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Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.

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Apresentação em tema: "Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática

2 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Guia de Livros Didáticos - PNLD Concepções sobre o conteúdo científico das obras. Matemática como “ferramenta” e “objeto”

3 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica “Modelos matemáticos: Conceitos Relações Procedimentos Relações Simbólicas Objetos do conhecimento

4 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Matemática como “linguagem” e “representações semióticas” Concepções sobre o conteúdo científico das obras.

5 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Representações simbólicas Língua natural Linguagem simbólica Desenhos Gráficos Diagramas Imagens gráficas Conceitos Relações Procedimentos Objetos do conhecimento

6 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica “ Esse saber não é um repertório de conhecimentos antigos e cristalizados, mas sim um conjunto de ideias e procedimentos extremamente poderosos...”

7 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Ensinar Matemática... “... o processo de ensino e aprendizagem da Matemática envolve um leque variado de competências cognitivas e requer, além disso, que se favoreça a participação ativa dos estudantes. “ (p.8)

8 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Algumas competências: usar com autonomia o raciocínio matemático, para a compreensão do mundo que nos cerca, o que inclui o desenvolvimento de pensamento indutivo, de visão geométrico- espacial, de pensamento não determinístico e de raciocínio lógico- dedutivo;

9 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica raciocinar, fazer abstrações com base em situações concretas, generalizar, organizar e representar adequadamente suas ideias matemáticas;

10 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica compreender e transmitir ideias matemáticas, por escrito ou oralmente, desenvolvendo a capacidade de argumentação; relacionar conceitos e estratégias de diferentes campos matemáticos, sendo capaz de identificar diferentes formas ou abordagens para resolver problemas...

11 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Resolução de Problemas Concepções sobre o conteúdo científico das obras.

12 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Resolver um problema... Não é uma atividade de simples aplicação de técnicas e procedimentos já exemplificados...

13 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Articulação dos conteúdos matemáticos Concepções sobre o conteúdo científico das obras. ► Conceitos relevantes devem ser abordados desde o início da formação escolar; ► Um conceito nunca é isolado, ele se integra a outros, por meio de relações das mais simples às mais complexas.

14 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica ► Não se deve esperar que um conceito se concretize em um determinado período, este se torna efetivo quando é revisitado progressivamente e aprofundado; ► As competências não se desenvolvem no vazio, e sim por meio de saberes de divers tipos dos mais informais aos mais sistematizados, que devem ser constituídos nas instituições de ensino

15 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica O livro didático em um contexto de interações Professor Autor/Livro Didático Estudante Matemática

16 Nesta concepção, o livro didático, é tratado como um dos materiais de apoio ao currículo, fornecendo apoio teórico e variações de atividades e exercícios para o aluno. Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

17 Sugerimos então, a utilização conjunta do Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo e o livro didático a ser indicado na escolha. Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

18 Então, diante de tudo o que foi discutido, a escolha de um livro didático não é uma tarefa simples !!! Como iniciar??? Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

19 Os temas centrais de cada série, segundo o Currículo. Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

20 Ponto de partida: Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

21 Consulta básica: Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

22 Os critérios para análise: Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1. Incluir todos os temas/conteúdos propostos no Currículo Oficial de Matemática da SEE-SP; 2. Privilegiar a exploração dos conceitos matemáticos e de sua utilidade para resolver problemas;

23 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 3. Apresentar os conceitos com encadeamento lógico (semelhança com a “espiralidade” do currículo de Matemática da SEE-SP); 2. Propiciar o desenvolvimento, pelo aluno, de competências cognitivas básicas e avançadas e não apenas de técnicas operatórias.

24 A escolha... Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Organização dos conteúdos matemáticos Números e operações; Álgebra; Grandezas e medidas; Estatística e probabilidade. No guia, os temas centrais acima descritos, são acompanhados por uma abordagem teórica e metodológica.

25 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Resenha Identificação da obra - Título da obra; - Autor(es); - Editora; - Código no PNLD/2017; - Tipo da coleção; - Endereço eletrônico da editora.

26 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Visão geral Breve resumo contendo as principais características referentes à abordagem dos conteúdos e à metodologia de ensino aprendizagem.

27 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Descrição Neste tópico encontramos um sumário e a descrição dos conteúdos desenvolvidos em cada ano/série.

28 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Análise da obra Abordagem dos conteúdos Nesta seção, apresenta-se um gráfico, com a porcentagem dos diversos conteúdos desenvolvidos na obra

29 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

30 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Análise da obra Metodologia tipo de atividade; desenvolvimento de capacidades básicas; uso de conhecimentos extraescolares; interação entre os alunos; introdução ao desenvolvimento dos conteúdos; desenvolvimento de capacidades básicas; Estímulo à utilização de recursos diversificados ;

31 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Análise da obra Contextualização outras áreas do conhecimento; papel na aprendizagem; práticas sociais; História da Matemática; realística.

32 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Análise da obra Em sala de aula auxilia o professor a tirar melhor proveito dos conteúdos propostos; sugere o planejamento e adequação ao projeto pedagógico ;

33 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Análise da obra Em sala de aula Alertas sobre imprecisões observadas em explanações de alguns conteúdos ou em atividades propostas.

34 Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Fichas de avaliação O Guia é finalizado com as fichas de avaliação (pg. 136 a pg. 155), a qual contém todos os requisitos de análise, detalhados e classificados. Ela é o instrumento-base de coleta de informações referentes a cada coleção.

35 Não há livro perfeito! Cabe ao professor exercer o seu papel de mediador, promovendo a reflexão com os alunos sobre o conteúdo dos livros e sobre as dúvidas que eles apresentem ao lidar com esses livros. Lembre-se que: Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

36 O papel do professor na escolha de um livro mais adequado a seus alunos é insubstituível. A escolha deve levar em conta o projeto pedagógico da escola. UM BOM TRABALHO A TODOS!!! Então: Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

37 Obrigado! otavio.yamanaka@educacao.sp.gov.br Equipe Curricular de Matemática Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica


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