A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leitura e escrita: a importância da leitura na EI e EF.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leitura e escrita: a importância da leitura na EI e EF."— Transcrição da apresentação:

1 Leitura e escrita: a importância da leitura na EI e EF

2

3 O Mundo é grande e complexo

4 Frequentamos a escola para aprender a ler o mundo.

5 Ler: uma grande aventura

6 Era uma vez um novo olhar...

7

8 Qual o valor da incógnita? 3x + 50 = 650

9 Daniel é filho único e por isso tem uma boa mesada. O seu sonho era comprar um skate e ser igual aos grandes skatistas brasileiros. Certo dia, ao entrar numa loja, ele encontrou uma ótima promoção: “Compre um skate e leve grátis uma bola de futebol”. Sabe-se que o triplo do preço do skate com o preço da bola (R$ 50,00) dá um valor de R$ R$ 650,00. Ajude Daniel, encontre o valor unitário do skate.

10 Qual a importância da leitura? O primeiro contato de uma criança com um texto é oralmente Ouvindo histórias pode-se sentir emoções importantes: ouvir, sentir e “enxergar com os olhos da imaginação” Através das histórias conhecemos: novos lugares, outros tempos, outros modos de agir, outra ética, outra ótica Possibilita o contato com temas reais

11 As histórias se transformam?

12 O que ganhamos com a leitura? Melhora o vocabulário. Amplia a argumentação. Nos possibilita conhecer novas culturas, épocas, valores. Melhora a produção oral e escrita. Promove momentos de lazer.

13 Como escolher uma boa história? Conflitos instigantes Personagens bem delineados Estrutura narrativa bem armada Linguagem bem construída Apresentar possibilidades de interpretação nas entrelinhas Texto que cativa o leitor e suscitar o desejo de novas histórias Texto que suscita o prazer (provocar arrepios, levar à percepção de novas coisas, ampliar a imaginação)

14 Todo texto precisa ter uma função

15 LEITURA DE IMAGENS Qual o poder das imagens? Como elas influenciam nosso comportamento?

16 AS IMAGENS PODEM CHOCAR

17 Podem Encantar

18 DIVERTIR

19 Vamos Ler ?

20 CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: Diálogo envolvente com as práticas sociais

21 . Atrair o aluno para uma leitura diversificada; Reconhecimento e prática da leitura verbal e não- verbal; Compreensão dos elementos que compõem cada gênero. Objetivo:

22 “Charge se constitui realidade inquestionável no universo da comunicação, dentro do qual não pretende apenas distrair, mas, ao contrário, alertar, denunciar, coibir e levar a reflexão.” (Agostinho, 1993) Justificativa:

23 “A junção do visual com o linguístico faz do texto de quadrinhos a base ideal para pesquisa centrada na interação: o código visual supre lacunas que, por caso, possam ser deixadas pelo código linguístico e vice-versa. (Lins, 2002) Justificativa:

24 “Vale ressaltar a amplitude de gêneros imagísticos (assim como o cartum) que surgem atualmente na sociedade e a necessidade de estudos voltados para essas estruturas que normalmente congregam o verbo e a imagem.” (ARAGÃO) Justificativa:

25 Atividade em grupo

26 Lendo as Entrelinhas Admirável gado novo

27 Cálice

28 Que tipo de histórias mais agradam nossos alunos?

29 Vamos Refletir?

30 Como trabalhar a leitura? Roda de história Preparar um ambiente adequado: tapetes, almofadas, sentar em roda Crianças e professora contam história Permitir que as crianças façam comentários na hora da história Ao final, abrir espaço para que comentem o que pensaram e gostaram do que ouviram. Evitar perguntas de localização de dados

31 Como trabalhar a leitura? Ciranda do livro Todo final de semana as crianças levam um livro para casa. Criar um catálogo ou blog para que anotem suas impressões sobre o livro que leram. Expandir esta ciranda para professores, funcionários e comunidade escolar. Só vamos gostar de ler se nos tornarmos viciados

32 Como trabalhar a leitura? Sarau Promover nos intervalos ou na sala de leitura momentos de leitura coletivas, encenações, declamações, discussões sobre livros e seus temas.

33 Como trabalhar a leitura? Projetos de leitura 1 - Escolha de um paradidático para leitura da turma 2 – Discussão do tema central 3 – Projetos interdisciplinares com a temática central 4 – Ações a partir das discussões promovidas 5 – Produções literárias dos alunos a partir do olhar de cada um sobre o tema

34

35 Obrigado Felipe Scozzafave Contato: marcus.scozzafave@abrileducacao.com.br


Carregar ppt "Leitura e escrita: a importância da leitura na EI e EF."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google