A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico."— Transcrição da apresentação:

1 O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES

2 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico com o surgimento da concepção liberal (liberalismo) e de crítica ao Antigo Regime. 2. CARACTERÍSTICAS * Racionalismo * Cientificismo * Experimentalismo * Crença no progresso da humanidade * Crítica ao absolutismo monárquico, ao dogmatismo religioso e à sociedade estamental.

3 3. PRECURSORES DO SÉCULO XVII 3.1. RENÉ DESCARTES (1596-1650) Obra: O discurso sobre o método Características das ideias: A razão como a única forma de obter conhecimento Criação de um método científico de busca da verdade (dúvida metódica): duvidar de tudo e aceitar apenas o que a razão pudesse compreender e demonstrar “Penso, logo existo” Defendia a existência de ideias inatas

4 3.2. ISAAC NEWTON (1642-1727) Características das ideias: O movimento é absoluto e o repouso relativo regido por leis físicas invariáveis que podem ser conhecidas através da ciência. Lei da Gravitação Universal

5 3.3. JOHN LOCKE (1632-1704) Obra: Segundo Tratado do Governo Civil Características das ideias: Todo homem tem direitos naturais que são o direito à vida, à liberdade e à propriedade. O governo surge para defender estes direitos e caso não o faça ocorre o direito à insurreição.

6 4. LIBERALISMO POLÍTICO Conjunto de ideias que criticam o absolutismo e defende a tomada do poder pela burguesia A burguesia se torna a classe economicamente mais rica e não tem poder de decisão política. Ao mesmo tempo se revolta pelo fato de a partir de seus impostos sustentar um clero, uma nobreza e um Estado absolutista parasitário que não lhe permite a liberdade econômica. O liberalismo político defenderá a igualdade jurídica, mas não defenderá a igualdade social e econômica. O liberalismo político defenderá a liberdade civil (direito de ir e vir, de pensar, de religião), mas restringirá as liberdade políticas através do voto censitário (por renda)

7 4.1. MONTESQUIEU (1689 – 1755) Obra: O Espírito das Leis Características das ideias: Divisão do poder entre o executivo, o legislativo e o judiciário de forma que um poder limitasse a atuação do outro evitando o despotismo.

8 4.2. VOLTAIRE (1694 – 1778) Obra: Dicionário filosófico Características das ideias: Defensor da liberdade de pensamento e individual Crítico radical da Igreja e da intolerância religiosa

9 4.3. ROUSSEAU (1712 – 1778) Obra: Discurso sobre a Origem e a Desigualdade entre os Homens / O Contrato Social Características das ideias: Defensor da sistema democrático Defendia a ideia de que o homem naturalmente é bom e que a sociedade o corrompe Criticava a propriedade privada como fator promotor das desigualdades

10 4.4. ENCICLOPÉDIA Obra cujo objetivo era reunir todo conhecimento filosófico e científico da época.

11 5. LIBERALISMO ECONÔMICO Conjunto de ideias que criticam o mercantilismo e defende a liberdade de comércio e produção O controle exercido pelo Estado absolutista sobre a economia prejudicava os interesses de diversos setores da burguesia que não tinham liberdade de produzir e de comercializar.

12 5.1. FISIOCRACIA Conjunto de ideias que defendia que a economia tem leis próprias que auto regulam as relações econômicas. A intervenção do Estado na economia (mercantilista) prejudicaria a produção econômica. O lema da fisiocracia era laissez-faire, laissez passer, que sintetiza a ideia da liberdade de produção e comercialização. Os fisiocratas defendiam que o único setor que produz riqueza é a terra, pois a indústria só faz transformar o produto e o comércio circular as mercadorias sem agregar valor.

13 5.2. ESCOLA CLÁSSICA INGLESA Adam Smith através de sua obra A Riqueza das Nações defendia que a economia tem leis próprias (lei da oferta e da procura) e criticava o intervencionismo estatal que prejudicaria a produção econômica. Para Adam Smith a única fonte produtora de riqueza seria o trabalho. Para a Escola Clássica inglesa, a especialização como instrumento eficaz no aumento da produtividade econômica.

14 6. DESPOTISMO ESCLARECIDO Estados absolutistas que modernizaram sua administração com a adoção de alguns princípios iluministas


Carregar ppt "O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google