A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA MÁQUINAS ELÉCTRICAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA MÁQUINAS ELÉCTRICAS."— Transcrição da apresentação:

1 MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA MÁQUINAS ELÉCTRICAS

2 MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA Um motor DC simples é constituído apenas por uma espira que é livre de rodar num campo magnético. A corrente (contínua) para a bobina é fornecida por uma pilha/bateria, através de duas escovas que, ao movimentar-se, fazem contacto com um anel dividido em duas partes (colector). A espira é colocada perante um campo magnético estacionário, criado, por exemplo, por dois ímanes. As forças provocadas nos fios condutores que transportam a corrente eléctrica criam um binário na espira que a faz rodar sobre o seu eixo.

3 MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA

4 A força F num fio de comprimento L, que é atravessado por uma corrente i, quando é posta perante um campo magnético B, é dada por: F = i x L x B x sen do ângulo entre B e I o ângulo será 90º se o campo for uniforme vertical.

5 MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA A direcção de F pode ser obtida usando a regra da mão direita, como mostrado na figura do slide 3. As duas forças aí mostradas são iguais e opostas, mas são deslocadas verticalmente, e por isso provocam um binário. (As forças nos outros dois lados da bobina actuam ao longo da mesma linha e por isso não provocam binário.)

6 MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA

7 Questionário 1. Indique os componentes mínimos necessários para construir um motor de corrente contínua. 2. Qual a função das escovas num motor DC? Explique por que motivo o colector tem de ser dividido em duas partes e não pode ser antes uma peça inteiriça. 3. Imagine um fio condutor de cobre na horizontal com um pólo norte acima e um pólo sul abaixo dele. A corrente é da esquerda para a direita. Nestas circunstâncias, a força exercida no fio condutor é no sentido que faz o condutor afastar-se de si ou aproximar-se?

8 MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA 4. Utilizando a regra da mão direita, indique qual o sentido da força a que fica sujeita a espira da figura seguinte. Indique, na figura, o sentido da força nos 4 lados da espira.

9 MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA 5. Sabendo que o sentido de rotação do motor abaixo representado é o indicado na figura, que o pólo norte do íman permanente é representado a azul e o pólo Sul a vermelho, indique, na espira/bobina, o sentido da corrente e a polaridade da pilha de alimentação.

10 MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA 6. Dada a figura abaixo, indique, na mesma, qual o sentido da força a que está sujeita a espira. Indique o sentido da força nos dois lados maiores da espira.


Carregar ppt "MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA MÁQUINAS ELÉCTRICAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google