A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem das festas junina. Duas das mais importantes manifestações folclóricas nacionais são: o carnaval e as festas juninas. Junho é o mês do Sagrado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem das festas junina. Duas das mais importantes manifestações folclóricas nacionais são: o carnaval e as festas juninas. Junho é o mês do Sagrado."— Transcrição da apresentação:

1

2 Origem das festas junina. Duas das mais importantes manifestações folclóricas nacionais são: o carnaval e as festas juninas. Junho é o mês do Sagrado Coração e dos três santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A quadrilha é dançada em homenagem a eles e também para agradecer as boas colheitas. No Nordeste, as festas juninas coincidem com a época em que se quebram as espigas de milho, ou seja, o tempo da colheita e de fartura no campo. Há muitas festas do Divino e fogueiras. O formato da fogueira varia e quanto mais alta ela for, maior é o prestígio de quem a armou. A madeira usada pode ser maçaranduba, peroba, pinho ou piúva. Não se queimam imbaúba, cedro ou ramas de videira, por sua relação com a história de Jesus.

3 No dia 13 de junho, é comemorado o dia de Santo Antônio. Além da fama de casamenteiro, Santo Antônio recebe orações para encontrar objetos e animais perdidos. Pão bento da igreja do padroeiro, quando colocado junto aos outros alimentos, garante fartura o ano todo, acreditam os fiéis. A fogueira de Santo Antônio possui o formato de um quadrado.

4 No dia 29 é comemorado São Pedro. Ele é mais cultuado entre os pescadores, com procissões marítimas. É o guardião das portas do céu e também protetor dos viúvos. A fogueira de São Pedro possui formato triangular. Muitos incluem nas festividades também o dia de Santa Ana (26 de julho), mãe de Maria e avó de Jesus Cristo, e protetora das viúvas. Neste dia comemora-se o Dia da Vovó.

5 No dia 24, comemoramos o dia de São João. Em bandeiras e estampas, São João Batista é mostrado criança com um cordeiro. Ele é o santo mais festejado. Ele é também um santo casamenteiro, mas é mais famoso por ajudar as pessoas a acharem objetos perdidos. O formato de sua fogueira é de uma pirâmide com a base arredondada.

6 música

7 Capelinha de melão É de São João É de cravo, é de rosa É de manjericão São João está dormindo Não acorda, não Acordai, acordai! Acordai, João!

8 Várias são as opções para se fazer uma boa festa junina. O mané- pelado é um bolo feito de mandioca crua, ralada; a paçoquinha é feita de amendoim torrado, bolacha de maisena e leite condensado; a maçã do amor é uma maçã mergulhada em calda de açúcar, com um cabo de palito de picolé; bolo de coco; cachorro-quente, o delicioso pãozinho com molho e salsicha; pé de moleque, feito com rapadura e amendoim torrado; pinhão cozido, uma castanha característica do sul e o famoso quentão, feito com gengibre, canela e pinga.

9 Faz parte da tradição das festas juninas soltar balões coloridos, iluminando o céu e deixando a noite mais bonita. Mas esta beleza dura pouco. O balão cai e leva com ele destruição e tristeza. As matas pegam fogo, os animais e as plantas morrem e todo um habitat se acaba. O balão põe em risco os lugares por onde passa, por isto Não Solte Balões! Soltar, fabricar, vender ou transportar balões é crime contra o meio ambiente, de acordo com a Lei Federal nº 9.065, de


Carregar ppt "Origem das festas junina. Duas das mais importantes manifestações folclóricas nacionais são: o carnaval e as festas juninas. Junho é o mês do Sagrado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google