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E. GIL CLARY MARK SNYDER ROBERT D. RIDGE PETER K. MIENE JULIE A. HAUGEN Journal of Applied Social Psychology, 1994 André Moniz.

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1 E. GIL CLARY MARK SNYDER ROBERT D. RIDGE PETER K. MIENE JULIE A. HAUGEN Journal of Applied Social Psychology, 1994 André Moniz

2 Referencial teórico Fenômeno social do voluntariado Abordagem funcional atitudinal Conhecimento, Ajustamento social, Expressão de valores, Defesa do ego Utilitarismo Persuasão, mudança de atitude e influência social

3 Objetivo do estudo Identificar como as pessoas podem ser motivadas a se envolverem em preocupações comunitárias participando em atividades voluntárias Investigar a relação entre propaganda orientada para a função e intenção de voluntariar-se

4 Método Pesquisa quase-experimental Participantes: 107 estudantes Instrumentos Funções atitudinais do voluntariado Atribuição de funcionalidade e correspondência entre propaganda e atitude Avaliação da persuasividade da mensagem Procedimentos

5 Método Variáveis dependentes: Persuasividade Efetividade, apelo, influência, eficiência Respostas emocionais Semelhança com a apresentadora, confiabilidade, atratividade, nível de conhecimento e agradabilidade Intenção em se voluntariar

6 Método Checagem Relação entre a extensão da propaganda e o tema Satisfação dos objetivos do participante pela propaganda Mensagem em si: clareza, argumentos, e adequação Debrifing

7 Método Exemplo de roteiro utilitário You know, when I began doing volunteer work, I knew I’d be giving a lot. But what I didn’t know was all that I would get out of volunteering. For instance, because of my work with children, I’ve met a lot of people in my field. They’ve been a great source of information about jobs and career options. Meeting them was an unexpected benefit from volunteering. I’ve also been able to strengthen my resume through volunteering. You can acquire a broad range of experience, and employers are very impressed by this. You know, what I really like about all this is that I can make myself more marketable to employers and be a volunteer at the same time. I guess what they say really is true: Volunteer and give ’ti1 you can’t get anymore.

8 Resultados As mensagens capturaram o tema funcional endereçado Os participantes perceberam as mensagens relacionadas aos objetivos destacados por eles Perceberam o palestrante das propagandas como mais parecidos com os participantes e mais confiável Não houve diferenças no nível de atratividade, nível de conhecimento e agradabilidade

9 Resultados Apresentaram reações emocionais mais positivas para mensagens relacionadas ao seu objetivo funcional particular As mensagens cuja função destacada foi correspondente à função levantada pelo questionário foram destacadas como mais persuasivas Houve maior intenção de voluntariar-se naquelas mensagens correspondentes às funções levantadas pelo questionário

10 Discussão Compreensão das funções do voluntariado relacionadas à intenção de participação A efetividade da mensagem depende da combinação entre os seus elementos e os dos ouvintes Impacto para as organizações Recrutamento e motivações alvo  públicos específicos

11 Lacunas Pesquisa tautológica Ausência de medidas comportamentais Ex. fazer uma tarefa voluntariamente

12 E. GIL CLARY MARK SNYDER ROBERT D. RIDGE PETER K. MIENE JULIE A. HAUGEN Journal of Applied Social Psychology, 1994 Obrigado pela atenção!


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