento de onda ou pela frequência da onda = as várias faixas constituem o espectro eletromagnético,

5 Fonte: Rubim, disponível em: http://stoa.usp.br/rafaelrubim/weblog/98168.html

6 RADIOATIVIDADE  Palavra proposta para designar a emissão espontânea de raios (radiação) por alguns átomos ou seja emissão de raios é uma propriedade do elemento  Radioatividade está ligada diretamente a reações que ocorrem no núcleo do átomo, na qual ao final do processo o núcleo sofre alteração fazendo-o com que se transforme em outros elementos.

7 TIPOS DE RADIAÇÃO NUCLEARES

8

9 Partículas alfa i.Conjunto de dois prótons e dois neutrons, isto é, é o núcleo do átomo de hélio. ii.Sua massa é, praticamente 4 vezes a massa do átomo de hidrogênio, portanto partícula pesada. iii.Penetram nos corpos muito menos que as partículas beta e os raios gama, porque são muito pesadas e tem carga elétrica maior que as outras radiações. iv.Em geral, uma ou duas folhas de papel de escrever são suficientes para barrá-las.

10  A partícula beta é elétron emitido por substâncias radioativas.  tem grande velocidade, em geral próxima da velocidade da luz.  têm poder médio de penetração, porém, muito maior que o das partículas alfa, de 50 e 100 vezes mais penetrantes.  Atravessam alguns metros de ar e até 16 mm de madeira. Ao incidirem sobre o corpo humano, podem penetrar até 2 cm e causar sérios danos  Ao passar por um meio material, a radiação beta perde energia, ionizando os átomos que encontra no caminho.

11 Raios gama  São formados por ondas eletromagnéticas emitidas por núcleos instáveis logo em seguida à emissão de uma partícula alfa ou beta.  Têm alto poder de penetração - podem atravessar milhares de metros de ar, até 25 cm de madeira ou 15 cm de espessura de aço.  São detidos por placas de chumbo com mais de 5 cm de espessura ou por grossas paredes de concreto.  Podem atravessar completamente o corpo humano, causando danos irreparáveis.

12 LEGISLAÇÃO

13 Art. 4 o Os depósitos iniciais, intermediários e finais serão construídos, licenciados, administrados e operados segundo critérios, procedimentos e normas estabelecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), vedado o recebimento nos depósitos finais de rejeitos radioativos na forma líquida ou gasosa.

14 TRANSPORTE DE MATERIAIS RADIOATIVOS A norma CNEN 5.01 estabelece requisitos de segurança e proteção radiológica a serem atendidos desde a origem até o destino final das remessas.

15

16

17 TRANSPORTE DE MATERIAIS RADIOATIVOS Alterada pela Resolução nº 2657 de 15/04/2008 / ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres (D.O.U. 18/04/2008)

18 UNIDADES DE MEDIDA Para correlacionar as diversas radiações com os efeitos biológicos foram estabelecidas, entre outras, as seguintes grandezas: EXPOSIÇÃO - corresponde à quantidade de cargas elétricas liberadas em uma massa de ar devido à radiação incidente (unidade: Roentgen R) – 1R é a quantidade de raio X ou gama necessária para produzir 2x10 9 pares de ions quando atravessa 1cm de ar a 0 o C. DOSE ABSORVIDA - é uma medida da energia da radiação absorvida por uma determinada massa de matéria. A unidade de Dose Absorvida é Joule por quilograma ou de forma mais usual J/kg, sendo 1 Gy (grey)=100 J/kg DOSE EQUIVALENTE - é a quantidade de qualquer radiação que, absorvida pelo homem, produz o mesmo efeito que a absorção de 1R de raios X ou radiação gama e que é dada em Sievert (Sv) – leva em conta o efeito biológico em tecidos vivos, produzido pela radiação absorvida.

19  O contador Geiger é um aparelho que serve para medir a radiação emitida por uma fonte radioativa, utilizando a propriedade da ionização (retirada de elétrons) que a radiação possui. CONTADOR GEIGER

20  O aparelho é constituído basicamente de um tubo cilíndrico sensível à radiação, conectado a uma bateria, contendo um gás em seu interior (argônio). CONTADOR GEIGER

21  Quando a radiação penetra no cilindro arranca elétrons das moléculas do gás (argônio). CONTADOR GEIGER

22 Ao ser ionizado, o argônio cria uma cadeia de ionização e fecha o circuito elétrico do aparelho, que é composto de eletrodos de cargas elétricas opostas. Com a formação dos íons, conduz-se eletricidade entre o cátodo e o ânodo, acionando, assim, um contador ou alto-falante. O sinal que indica a presença de radiação pode ser sonoro, uma luz ou a deflexão do ponteiro do medidor. Normalmente, ouvem-se estalos no contador, o que permite a contagem das partículas radioativas.

23


Carregar ppt "Profa. Renata Medici RADIOATIVIDADE E TRATAMENTO DE RESÍDUOS RADIOATIVOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google