A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 3  EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DO PATRIMÔNIO  Profª: Carlas C Ferreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 3  EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DO PATRIMÔNIO  Profª: Carlas C Ferreira."— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 3  EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DO PATRIMÔNIO  Profª: Carlas C Ferreira

2  Sabemos que o patrimônio é formado pelos bens, direitos e obrigações da entidade. No Balanço Patrimonial o ativo de uma empresa deve ser igual ao seu passivo. Vale lembrar que os bens e direitos são o ativo ou a parte positiva de uma empresa, e as a obrigações formam a parte negativa da entidade, o passivo.  O ativo de uma entidade, também chamado de patrimônio bruto, capital aplicado ou recursos investidos, trará as aplicações dos recursos da entidade, ou seja, onde a entidade investiu esse dinheiro.

3  O ativo pode ser dividido em várias categorias:  – ativo circulante: são as disponibilidades financeiras, bens e direitos, realizáveis no exercício subsequente, ou seja, são os bens que a entidade tem e que vão ser realizáveis, transformando-se em dinheiro até o ano seguinte. Exemplo: dinheiro, venda de direitos a terceiros, que a entidade tem a receber no ano seguinte.  – ativo não circulante: subdividido em realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível, aloca os demais bens e direitos da entidade. Exemplo: imóveis, direitos de longo prazo, veículos e etc.

4  “As a obrigações formam a parte negativa da entidade, o passivo.” O passivo se divide em circulante e não circulante:  Passivo circulante é composto pelas obrigações exigíveis ao longo do exercício seguinte.  Passivo não circulante são as dívidas exigíveis após o exercício seguinte.  Chamamos de passivo exigível a soma das obrigações da sociedade com terceiros (bancos, funcionários, governo, fornecedores). 

5  O Patrimônio Líquido mostrará se a entidade teve mais dívidas do que bens e direitos, ou mais bens e direitos do que obrigações (dívidas).  O Patrimônio líquido também é chamado de capital próprio da entidade, pois são os valores que de fato pertencem à empresa. Esse patrimônio líquido começa a ser formado, quando a entidade é criada.

6  O patrimônio líquido, ao contrário do ativo e passivo, não se divide em circulante e não circulante, mas em contas específicas, entre elas:  Capital social ou capital nominal: é a conta onde será registrado o valor que os sócios prometeram injetar na entidade.  Capital subscrito: é o capital que os sócios se comprometeram a entregar para a sociedade.  Capital realizado ou integralizado: é o capital que os sócios da entidade entregaram de fato, que será igual ao capital subscrito.

7  Se o valor total do ativo for maior que o valor do passivo exigível, o Patrimônio Líquido ou Situação Líquida será maior do que zero. Assim, podemos afirmar que a situação líquida patrimonial da empresa será positiva ou superavitária. SL > 0 (positiva)  B + D > Obrigações com Terceiros  Já se o valor total do ativo for igual ao valor do passivo exigível, quer dizer, se o somatório dos bens e direitos for igual ao valor das obrigações com terceiros, o PL ou Situação Líquida da empresa será zero, ou nulo, ou seja, a empresa não terá lucro nem prejuízo.  SL nula ou 0  B + D = Obrigações com Terceiros

8  Se, por outro lado, o valor total do ativo for menos que o valor do passivo exigível, o Patrimônio Líquido ou Situação Líquida será menor do que zero. Assim, podemos afirmar que a situação líquida patrimonial da empresa será negativa ou deficitária, também chamada de passivo a descoberto ou passivo descoberto. SL < 0 (negativa)  B + D < Obrigações com Terceiros  Diante do exposto, podemos afirmar que o Patrimônio líquido ou situação líquida é a soma da parte positiva do patrimônio, menos o passível exigível.

9  A equação fundamental da contabilidade ou do patrimônio pode ser representada de várias formas, dentre elas: O Patrimônio Líquido (PL) será igual à soma dos bens e dos direitos menos as obrigações da entidade. Como os bens e direitos são chamados de ativos (A) e as obrigações são chamadas de passivo exigível, podemos colocar da seguinte forma:  A – P(EXIGÍVEL) = PL OU PL = A – P(EXIGÍVEL)


Carregar ppt "FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 3  EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DO PATRIMÔNIO  Profª: Carlas C Ferreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google