A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ameaças e Mudanças Climáticas Profa. Aline Regimes Ambientais Internacionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ameaças e Mudanças Climáticas Profa. Aline Regimes Ambientais Internacionais."— Transcrição da apresentação:

1 Ameaças e Mudanças Climáticas Profa. Aline Regimes Ambientais Internacionais

2 Comércio e meio ambiente  O debate que vem surgindo sobre comércio e meio ambiente envolve o conflito entre duas políticas com objetivos distintos, a do comércio externo e a de meio ambiente.  A Política de Comércio Externo objetiva a liberalização do comércio internacional, enquanto que a Política de Meio Ambiente defende a preservação do ambiente em termos físicos, a saúde e a segurança humana, a proteção ao consumidor e o tratamento dado aos animais.

3 O que é sustentabilidade ? Utilização dos recursos naturais de forma inteligente preservando para as gerações futuras

4 MEDIR SUSTENTABILIDADE ?  Existem três problemas de mensuração: 1. O PIB (ou PNB) deve ser inteiramente substituído por uma medida bem precisa de renda domiciliar disponível, e não de produto; 2. A qualidade de vida só pode ser medida por um índice composto bem sofisticado, que incorpore até mesmo as recentes descobertas desse novo ramo que é a economia da felicidade ; 3. A sustentabilidade exige um pequeno grupo de indicadores físicos, e não de malabarismo que artificialmente tentam precificar coisas que não são mercadorias;

5 O tema do desenvolvimento sustentável  As discussões sobre meio ambiente se ampliaram durante a Conferência do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992. A conferência consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável, que se tornou o conceito básico de todas as futuras negociações internacionais sobre meio ambiente.  O conceito de Desenvolvimento Sustentável implica a introdução de considerações de ordem ambiental no processo de decisão econômica com vistas ao desenvolvimento, através do uso racional dos recursos naturais, de forma a evitar comprometer o capital ecológico do planeta.  Temas enfatizados na Conferência das Nações Unidas (1992): atmosfera, qualidade do ar e da água, destruição da camada de ozônio, mudança do clima, oceanos, lagos, uso e proteção do solo, espaço exterior, diversidade dos recursos biológicos, ecossistemas, poluição, controle de substâncias tóxicas, administração de dejetos e do lixo, e proteção das espécies.

6 Paradigmas: modelos de inserção internacional

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20


Carregar ppt "Ameaças e Mudanças Climáticas Profa. Aline Regimes Ambientais Internacionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google