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PublicouMaria de Belem Estrela Martini Alterado mais de 7 anos atrás
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Edison Tamascia
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Competência Conhecimento Habilidade Atitude
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Conhecimento Estudar o mercado de atuação Observar a concorrência Estabelecer metas Treinar a equipe Participar de processos de reciclagem etc
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População Brasileira 180 milhões Excluídos 30 milhões População compradora 150 milhões Farmácias 50.000 Média de clientes por Farmácia = 3.000 PopulaçãoXFarmácias Números do Mercado Farmacêutico
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Medicamentos R$ 18.600 bilhões Perfumaria R$ 2.400 bilhões Outros R$ 900 milhões Consolidado R$ 21.900 bilhões FaturamentoXFarmácias Projetado para 2004 Faturamento global do segmento
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Grandes redes 28 % Farmácias diferenciadas 12% Independentes = 60% 13.140 bilhões R$ 25.500,00 (mensal) FaturamentoXFarmácias Fonte: Panorama Setorial Gazeta Mercantil Participação de Venda por categoria de Farmácia
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Reforma Tributária Benefício Fiscal Regulamentação de ICMS RDC 134/2003 RDC 199/2004 Lei 5991/1973 Portaria 349 Farmacêutico em tempo integral LeisRDCPortariasReformas A Regulamentação do Segmento
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Habilidade Definição do posicionamento concorrencial do estabelecimento Farmácias não comerciais; Farmácias com descontos agressivos; Farmácias de nichos; Farmácias da comunidade;
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Farmácias não comerciais Venda de medicamentos com descontos agressivos Grupo de consumidores fidelizados Ações de marketing de baixo custo Baixo nível de serviço Baixo custo operacional Venda de medicamentos não é finalidade da atividade
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Farmácias de descontos Localização privilegiada e alto volume de faturamento Grande espaço físico e auto-serviço diversificado Estoque c/ poucas faltas - venda de produtos especiais Baixo nível de serviço Facilidade para fazer parcerias com a Indústria Gerenciamento econômico profissionalizado
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Farmácias de nichos Manipulação Delivery Especializada com foco num público específico Venda de produtos especiais Drugstores Com atenção farmacêutica
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Farmácias da comunidade Proprietário participa das atividades da loja Tem preços competitivos, mas não agressivos Composição do mix (recebimento) diversificado (fiado) Bom nível de serviços complementares Equipe de colaboradores qualificada e comprometida Maior poder de persuasão junto ao consumidor
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Atitude Nível de energia e foco do empresário para aplicar corretamente os conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do tempo
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Atitude Momentos da Verdade
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Momentos da Verdade no Atendimento Visual externo e interno da loja Prestatividade no atendimento e segurança nas informações Visual dos atendentes e outros colaboradores Limpeza e iluminação do local Disponibilidade e orientação na venda de medicamentos Variedade de escolha no auto-serviço Disponibilidade de linha e orientação sobre Genérico Variedades de serviços complementares Agilidade no atendimento Diversificação na forma de recebimento
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Momentos da Verdade no Gerenciamento Planejamento estratégico claro Programa de estímulos para as inovações Regras claras de gerenciamento Gerenciamento eficiente das melhorias dos processos Gerenciamento eficiente de custos Tecnologia é utilizada como ferramenta de gestão Programa de estímulos para a melhoria da rentabilidade Pagamento de comissão sobre a venda geral Definição clara sobre o foco de atuação Pró-atividade – estuda o mercado e a concorrência
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Como serão as farmácias do futuro Farmácia com integração de dados e possibilidade de reposição automática de produtos Farmácia com integração de dados e possibilidade de reposição automática de produtos Lay-out voltado para o auto-serviço Com gestão financeira eficiente Estar associada a uma marca forte (redes, franquias ou associativismo) Não ser dependente da venda de produtos similares Comunicação e permanente diálogo com o paciente
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IDÉIAS CRIATIVAS
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PAINEL DE GENÉRICO NA FACHADA
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LINHA DE GENÉRICOS POR INDÚSTRIA
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VEÍCULO PERSONALIZADO PARA ATENDIMENTO
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SERVIÇOS ADICIONAIS PARA O CONSUMIDOR
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ESPAÇO PARA BELEZA
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MATERIAL PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
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Edison Tamascia edison@febrafar.com.br www.febrafar.com.br (11) 3285-3494 Informações e Contato
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