A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Citologia Prof. Marcelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Citologia Prof. Marcelo."— Transcrição da apresentação:

1 Citologia Prof. Marcelo

2 Célula eucariótica Animal
Citologia Célula eucariótica Animal

3 Citologia Organelas Celulares
O núcleo: organela característica das células eucarióticas. Função: Proteger o material genético.

4 Citologia Componentes formadores do núcleo:
Envoltório nuclear com poros; Nucleoplasma; Nucléolo; Cromatina. Se o pai é dependente químico o filho também vai ser?

5 Citologia 2) Mitocôndrias: Presentes essencialmente em todas as células eucarióticas. Sua função está relacionada à respiração celular.

6 Citologia 3) Retículo Endoplasmático: Pode ser de 2 tipos:
Retículo Endoplasmático rugoso – tem a função de síntese de proteínas; Retículo Endoplasmático Liso – tem a função de sintetizar lipídeos e hormônios esteróides. Também participa de processos de desintoxicação. Por que o REL esta presente em grande quantidade em pessoas tolerantes ao álcool?

7 Citologia 4) Complexo de Golgi: é um amontoado de sacos achatados e delimitados por membranas. Recebe freqüentemente vesículas provenientes do RER. Funções do Golgi: Modificar proteínas provenientes do RER; Formação da parede celular vegetal; Formação dos lisossomos; Formação das membranas plasmática, nuclear;

8 Citologia Interação entre RER e CG: funções do Golgi

9 Citologia 5) Lisossomos: são pequenas organelas do citoplasma celular que desempenham as seguintes funções: Digestão intracelular; Autofagia; Autólise. Em que situações os lisossomos podem participar em processos de destruição celular?

10 Citologia 6) Peroxisomos: organela responsável pela desintoxicação celular. Tem diversas enzimas no seu interior, tais como urato oxidase, catalase, aminoácido oxidase e enzimas que fazem a -oxidação de ácidos graxos. O que provoca a espuma quando colocamos água oxigenada em um ferimento?

11 Citologia 7) Ribossomos: são organelas importantíssimas, encontradas em todos os tipo de células, seja ela procariótica ou eucariótica. Por que todas as células possuem ribossomos?

12 Citologia 8) Centríolos: são estruturas relacionadas com o processo de divisão celular. Formam as fibras do fuso acromático. Os centríolos encontram-se presentes em todos os tipos celulares?

13 Citologia Célula Eucariótica Vegetal:

14 Citologia Organelas exclusivas da célula vegetal:
1) Cloroplastos: são organelas responsáveis pelo processo de fotossíntese. Quais são os seres que possuem capacidade de realizar fotossíntese? Por que?

15 Citologia 2) Grandes vacúolos: são organelas responsáveis por armazenar água e sais minerais. Além destas organelas, a célula vegetal se diferencia da célula animal pela presença da parede celular, que é uma estrutura rígida que dá forma e protege a célula. Por que a planta quebra quando torcemos ela?


Carregar ppt "Citologia Prof. Marcelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google