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Divisão do conhecimento segundo Aristóteles

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Apresentação em tema: "Divisão do conhecimento segundo Aristóteles"— Transcrição da apresentação:

1 Divisão do conhecimento segundo Aristóteles

2 Aristóteles: • Discípulo de Platão, rompe com seus ensinamentos. • Rejeita o dualismo platônico • Parte da substância individual: matéria e forma • Resolve o problema do “ser”: identidade, atributivo ou predicativo. SABER TEÓRICO Em sua obra metafísica irá trazer três distinções a respeito do ser: a) Essência e acidente: exemplo- Sócrates é ser humano/ Sócrates é calvo. Necessidade e Contingência: Sócrates necessariamente é um ser humano e contingentemente calvo. Ato e potência: A semente é em ato semente, mas pode ser potencialmente árvore. Sobre a causalidade, irá trazer quatro dimensões da causalidade: Causa Formal: O que é X? Causa material: De que é feito x? Causa eficiente: por que x é x? Causa final: para que x?

3 SABER PRODUTIVO • Análise da tragédia grega: desenvolve a noção de mímesis e de catarse. • Mímesis – imitação, em que a obra de arte imita o real • Catarse – Efeito purificador para aqueles que assistem as tragédias gregas SABER PRÁTICO Em sua obra a Ética a nicômaco: •A ética aristotélica é um estudo da virtude •Eudaemonia ( busca pela felicidade)

4 HELENISMOS E SUAS PRINCIPAIS CORRENTES: ESTOICISMO, EPICURISMO E CETICISMO
•Helenismo – período cultural desde o estabelecimento do império Alexandrino ( 332 a.c) até a conquista romana em 30 a.c • Filosofia helenista fortemente marcada por uma preocupação com a ética, entendida, como a arte de viver. Estoicismo: Para ter uma conduta ética, sua ação deve estar baseada na harmonia do cosmo, ou seja, de acordo com a natureza. Aceitando o destino como predeterminado. Epicurismo: “os prazeres do corpo são causas da ansiedade e sofrimento, por isso, para que a alma permaneça imperturbável, é preciso aprender a gozar com moderação e a desprezar os prazeres materiais, privilegiando os prazeres espirituais. ” Ceticismo: Procedimento segundo o qual, os filósofos em busca da verdade se deparariam com uma variedade de posições teóricas, e por si, o critério da melhor verdade sempre estaria ancorada na sua teoria pressuposta. Diante da das diversas respostas, o cético suspende o juízo e entra na tranquilidade.


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