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Prof. Tânia Corrêa de Paula Sousa.  É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição.

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1 Prof. Tânia Corrêa de Paula Sousa

2  É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.

3  Exploratória:  Seu objetivo é a caracterização inicial do problema, sua classificação e de sua definição. Constitui o primeiro estágio de toda pesquisa científica.  Teórica:  Tem como objetivo ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar e enfeixar hipóteses.  Aplicada:  Tem como objetivo investigar, comprovar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos.

4  Pesquisa de campo:  É a observação dos fatos tal como ocorrem. Não permite isolar e controlar as variáveis, mas perceber e estudar as relações estabelecidas.  Experimental:  Objetiva criar condições para interferir no aparecimento ou na modificação dos fatos, para poder explicar o que ocorre com fenômenos correlacionados.  Bibliográfica:  Recupera o conhecimento científico acumulado sobre um problema.

5  Pesquisa exploratória  Proporcionar maior familiaridade com o problema  Levantamento bibliográfico ou entrevistas  Pesquisa bibliográfica ou estudo de caso  Pesquisa descritiva  Fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferência do pesquisador  Uso de técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação sistemática)  Pesquisa explicativa  Identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos  Ciências naturais – método experimental; ciências sociais – método observacional

6  Pesquisa quantitativa  Traduz em números as opiniões e informações para serem classificadas e analisadas  Utilizam-se técnicas estatísticas  Pesquisa qualitativa  É descritiva  As informações obtidas não podem ser quantificáveis  Os dados obtidos são analisados indutivamente  A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa

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8  Elementos Pré-textuais:  Capa  Folha de Rosto  Dedicatória (opcional)  Agradecimentos (opcional)  Epígrafe (opcional)  Sumário

9  Sumário: ▪ 1. Apresentação do Objeto/Tema ▪ 2. Problemática ▪ 3.Justificativas ▪ 4. Objetivos ▪ 5. Fundamentação Teórica ▪ 6. Hipótese ▪ 7. Metodologia ▪ 8. Cronograma ▪ 9. Referências

10  1. Apresentação do Objeto/Tema:  Redigir um texto que apresente o objeto sobre o qual o projeto de pesquisa se refere.  Conceitue e contextualize o tema de pesquisa  Apresente as relações e as abordagens que serão privilegiadas na investigação (recorte do objeto)  Se utilizados dados, informações e conhecimentos teóricos sobre o tema no texto de apresentação, esses deverão ser devidamente citados (AUTOR/INSTITUIÇÃO, ano, p.)

11  TEMA:  Parte preferencialmente da realidade circundante do pesquisador, como, por exemplo, de seu contexto social, profissional ou cultural.  O tema está relacionado com a área de conhecimento para o qual o estudo está voltado.  Engloba o assunto principal no qual o trabalho está desenvolvido  TÍTULO:  É parte do tema e é o “cartão de apresentação” do projeto de pesquisa. Ele expressa a delimitação e a abrangência temporal e espacial do que se pretende pesquisar  Ele deve indicar da forma mais resumida possível do que se trata o trabalho.  É bom evitar títulos muitos longos, um bom titulo deve limitar-se a no máximo de 15 (quinze) palavras.

12  2. Problemática:  Num texto objetivo apresente o questionamento que a pesquisa buscará responder.  Procure elaborar uma pergunta que envolva todas as relações e o contexto (onde e quando) o objeto de pesquisa será analisado.  São perguntas relacionadas ao tema do trabalho e que devem ser elaboradas de uma maneira que se possa responde-las após a conclusão do estudo proposto no projeto  Sem problema não há pesquisa

13  3. Justificativas:  É nessa etapa que você convence o leitor de que seu trabalho deve ser feito.  Para, tanto, ela deve abordar os seguintes elementos: a delimitação, a relevância e a viabilidade.  Redigir um texto que pontue, nas perspectivas social, econômica, mundial organizacional, científica-acadêmica a importância do assunto que a pesquisa tratará.

14  Objetivos:  Constituem-se em declarações claras e explicitas do“para que se deseja estudar o fenômeno ou assunto”, ou seja, o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa..  Assim os objetivos devem ser iniciados com verbos que exprimam ação, tais como, verificar, analisar, descobrir e determinar, entre outros.  Apresente em tópicos as intenções da pesquisa e as pretensões gerais e específicas do conhecimento que será produzido.

15  Objetivo Geral: Relaciona-se diretamente ao problema. Ele esclarece e direciona o foco central da pesquisa de maneira ampla.  Objetivo Específico: Definem os diferentes pontos a serem abordados, visando concretizar o objetivo geral.  Alguns dos verbos utilizados na redação dos objetivos costumam ser: ANALISAR, CONSTATAR, ELABORAR, EXAMINAR, INFERIR, AVALIAR, MENSURAR, COMPREENDER, VERIFICAR, EXPLICAR, IDENTIFICAR, ENTENDER, ESTUDAR, DEMONSTRAR, DESCREVER, dentre outros

16  Fundamentação Teórica:  Analisa-se as mais recentes obras científicas disponíveis que tratem do assunto ou que deem embasamento teórico e metodológico para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.  Redigir um texto que anuncia em qual ou quais teorias a pesquisa se fundamentará.  Para que este texto seja redigido é preciso que o sujeito do conhecimento realize uma pesquisa prévia, de onde escolherão os autores, conceitos, argumentos e teorias sobre o tema, que foram escritas por outros cientistas e pensadores.  O papel do pesquisador é de promover um diálogo entre diferentes autores; Mostrando estar atualizado sobre as últimas discussões no campo de conhecimento em questão.

17  6. Hipóteses:  É uma aposta que o pesquisador faz sobre os resultados prováveis de pesquisa  Uma afirmação suposta e provisória, a qual vai ser confirmada ou negada a partir dos resultados do estudo.  Lembrando-se que essa suposição é firmada com base nas teorias e literaturas estudadas durante a revisão da literatura, em outras palavras, a hipótese é uma resposta antecipada do pesquisador, que a deduziu da revisão bibliográfica.

18  7. Metodologia:  É o conjunto de métodos e técnicas utilizados para a realização de uma pesquisa.  Nesta parte devem ser indicados tudo aquilo que detalhe o caminho que você trilhará para concretizar a pesquisa.  Existem duas abordagens de pesquisa, a qualitativa e a quantitativa.  Elabore um texto que indique quais os tipos de pesquisa e as ferramentas de coleta de dados serão utilizados no momento de investigação.  Caráter Científico → Pesquisa Bibliográfica

19  8. Cronograma:  Não é necessário texto, basta o preenchimento do quadro.  Nas linhas são colocadas as etapas/atividades planejadas (pesquisa bibliográfica, planejamento da pesquisa, coleta de dados, análise de dados, elaboração de relatórios, etc.).  Nas colunas são colocados as divisões do período de execução das etapas/atividades do projeto (dias, semanas, meses, etc.). Dessa forma é possível assinalar na tabela o período de realização de cada etapa/atividade planejada

20 Descrição da AtividadeAgostoSetembroOutubroNovembroDezembro Levantamento BibliográficoX Leitura e Fichamento de obras X Coleta e Seleção de dados X Revisão BibliográficaX Análise Crítica do MaterialX...

21  Referências:  Indica as obras citadas no trabalho em questão.  São importantes para que os leitores possam saber quais livros e materiais bibliográficos foram utilizados no trabalho.  Devem ser indicadas em ordem alfabética e dentro das normas técnicas.  OBS: Quando o trabalho apresentar apenas citações de obras publicadas no papel, utiliza-se o termo referências bibliográficas.  Já a palavra bibliografia indica todas as leituras feitas pelo pesquisador durante o processo de pesquisa.

22  Apêndices:  Elementos complementares ao projeto e que foram elaborados pelo pesquisador.  Aqui entrariam, por exemplo, questionários, formulários de pesquisa de campo ou fotografias.  Anexos:  Assim como os apêndices, só devem aparecer nos projetos de pesquisa se forem extremamente necessários.  São textos de autoria de outra pessoa e não do pesquisador. Por exemplo: mapas, documentos originais, fotografias.


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