A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anthony Giddens O Mundo na Era da Globalização. O conceito de globalização, dado por Giddens, refere-se a intensificação das relações sociais em escala.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anthony Giddens O Mundo na Era da Globalização. O conceito de globalização, dado por Giddens, refere-se a intensificação das relações sociais em escala."— Transcrição da apresentação:

1 Anthony Giddens O Mundo na Era da Globalização

2 O conceito de globalização, dado por Giddens, refere-se a intensificação das relações sociais em escala mundial e as conexões entre as diferentes regiões do globo, através das quais os acontecimentos locais sofrem a influência dos acontecimentos que ocorrem a muitas milhas de distância e vice-versa. As consequências de nossos atos estão encadeadas de tal forma que o que fizemos agora repercute em espaços e tempos distantes. Isto diz respeito às interconexões que se dão entre as dimensões global, local e cotidiana.

3 Como percebemos a globalização: A globalização não é apenas um fenômeno de natureza econômica. A globalização é política, tecnológica e cultural, além de econômica.

4 Giddens observa que a globalização é um fenômeno cada vez mais descentralizado, que não esta sob controle de nenhum grupo de nações e ainda menos sob o domínio de grandes companhias. Os seus efeitos fazem-se sentir tanto no Ocidente como em qualquer outra parte. Assim, países do oriente, e do hemisfério sul estão também influindo nas transformações ocorridos no ocidente.

5 Efeitos positivos da globalização: 1. Expansão da democracia no mundo (propiciada pelas tecnologias da informação e mídias)

6 Papel da televisão na abertura do Muro de Berlim

7 Primavera Árabe ● Manifestações e revoltas da população contra os regimes políticos (impulsionadas por redes e mídias e meios de comunicação): ● – África ● 1. Egito (protestos majoritariamente pacíficos) ● Queda do governo de Hosni Mubarack em fevereiro. ● 2. Tunísia (protestos majoritariamente pacíficos) ● Queda do governo do ditador Zine Ben Ali em janeiro.

8 3. Líbia (protestos e confrontos violentos) Deposto o ditador Muamar Kadafi (morto em outubro), e instaurado o Conselho Nacional de Transição em agosto.

9 Egito

10

11 Líbia

12

13 2. Liberdade de orientação sexual e novas estruturas familiares (abaixo imagem do primeiro casal gay no Brasil a ter registrada a união estável)

14 Casal homossexual com suas filhas – novos formatos de família

15 Expansão dos direitos das mulheres (afegãs votando):

16 Proibição do uso de burcas na França (expansão da liberdade das mulheres e sua cidadania ou avanço negativo contra práticas e valores culturais?):


Carregar ppt "Anthony Giddens O Mundo na Era da Globalização. O conceito de globalização, dado por Giddens, refere-se a intensificação das relações sociais em escala."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google