A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Erosão marinha A Erosão provocada pelas águas do mar designa-se por erosão marinha ou abrasão marinha. As águas do mar actuam sobre os materiais do litoral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Erosão marinha A Erosão provocada pelas águas do mar designa-se por erosão marinha ou abrasão marinha. As águas do mar actuam sobre os materiais do litoral."— Transcrição da apresentação:

1 Erosão marinha A Erosão provocada pelas águas do mar designa-se por erosão marinha ou abrasão marinha. As águas do mar actuam sobre os materiais do litoral (linha de costa) desgastando-os através da sua acção química e da sua acção mecânica. O aspecto da linha de costa é variável de acordo com a natureza dos materiais rochosos que a constituem. De um modo em geral podemos detectar dois tipos de costa;Erosãomarlitoral

2 ● a costa de arriba - de natureza alta e escarpada ● a costa de praia - baixa e arenosa. Erosão Maritima

3 Erosão marinha A água do mar reage quimicamente com alguns materiais rochosos desgastando-os. A acção mecânica das águas faz-se sentir quando o mar atira contra a costa rochas de dimensões variáveis originando fracturas nas rochas do litoral. A acção que o mar exerce sobre os continentes faz-se sentir aos seguintes níveis desgaste, transporte e deposição. A acção de desgaste está condicionada pelos seguintes factores:

4 Erosão marinha a) reacções químicas entre a água e os materiais; b) acção mecânica da água;água c) força e direcção das rochas; d) natureza das rochas - dureza, constituição química e coesão.rochas

5 O desgaste origina materiais soltos, de dimensões muito variáveis que as correntes marítimas transportam, por vezes, a grandes distâncias. Quando a velocidade e força das correntes diminuem os materiais transportados são depositados.. Ilhas - Terra cercada de água por todos os lados menos extensa que os meio-ambiente. Baías - Pequena enseada Cabo - Ponta de terra que avança pelo mar.

6 Ambiente costeiro x Erosão marinha As zonas costeiras representam cerca de 1,6% da superfície das terras emersas, abrigando aproximadamente 40% da população mundial, constituindo-se nas áreas mais afetadas pela ação do homem. Estas zonas apresentam uma grande fragilidade e vulnerabilidade às intervenções antrópicas, decorrentes da complexidade de ambientes resultantes da interação terra/mar.

7 A erosão marinha é um problema que está intimamente associado a uma ocupação desordenada e à falta de um planejamento urbano. Outros fatores de ordem ambiental contribuem fortemente para agravar este problema, dentre os quais aterros indiscriminados dos mangues e "obras de engenharias", que quando executadas sem critérios globais, podem agravar ou provocar a erosão nas áreas adjacentes

8 Nome: Fernando, Alexandre e Marcelo N°:12, 1, 15 Professora: Rosimeire Matéria: Biologia


Carregar ppt "Erosão marinha A Erosão provocada pelas águas do mar designa-se por erosão marinha ou abrasão marinha. As águas do mar actuam sobre os materiais do litoral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google