A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Brasil Rural Colégio Senhora de Fátima. Geografia – 7° ano Profª Jenifer Tortato.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Brasil Rural Colégio Senhora de Fátima. Geografia – 7° ano Profª Jenifer Tortato."— Transcrição da apresentação:

1 O Brasil Rural Colégio Senhora de Fátima. Geografia – 7° ano Profª Jenifer Tortato

2 O Brasil Rural As grandes cidades brasileiras apresentam população numerosa. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, representam aproximadamente 10% do total da população brasileira. Entretanto 1/3 da população urbana vive em pequenas cidades com menos de 50 mil habitantes.

3 A agropecuária e a extração de produtos naturais são as principais atividades econômicas desenvolvidas no meio rural. Esses municípios geralmente não contam com serviços complexos, principalmente no que se refere à saúde, a educação e ao comércio. Apesar de a população brasileira ser em sua maioria urbana, uma expressiva porção dessa população vive em pequenas cidades.

4 A modernização da agricultura brasileira. Até a década de 1960, antes da efetiva industrialização brasileira, a atividade rural era desenvolvida em bases rudimentares. Nas pequenas propriedades, o principal objetivo era a produção para a subsistência.

5 Apenas uma pequena parte da produção era comercializada. Assim, com o dinheiro obtido, as famílias adquiriram os produtos industrializados, como tecidos, ferramentas utensílios. As grandes propriedades eram destinadas à produção para a exportação, principalmente nas fazendas de café dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

6 A chegada da indústria transformou essa realidade, pois as propriedades destinadas à produção agrícola comercial, que praticavam principalmente a monocultura voltada para abastecer os mercados externos, passaram a se desenvolver em ritmo bastante acelerado. Com isso, as propriedades rurais familiares se tornaram inviáveis.

7 As pequenas propriedades, principalmente aquelas localizadas em áreas propícias à prática da agricultura mecanizada, foram sendo adquiridas por grandes empresas agrícolas ou grandes fazendeiros. A redução no número de pequenas propriedades e a substituição do uso de mão de obra por máquinas e tratores levaram a uma grande redução na possibilidade de trabalho e sustento na zona rural.

8 Estrutura fundiária no Brasil. A terra é um bem natural que deve cumprir a sua função social. De acordo com a Constituição Federal de 1988, essa função é alcançada quando respeita os seguintes requisitos:

9 - aproveitamento racional e adequado; - utilização dos recursos naturais disponíveis e preservação do ambiente; - relações de trabalho regulamentadas; - favorecimento do bem – estar dos proprietários e dos trabalhadores;

10 Dessa forma, a terra não pode ser tratada apenas como um bem, uma propriedade privada, mas como importante meio de produção que deve garantir a sobrevivência daqueles que dela necessitam, cumprindo sua função social.

11 A partir da década de 1960, a modernização brasileira levou a uma drástica redução das áreas ocupadas pela agricultura familiar e o aumento considerável das áreas de latifúndio. Algumas dessas áreas eram grandes propriedades, geralmente improdutivas, que não eram destinadas à produção de alimentos, geração de trabalho e renda, mas usadas para a especulação imobiliária.

12 As terras passaram a ser cada vez mais valorizadas. Em alguns casos, os pequenos proprietários venderam as suas terras e se dirigiram para as cidades. Em outros, aconteceu um processo chamado grilagem: falsos documentos de propriedade foram apresentados aos moradores, expulsando-os de suas terras. Nome grilagem vem da técnica de guardar documentos novos em caixas com grilos, para que esses papéis ganhassem aspectos velhos, antigos.

13 Em virtude dessa situação, muitas famílias foram expulsas das terras em que viviam e também tomaram o rumo das cidades que estavam em acelerado processo de desenvolvimento econômico.

14 Os movimentos sociais pela terra Os bolsões de miséria e pobreza que se formaram nas grandes cidades brasileiras a partir do êxodo rural se tornaram áreas propícias para o surgimento de movimentos sociais que tinham como objetivo promover a justiça social e fazer com que a terra cumprisse sua função social.

15 Um dos principais objetivos desses movimentos sociais de luta pela terra é a reforma agrária, que visa à reorganização da estrutura fundiária, com o objetivo de redistribuir as terras de maneira mais justa, promovendo a desapropriação dos latifúndios improdutivos para criar assentamentos de pequenos produtores.

16 Durante o final do século passado, foram implementados alguns projetos de reforma agrária, sendo a maioria em terras devolutas, que pertencem à União. Grande parte desses projetos não prosperou, pois as terras destinadas à reforma agrária geralmente se localizavam em áreas distantes dos centros urbanos consumidores, sem infraestrutura de transporte e comunicação, o que dificultava o escoamento e a comercialização da produção.

17 Devido às enormes dificuldades enfrentadas por esses agricultores, grande parte dessas propriedades não se tornou viável, sendo vendida a grandes produtores, repetindo o processo e levando os pequenos proprietários a voltarem para as cidades.

18 A partir da década de 1980, com a abertura política, os movimentos sociais rurais cresceram muito em nosso país. Um exemplo disso foi o surgimento do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), que utiliza, entre as suas práticas, a ocupação de terras e de propriedades, além de passeatas e manifestações como forma de pressionar os governos para a realização da reforma agrária.

19

20 A luta entre os movimentos sociais pela terra e os grandes proprietários rurais deixou um triste saldo de mortes. Só entre os anos de 1990 e 2004, 685 pessoas foram mortas em conflitos pela posse da terra em todo o Brasil. Segundo a Constituição, os imóveis rurais que não estejam cumprindo sua função social são passíveis de serem destinados à reforma agrária. No entanto, as grandes áreas legais produtivas que cumprem as legislações trabalhistas e ambientais devem ser respeitadas, pois são fundamentais para o desenvolvimento econômico de nosso país.

21 https://www.youtube.com/watch?v=bGCB 6aHQAFc Vídeo Reforma Agrária.

22 Troca de ideias. Leia com atenção o texto da apostila páginas 10 e 11“Municípios de Itaperuna possui os assentamentos rurais mais produtivos do Estado do Rio de Janeiro”e, depois, responda às questões 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 e 7. Atividade em dupla!!!


Carregar ppt "O Brasil Rural Colégio Senhora de Fátima. Geografia – 7° ano Profª Jenifer Tortato."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google