A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3ªCNCI DEFESA RELATO BRASÍLIA,16 DE NOVEMBRO DE 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3ªCNCI DEFESA RELATO BRASÍLIA,16 DE NOVEMBRO DE 2005."— Transcrição da apresentação:

1 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3ªCNCI DEFESA RELATO BRASÍLIA,16 DE NOVEMBRO DE 2005

2 O CONCEITO DE “DEFESA NACIONAL”  Política de Defesa elaborada em 1996 consagra o entendimento de que a defesa nacional é preocupação e responsabilidade de toda a sociedade.  Estabelece a adoção do princípio da dissuasão como central e define a diplomacia e as forças armadas como agentes principais desse conceito.

3 DISSUASÃO COMO PONTO CENTRAL  A dissuasão deve ser responsabilidade de toda a sociedade e não somente das forças armadas já que o país tem que ser, economicamente, politicamente, socialmente e TECNOLÓGICAMENTE dissuasor para ter êxito nessa estratégia.

4 VONTADE NACIONAL COMO MOTRIZ DA DEFESA  É FUNDAMENTAL QUE O POVO TENHA “VONTADE” DE SE DEFENDER OU SER DEFENDIDO.  ESSA VONTADE ESTÁ VINCULADA À CONFIANÇA E RELEVÂCIA QUE O POVO PERCEBE NO ESTADO.  DESSE MODO A PRESENÇA DO ESTADO É CENTRAL NA FORMAÇÃO DESSE SENTIMENTO NACIONAL E ESSA PRESENÇA SE DÁ DAS MAS DIVERSAS MANEIRAS, DENTRE ELAS A REALIZAÇÃO DE PROJETOS QUE POSSUEM IMPORTANTES COMPONENTES TECNOLÓGICOS.  TECNOLOGIA É UMA DAS MANEIRAS DE SE EXERCER A PRESENÇA DO ESTADO JUNTO À POPULAÇÃO

5 IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA COMO AFIRMAÇÃO DA SOBERANIA  OS REGIMES DE CONTROLE DE TECNOLOGIAS SENSÍVEIS SE FECHAM CADA VEZ MAIS PARA OS PAÍSES EMERGENTES ( RES ONU/CS1540 E REGIMES ESPECÍFICOS).  AS TECNOLOGIAS SENSÍVEIS SÃO DUAIS NA SUA QUASE TOTALIDADE O QUE TENDE A DIFICULTAR, CADA VEZ MAIS, A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS QUE POSSAM SER ROTULADAS COMO TAL E QUE SÃO AS QUE TEM MAIOR IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DO SETOR INDUSTRIAL DO PAÍS  ESSE FATO DEIXA EM RELEVO A NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE AS ESTRUTURAS DE PESQUISA DAS FORÇAS ARMADAS, DAS UNIVERSIDADES E CENTROS DE PESQUISAS CIVIS E O SEGMENTO INDUSTRIAL O QUEEVIDENCIA A NECESSIDADE DE UMA “REDE DE INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA”.

6 AÇÕES EM ANDAMENTO QUE MERECEM ATENÇÃO ESPECIAL POR PARTE DA SOCIEDADE  SISTEMA SIPAM/SIVAM  PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO  PROGRAMA NUCLEAR(PROJETO ARAMAR)  PROGRAMA DE AÇÃO NA AMAZÔNIA  PROGRAMA DE AÇÃO NO MAR ( ATLÂNTICO SUL)  TODOS CENTRADOS NA COMPONENTE TECNOLÓGICA

7 QUESTÕES RELACIONADAS ÀS “NOVAS AMEAÇAS”  AS NOVAS AMEAÇAS SÃO CENTRALMENTE DE CUNHO TECNOLÓGICO OU CIENTÍFICOS  SISTEMAS SEGUROS DE COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA QUE DIFICULTEM O ATAQUE DE “VIRUS”.  SISTEMAS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, HUMANA E ANIMAL, QUE EVITEM AS POSSIVEIS INVASÕES DE DOENÇAS, SEJA POR AÇÃO OU OMISSÃO.  SISTEMAS DE MONITORAMENTO QUE IDENTIFIQUEM, DE MODO EFICAZ E RÁPIDO, ESSAS INVASÕES PARA PODEREM SER NEUTRALIZADAS ANTES DE GERAREM PROBLEMAS TANTO NA ECONOMIA QUANTO NA SAÚDE.

8 NECESSIDADES  A PRINCIPAL ESTÁ RELACIONADA COM OS RECURSOS FINANCEIROS, SÃO INSUFICIENTES E DESCONTINUADOS.  NECESSIDADE DE AUMENTO DE RECURSOS HUMANOS DE ELEVADA QUALIFICAÇÃO.  AUMENTO DA RELAÇÃO COM O SETOR INDUSTRIAL AMPLIANDO ESSA RELAÇÃO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE “INDUSTRIA DUAL” AO INVÉS DE “INDUSTRIA BÉLICA”  AUMENTO DA INTERAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE PESQUISAS MILITARES COM AS CIVIS.  FIRME AÇÃO DO ESTADO NA UTILIZAÇÃO DE ENCOMENDAS ESTRATÉGICAS VIABILIZADORAS DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.  CRIAÇÃO DE FONTES DE RECURSOS FINANCEIROS PERENES E CRESCENTES


Carregar ppt "3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3ªCNCI DEFESA RELATO BRASÍLIA,16 DE NOVEMBRO DE 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google