Download presentation
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublishRenata do Amaral Medina Modified mais de 8 anos atrás
1
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento: Se constrói, Comunica ideias e sentimentos; Afeta a dimensão sensível do ser humano, portanto deve estar presente na escola de modo intencional e planejado. A musicalização infantil é um poderoso instrumento na educação, desenvolvendo na criança: Sensibilidade musical; Coordenação motora; Socialização; Acuidade auditiva; Respeito a si e ao grupo; Destreza do raciocínio; Disciplina pessoal; Equilíbrio emocional;
2
Expressão corporal através da música https://www.youtube.com/watch?v=zXRoSg3-gJ0
3
O trabalho com música na educação infantil não tem por objetivo formar músicos ou ensinar a tocar instrumentos musicais; A proposta consiste em permitir que a criança tenha contato com várias formas de produzir sons por meio de: Jogos; Canções; Brincadeiras do folclore Para isso, não é necessário que o professor seja um especialista em música mas sim, um apreciador/crítico de música onde demonstre interesse e reflita sobre elas. Na escola a criança deve ter a oportunidade de: Ouvir Fazer Pensar
4
A aprendizagem em música pode ser divida em três eixos: Apreciar Fazer Refletir Apreciar música contribui para o desenvolvimento da sensibilidade, percepção e imaginação; Os momentos de escuta musical devem provocar na criança: Desejo de ouvir; Interação; Sensibilização; Criação; Conhecimento; Aprendizagem
5
Dinâmica com a música canto ao pescador https://www.youtube.com/watch?v=5oAfZU9ahfs
6
Ouvir música amplia a percepção do som e do silêncio desenvolvendo: Prazer de escuta; Capacidade de observação; Análise e reconhecimento de sons; O repertório escolhido deve ter variados gêneros e estilos musicais; O gosto do educador não deve ser imposto, a diversidade deve ser respeitada para que a criança desenvolva seu gosto pessoal; Não limite o contato da criança apenas ao repertório ou canções infantis.
7
Fazer Música Fazer música é gerar formas sonoras que expressem e comuniquem percepções, sentimentos, ideias e pensamentos de um indivíduo, época ou cultura. Fazer música envolve: Experimentação Interpretação; Improvisação; Composição; É possível iniciar o trabalho com: Produção de sons com o próprio corpo; Pesquisa de sons pela natureza; Sons de instrumentos musicais;
8
Exercícios de improvisação: Participando de histórias contadas com produção de som; Construção de objetos sonoros promovendo aprendizagem quanto a acústica e produção de sons trabalhando atitudes de cooperação; Na educação Infantil os jogos e brincadeiras tem ligação com música e devem ser aproveitados uma vez que remetem ao lúdico. Ex: Parlendas; Rodas cantadas; Adivinhas; Amarelinha; Trava-língua;
9
Refletir sobre a música Refletem aos poucos e desenvolvem o gosto musical; Estruturando a rotina do trabalho com música- Possibilidades: Coral; Histórias musicadas; Atividades de escuta; Escuta; Chamada cantada; Pulsação; Fonte: Proposta Curricular da educação infantil CP´s Cris e Lúcia
Similar presentations
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.