A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado."— Transcrição da apresentação:

1 A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.

2 República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas.  O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto.  Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.  É o período histórico brasileiro que tem como inicio a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 30, liderada por Getúlio Vargas, que depôs o 13° Presidente da República Velha, Washington Luis.  A República Velha é compreendida também pelo fato de Mineiros e Paulistas revezarem o cargo de Presidência movido aos interesses políticos e econômicos de seus estados.

3 O fluxo migratório na República Velha  Um dos aspecto econômico da República Velha foi o início da industrialização no Brasil, que contou também com a vinda ao Brasil de milhões de imigrantes europeus e asiáticos para trabalharem tanto nas indústrias quanto nas grandes fazendas.  O fluxo migratório na República Velha alterou substancialmente a composição da sociedade, intensificando a miscigenação, fato que, aos olhos das elites do país, poderia levar a um embranquecimento da população, aprofundando o preconceito contra os negros de origem africana.  Alguns industriais eram imigrantes. Eles chegavam com algumas economias no bolso e abriam uma pequena indústria. Com o tempo essa indústria ia crescendo e eles poderiam enriquecer. Foram nomes famosos como os italianos paulistas Matarazzo e Crespi.  Em São Paulo, dois terços dos operários eram de imigrantes italianos, espanhóis e portugueses, no Rio, quase a metade. Formavam uma nova classe social na nossa história, o proletariado.

4 História dos Imigrantes no Brasil  Além de africano e índio, o Brasil também é um país europeu e até oriental.  Durante a República Velha chegaram quase 4 milhões de imigrantes estrangeiros.  Chegaram no Brasil para servir como mão-de-obra, pois, o Brasil acabara de abolir a escravidão: Alemães, italianos, portugueses, espanhóis e japoneses.  Até então a população brasileira era composta pela mistura de nativos (índios), europeus e negros: Caboclo (mameluco): filho de Índio com Branco (Europeu); Mulato: filho de Negro com Branco (Europeu); Cafuzo: filho Índio com Negro  Uma das primeiras providências do governo republicano foi decretar que todos os imigrantes estrangeiros que nada declarassem, tornariam-se cidadãos brasileiros, depois de seis meses de residência no país. Mais um estímulo para a imigração.  A grande maioria veio antes de estourar a Primeira Guerra Mundial (1914). Depois que ela acabou (1918) vieram novas levas.  A partir de 1930, quando Getúlio assumiu a presidência, a imigração diminuiu muito. Uma das causas foi a crise mundial de 1929, a outra foi o desinteresse do governo brasileiro em receber mais gente de fora.

5 Imigrantes

6  O Sudeste e o Sul ficaram com quase 95% dos imigrantes, sendo que metade deles foi para São Paulo (que hoje é o estado com a maior população do país). O maior número era de italianos. A maioria rumou para os cafezais, mas alguns se dedicaram a trabalhar nas cidades, inclusive nas indústrias que começaram a surgir na época.  A imigração brasileira foi intensa durante a República Velha. A abolição da escravatura, ocorrida pouco antes da proclamação do regime republicano, favoreceu a vinda de estrangeiros.  Só em 1891 vieram para o Brasil mais de 200.000 imigrantes.  No governo de Epitácio Pessoa, foram adotadas certas medidas restritivas à imigração, com o objetivo de selecionar os imigrantes.  A partir de 1930, as medidas restritivas acentuaram-se, em razão do índice de desemprego causado pela crise de 1929. Isso fez diminuir consideravelmente a vinda de estrangeiros para o Brasil.

7 Fontes:  http://brasilescola.uol.com.br/ http://brasilescola.uol.com.br/  http://maishistoria.com.br/ http://maishistoria.com.br/  http://novahistoriacritica.blogspot.com.br/ http://novahistoriacritica.blogspot.com.br/  http://www.acervoescolar.com.br/ http://www.acervoescolar.com.br/


Carregar ppt "A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google