A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26

2

3 Forças (ou interações) intermoleculares ocorrem quando moléculas ou átomos interagem entre si sem que ocorra uma reação química. O que caracteriza uma reação química é o fato de haver quebra ou formação de ligações químicas, dando origem a um reagente com características diferentes dos materiais envolvidos na reação. Já na interação, não ocorre a reação, no entanto, as moléculas interagem (atraindo-se ou repelindo-se) através de forças intermoleculares -geralmente bem mais fracas que as resultantes de reações químicas. O que são ?

4

5 Essas forças intermoleculares estão realacionadas com as propriedades termodinâmicas dos materiais, devido ao grau de agitação das moléculas provenientes do ganho ou da perda de energia em determinado sistema. Nos atemos na investigação de quais forças atuam nos líquidos e nos sólidos para que suas moléculas ou átomos mantenham-se unidas.

6

7 As características de determinados materiais sofrem direnças consideráveis dependendo do tipo de interação que há entre suas molécula, a quantidade de moléculas ou átomos encontrados no material e a estrutura tridimensional da molécula. Por exemplo, o CH4 que possui um carbono, em temperatura ambiente se apresenta em estado gasoso já o C8H18 apresenta-se em forma líquida. (R. Rocha, 2001). Dessa forma podemos classificas três tipos básicos de interações intermoleculares: interação dipolo-dipolo, pontes de hidrogênio, dipolo instantâneo e dipolo induzido e interações iônicas. É importante lembrar que essas interações surgem devidao a natureza elétrica dos materiais de forma que uma molécula ou átomo influencie o comportamento de outros nas suas proximidades.

8 Ligações de Hidrogênio ou Pontes de Hidrogênio

9 O átomo de hidrogênio tem propriedades especiais por ser um átomo muito pequeno, sem elétrons no interior: por dentro da camada de valência há apenas o núcleo do átomo, o próton. Uma das propriedades que só o átomo de hidrogênio apresenta é a capacidade de exercer uma força de atração intermolecular chamada ligação de hidrogênio, ou ponte de hidrogênio.

10 A ligação de hidrogênio só pode ocorrer quando o hidrogênio estiver ligado a um átomo pequeno e muito eletronegativo: apenas F, O, N satisfaz as condições necessárias. Quando o hidrogênio está ligado a um átomo muito eletronegativo, a densidade eletrônica em torno do próton fica bem baixa; esta parte da molécula é então fortemente atraída pelos pares de elétrons do F, O, N de outra molécula, estabelecendo a ligação de hidrogênio.

11 As ligações de hidrogênio representam importante papel tanto nas propriedades especiais da água como em moléculas de extrema importância para os seres vivos: elas determinam a forma das proteínas, e constituem a força que une as hélices do DNA.DNA

12

13 Interações do tipo dipolo-dipolo

14 Em moléculas constituídas de átomos diferentes, os elétrons não são compartilhados de maneira equivalente. O comportamento de átomos em moléculas pode ser entendido através de uma série de conceitos. Por exemplo, a tendência de um átomo em atrair elétrons para si, em um ambiente molecular, é caracterizada por uma quantidade denominada eletronegatividade. A Tabela 2 mostra valores de eletronegatividade para alguns átomos:eletronegatividade

15 Em uma molécula composta de átomos com diferentes eletronegatividades, os átomos com menor eletronegatividade ficam com cargas parciais positivas, e os átomos com maior eletronegatividade ficam com cargas parciais negativas. O resultado disto é que ocorre então uma polarização das ligações que refletirá na maneira como a molécula irá interagir. Para ilustrar este conceito, considere a molécula de acetona, mostrada na Figura 4. Uma vez que o oxigênio é mais eletronegativo que o átomo de carbono, a ligação C=O exibirá um dipolo elétrico μ, (dois monopolos elétricos), com os elétrons tendendo a serem mais atraídos pelo oxigênio.

16 Então, a ligação C=O terá uma carga parcial negativa (δ-) no oxigênio e uma carga parcial positiva no carbono (δ+). A representação do dipolo elétrico resultante na molécula de acetona é mostrada na Figura 4b. A ponta da seta é voltada para o lado negativo do dipolo. Da mesma forma que os lados opostos de um magneto (imã) se atraem, os lados opostos de um dipolo se atraem, dando origem às interações dipolo-dipolo.

17


Carregar ppt "Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google