A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes."— Transcrição da apresentação:

1 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes virtuais de aprendizagem na USP Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP ewout@usp.br

2 ewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Tecnologias de Rede e Mídia Disseminação, formação de grupos e consumidores e comunicação entre pares. As tecnologias antigas só fazem uma coisa. As redes modernas conseguem combinar disseminação de informação, comunicação entre pares e criar ambientes colaborativas

3 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ tradição oral → rolo de pergaminho → c ó dice → livro impresso → web

4 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ IncunábuloIncunábulo: estamos descobrindo um mundo de novas possibilidades

5 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Uso de tecnologia educacional Uma análise de 99 estudos recentes (nos EUA) mostra que o uso de tecnologia de rede: melhora índices de desempenho educacional sobretudo quando é usado de uma maneira complementar a causa não é a mídia nova, é a ampliação de oportunidades de aprendizagem... … com destaque para tecnologia colaborativa Fonte: Ministério de Eduçao dos EUA, Evaluation of Evidence- Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies, maio 2009 http://www.ed.gov/about/offices/list/opepd/ppss/reports.html

6 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Estrutura Conceitual Como situar (uso de) tecnologia educacional? Espaço 3 dimensional 1. Completamente a distância versus complementar ao ensino presencial 2. Ensino expositivo versus aprendizagem ativa versus colaborativa. 3. Síncrone versus a-síncrone.

7 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Enade Uma prova, faz parte de uma avaliação do ensino superior. Componente conhecimentos gerais e um componente específico. Aplicado aos ingressantes e concluintes. Veja um exemplo (Agronomia 2007) d = 1 d = 0.4

8 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ O nosso ensino superior não é eficaz? O Enade não mede o que interessa? De qq maneira, se usar tecnologia educacional mude as distribuições de desempenho escolar 0.35 então isto é equivalente a 1 ou 2 anos de ensino superior?

9 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ A Web Moderna

10 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ A Web Moderna

11 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ A Web Moderna

12 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ A web Social Identificar pessoas (com URLs) e fazer ligações entre elas. Perfil online, identidade digital. Por enquanto inovação feito por empresas: Arquitetura centralizada, plataformas fechadas, visando lucro. Facebook, Orkut, Myspace etc. Precisamos decentralizar, “federar”, usar padrões abertos

13 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ A web Social Como usar estas tecnologias e construir plataformas distribuídas, neutras e abertas? Como usar estas plataformas em contexto educacional? Como aplicar as lições da Web na Educação?

14 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ O que todo educador deve saber Hypermedia, vídeo e som, blog, wiki, mídia social, wikipedia, flickr, del.icio.us, web semântica, tagging, rss, preservação digital, padrões para formatos e protocolos abertos e livres, instalar o seu próprio forum, blog, wiki, etc., bases de dados, acessibilidade, controle de revisão, problemas com flash e pdf, frameworks de desenvolvimento de aplicativos web, linguagens dinâmicas, como lidar com plágio, uso de licenças e re-uso de material. Como usar a Web para o ensino.

15 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Stoa: Ambiente de aprendizagem Aprendizagem é processo social (além de cognitivo) Espaço informal virtual Complementar a um sistema de gerenciamento de cursos (sala de aula virtual) Complementar a um sistema de gerenciamento de conteúdo Espaços públicos para discussão, além de sala de aula

16 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Stoa: espaço de arquivos O jeito mais simples de colocar recursos na Web. Uma vez que um recurso tem um URL, toda força da Web entre em jogo.

17 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Stoa: blog Notem que cada usuário pode personalizar o seu espaço

18 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Ambientes Virtuais de Aprendizagem Ou: sistemas de gerenciamento de cursos “AVA é softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem)http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem Originalmente para Eduação a Distância, agora também em apoio à Educação tradicional

19 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Componentes de um sistema de aprendizagem online O AVA é um dos componentes de uma sistema de aprendizagem virtual ”there are increasing perceptions that LMSs in themselves may be less significant in the system” (Anderson Cap. 5)

20 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Ambiente Pessoal de Aprendizagem Contrastar com:

21 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Ambiente Pessoal de Aprendizagem Contrastar com:

22 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Moodle

23 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Stoa – Moodle - Wiki suas ideias em rede Para mais informações: http://stoa.usp.br/sobre Equipe Desenvolvimento e Suporte: Renato Mendes Coutinho Everton Zanella Alvarenga Luiz Fernando da Silva Armesto Ewout ter Haar (Coord.) Contato ewout@usp.br e suporte@stoa.usp.brewout@usp.br

24 ewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Ewout ter Haar Instituto de Física – USP ewout@usp.br http://stoa.usp.br/fap0459/files/

25 ewout@usp.brewout@usp.br, http://stoa.usp.br/fap0459/files/http://stoa.usp.br/fap0459/files/ Atribuição Web 2.0: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg (http://futuro.usp.br/)http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPghttp://futuro.usp.br/ Don Quixote: http://flickr.com/photos/mkuhn/92253895http://flickr.com/photos/mkuhn/92253895 Gimme that Camara: http://flickr.com/photos/robotography/2109413465/http://flickr.com/photos/robotography/2109413465/ Book Stack: http://flickr.com/photos/stacyanderson/389859040/http://flickr.com/photos/stacyanderson/389859040/ PageRank: http://en.wikipedia.org/wiki/PageRankhttp://en.wikipedia.org/wiki/PageRank Escrivão: http://flickr.com/photos/wallyg/2616652273/http://flickr.com/photos/wallyg/2616652273/ Trampolina: http://flickr.com/photos/laurenmanning/1850210315/http://flickr.com/photos/laurenmanning/1850210315/ Telefone: http://flickr.com/photos/mjm/109012753/http://flickr.com/photos/mjm/109012753/ Televisão: http://flickr.com/photos/thomashobbs/96375756/http://flickr.com/photos/thomashobbs/96375756/ Cinema: http://flickr.com/photos/biblarte/2687945299/http://flickr.com/photos/biblarte/2687945299/ Brincando: http://flickr.com/photos/soylentgreen23/http://flickr.com/photos/soylentgreen23/ Internet Errado: http://xkcd.com/386/http://xkcd.com/386/ Internet cachorro: Peter Steiner e http://www.unc.edu/depts/jomc/academics/dri/idog.html http://www.unc.edu/depts/jomc/academics/dri/idog.html


Carregar ppt "Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google