A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Embriologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Embriologia."— Transcrição da apresentação:

1 Embriologia

2 Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos:
     A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais invertebrados e vertebrados apresentam muitos diferentes aspectos e níveis evolutivos. Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos: multiplicação de células, através de mitoses sucessivas (clivagens); diferenciação ou especialização celular, com modificações no tamanho e forma das células que compõem os tecidos. Essas alterações é que tornam as células capazes de cumprir sua funções biológicas.

3 TIPOS DE ÓVULOS OLIGOLÉCITOS / ISOLÉCITOS / ALÉCITOS
São aqueles que possuem pequena quantidade de vitelo uniformemente distribuída pelo citoplasma. São próprios das espécies nas quais o embrião não obtém alimento do ovo, mas do corpo materno ou do meio ambiente. Aparecem em espongiários, celenterados, protocordados e mamíferos. HETEROLÉCITOS / MEDIOLÉCITOS Apresentam nítida polaridade, distinguindo- se o pólo animal com pequena quantidade de vitelo, e o pólo vegetativo com abundante quantidade de vitelo, permitindo a nutrição do embrião durante algum tempo. Aparecem em platelmintos, moluscos, anelídeos e anfíbio.

4 TELOLÉCITOS / MEGALÉCITOS Com grande quantidade de vitelo ocupando quase todo o ovo, ficando o citoplasma e o núcleo reduzidos a uma pequena área, há a cicatrícula ou disco germinativo, situado no pólo animal. Ocorre em cefalópodes, peixes, répteis e aves. CENTROLÉCITOS O vitelo concentra-se no centro do óvulo e separa-se em duas zonas de protoplasma: uma central, contendo o núcleo, e a outra periférica, circundando o vitelo. São óvulos típicos dos artrópodes.

5 Segmentação ou Clivagem

6 SEGMENTAÇÕES

7 HOLOBLÁSTICA / TOTAL TOTAL IGUAL É próprio dos oligolécitos, onde a distribuição uniforme de vitelo permite a divisão em blastômeros de mesmo tamanho. Serve como exemplo a segmentação do ovo e do mamíferos. TOTAL DESIGUAL Ocorre em ovos heterolécitos e, devido à desigual distribuição do vitelo, produz blastômeros de tamanhos diferentes. Serve como exemplo a segmentação do ovo dos anfíbios.

8 MEROBLÁSTICA DISCOIDAL MEROBLÁSTICA SUPERFICIAL
MEROBLÁSTICA / PARCIAL MEROBLÁSTICA DISCOIDAL É típico dos ovos telolécitos e atinge apenas o disco germinativo. Pode ser observada na evolução do ovo das aves e répteis. MEROBLÁSTICA SUPERFICIAL Ocorre em ovos centrolécitos dos artrópodes.

9 Tipos de Óvulos e Segmentação

10 FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
MÓRULA Constitui a forma embrionária encontrada após sucessivas divisões celulares. Caracteriza-se, fundamentalmente, pela forma esférica e por apresentar-se maciça, isto é, formada inteiramente por células embrionárias. Só ocorre no tipo de segmentação holoblástica igual. BLÁSTULA Caracteriza-se, de um modo geral, pela forma globosa e por apresentar uma única camada de células (blastoderma), delimitando uma cavidade completamente fechada (blastocele). GASTRULAÇÃO Processo de formação da gástrula. Caracteriza-se pela presença de duas camas celulares; pode ocorrer por embolia - formação da gástrula por invaginação de um dos pólos da blástula (como se vê o anfioxo) - ou por epibolia - formação da gástrula nos vertebrados a partir do recurvamento do disco embrionário.

11 FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
NEURULAÇÃO Fase do desenvolvimento embrionário dos animais ditos cordados, imediatamente posterior à gástrula, durante o qual se forma o tubo neural. É o estágio em que se intensifica a diferenciação celular. ORGANOGÊNESE Fase em que há formação dos órgãos do animal; estágio em que as células que compõem os respectivos tecidos se apresentarão especializadas.

12 DETALHE DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

13 ESTRUTURA DO ANFIOXO E SEU DESENVOLVIMENTO
O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO ANFIOXO SERVE COMO BASE PARA VERIFICAÇÃO DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DOS CORDADOS.

14 Visão geral

15 Detalhes da Gastrulação

16

17 Visão em Corte

18 Embriologia Humana Fecundação Nidação Ovulação

19 DESTINO DOS FOLHETOS EMBRIONÁRIOS

20 Primeira Segmentação

21 Visão de uma Mórula

22 Anexos Embrionários 1 Anexo em Aves

23 Anexos Embrionários 2

24 Anexos Embrionários 3

25 Desenvolvimento fetal 1º mês

26 Desenvolvimento fetal 2º mês

27 Desenvolvimento fetal 3º mês

28 Desenvolvimento fetal 4º mês

29 Desenvolvimento fetal 5º mês

30 Desenvolvimento fetal 6º mês

31 Desenvolvimento fetal 7º mês

32 Desenvolvimento feta 8º mês

33


Carregar ppt "Embriologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google