A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: CIENCIAS SOCIAIS PROFA.ANGELES 04/09/06 CAPÍTULO “4” DO LIVRO : COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 a. ed. São.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: CIENCIAS SOCIAIS PROFA.ANGELES 04/09/06 CAPÍTULO “4” DO LIVRO : COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 a. ed. São."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: CIENCIAS SOCIAIS PROFA.ANGELES 04/09/06 CAPÍTULO “4” DO LIVRO : COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 a. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

2 As contribuições dos filósofos para as Ciências Sociais

3 Isidore Auguste Marie François Xavier Comte

4

5 Karl Heinrich Marx

6

7 David Émile Durkheim

8

9 Max Weber

10

11 Auguste Comte Nasceu em Montpellier, 10 de Janeiro de 1798 — morreu em Paris, 5 de Setembro de 1857 - foi um filósofo drancês e o pai da Sociologia.

12 Filho de pais católicos e monarquistas fervorosos, Comte, que rejeitou as convicções dos pais ainda bem jovem, foi aluno brilhante, dos estudos básicos aos superiores, na Escola Politécnica de Paris.

13 Desde o início da carreira Augusto Comte preocupou-se com a constituição de um sistema de valores adaptado à civilização industrial que então começava (início do século XIX), valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal. Para desenvolver esse sistema ele antes procurou fundar a Sociologia e, para fundar essa ciência, ele examinou todas as ciências abstratas.

14 Comte trabalhava intensamente na criação de uma "filosofia positiva" quando sofreu um colapso nervoso, em 1826. Recuperado, mergulhou na redação do Curso de Filosofia Positiva, que lhe tomou doze anos.

15 Positivismo A filosofia positivista de Comte nega que a explicação dos fenômenos naturais assim como os sociais provenha de um só princípio. A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e torna-se pesquisa de suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis.

16 Os antigos pensavam que as fatalidades provinham das iras divinas; Segundo a Bíblia, a humanidade provém de Adão e Eva; Os reis acreditavam que seu poder provinha de Deus;

17 Princípios básicos do Positivismo O Positivismo tem por base teórica a observação, ou seja, toda especulação acrítica, toda metafísica e toda teologia devem ser descartadas.

18 A Sociologia para Comte A sociologia não tem apenas a função de descrever os fenômenos sociais, mas valer-se dos resultados científicos. Ela deve reorganizar as estruturas sócio-políticas e prepara assim a reforma moral da sociedade.

19 Segundo Comte a humanidade passou por três estados No teológico, as explicações dos fenômenos do mundo físico eram procuradas nas forças sobrenaturais, de cunho mitológico-religioso.

20 No metafísico, o transcendente cede espaço a um pensamento supostamente racional, mas que ainda guarda muito do sobrenatural ao buscar explicações na esfera do supra- sensível, o inteligível. É a fase da abstração.

21 No estado positivo, ou científico, a forma abstrata do conhecimento dá lugar à compreensão das leis e relações entre os fenômenos, constadas pela observação metódica. São elas que explicam a variação dos fenômenos.

22 Ao elaborar sua filosofia positiva, Comte classificou as ciências que já haviam alcançado a positividade: a Matemática, a Astronomia, a Física, a Química, a Biologia e a Sociologia (esta última estava sendo formulada por Comte).

23 Comte definiu a palavra "positivo" com sete acepções: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.

24 O "simpático" implica afirmar que as concepções e ações humanas são modificadas pelos afetos das pessoas (individuais e coletivos); mais do que isso, em diversas obras Augusto Comte indicou como a subjetividade é um traço característico e fundamental do ser humano, que deve ser respeitado.

25 O Positivismo no Brasil O positivismo exerceu grande influência sobre os principais líderes republicanos brasileiros, quase todos ex-alunos da Escola Politécnica de Paris.

26 Entre eles destacam-se Luís Pereira Barreto, Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos (fundador da Igreja Positivista do Brasil) e Benjamin Constant, responsável pela divisa “Ordem e Progresso” (ideal comtiano) inscrita na bandeira do Brasil.

27 A bandeira Brasileira A configuração atual da bandeira do Brasil é um reflexo dessa influência na política nacional. Elaborada por Raimundo Teixeira Mendes ela procura indicar ao mesmo tempo a continuidade social do Brasil de regime político que então se operava no país.

28 Máxima da Bandeira Na bandeira, lê-se a máxima política positivista Ordem e Progresso, surgida a partir da divisa (frase que simboliza a idéia) O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.


Carregar ppt "DISCIPLINA: CIENCIAS SOCIAIS PROFA.ANGELES 04/09/06 CAPÍTULO “4” DO LIVRO : COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 a. ed. São."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google