A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Física Nome: Cleison Nº 3 Serie: 1º ano Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Física Nome: Cleison Nº 3 Serie: 1º ano Médio."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Física Nome: Cleison Nº 3 Serie: 1º ano Médio

2 Primeira lei de Newton ● Conhecida como princípio da inércia,[3] a primeira lei de Newton afirma que: se a força resultante (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nula, logo a velocidade do objeto é constante. Consequentemente: ● * Um objeto que está em repouso ficará em repouso a não ser que uma força resultante não nula aja sobre ele. ● * Um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade a não ser que uma força resultante não nula aja sobre ele.

3 Primeira lei de Newton ● Newton apresentou a primeira lei a fim de estabelecer um referencial para as leis seguintes. A primeira lei postula a existência de pelo menos um referencial, chamado referencial newtoniano ou inercial, relativo ao qual o movimento de uma partícula não submetida a forças é descrito por uma velocidade (vetorial) constante.

4 Primeira lei de Newton ● As leis de Newton são válidas somente em um referencial inercial. Qualquer sistema de referência que está em movimento uniforme respeitando um sistema inercial também é um sistema referencial; o que se expressa via Invariância de Galileu ou princípio da relatividade Newtoniana. ● A lei da inércia aparentemente foi percebida por diferentes cientistas e filósofos naturais de forma independente

5 Segunda lei de Newton ● A segunda lei de Newton, também chamada de princípio fundamental da dinâmica,[3] afirma que a força resultante em uma partícula é igual à taxa temporal de variação do seu momento linear \inscriptível \vec p em um sistema de referência inercial: ● \vec {F} = \frac{\mathrm {d}\vec {p}}{\mathrm {d}t} = \frac{\mathrm{d}(m \vec v)}{\mathrm{d}t}.

6 Segunda lei de Newton ● Esta lei, conforme acima apresentada, tem validade geral, contudo para sistemas onde a massa é uma constante, a massa pode ser retirada da razão (derivada), o que resulta na conhecida expressão muito difundida no ensino médio [9] [10] [11] : ● \vec {F} = m\,\frac{\mathrm{d}\vec {v}}{\mathrm{d}t} = m\vec {a}, ● ou, de forma direta, ● \vec {F} = m\vec {a}.

7 Segunda lei de Newton ● Nesta expressão, \inscriptível \vec F é a força resultante aplicada, m é a massa (constante) do corpo e \inscriptível \vec a é a aceleração do corpo. A força resultante aplicada a um corpo produz uma aceleração a ela diretamente proporcional. ● Embora em extensão igualmente válido, neste contexto faz-se fácil perceber que, sendo a massa, o comprimento e o tempo definidos como grandezas fundamentais, a força é uma grandeza derivada. Em termos de unidades padrões, newton (N), quilograma (kg) metro (m) e segundo (s), tem-se: ● 1N=1kg \frac {m}{s^2}.

8 Terceira lei de Newton ● A terceira lei de Newton, ou Princípio da Ação e Reação,[3] diz que a força representa a interação física entre dois corpos distintos ou partes distintas de um corpo[16]. Se um corpo A exerce uma força em um corpo B, o corpo B simultaneamente exerce uma força de mesma magnitude no corpo A— ambas as forças possuindo mesma direção, contudo sentidos contrários. Como mostrado no esquema ao lado, as forças que os patinadores exercem um sobre o outro são iguais em magnitude, mas agem em sentidos opostos, cada qual sobre um patinador. Embora as forças sejam iguais, as acelerações de ambos não o são necessariamente: quanto menor a massa do esquiador maior será sua aceleração.

9 Terceira lei de Newton ● As duas forças na terceira lei de Newton têm sempre a mesma natureza. A exemplo, se a rua exerce uma força ação para frente no pneu de um carro acelerando em virtude do atrito entre este pneu e o solo, então também é uma força de atrito a força reação que empurra o asfalto para trás.

10 Terceira lei de Newton ● De forma simples: as forças na natureza aparecem sempre aos pares, e cada par é conhecido como uma par ação super-reação O par de forças ação reação é a expressão física de uma interação entre dois entes físicos; há sempre um par de forças a agir em um par de objetos, uma força em cada objeto do par; e não há na natureza força solitária, ou seja, não há força (real) sem a sua contraparte


Carregar ppt "Trabalho de Física Nome: Cleison Nº 3 Serie: 1º ano Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google