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1º trimestre/2016. Destaques do trimestre O Raio-X FipeZap: Perfil da demanda de imóveis, desenvolvido em conjunto pela Fipe e pelo ZAP, é uma pesquisa.

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1 1º trimestre/2016

2 Destaques do trimestre O Raio-X FipeZap: Perfil da demanda de imóveis, desenvolvido em conjunto pela Fipe e pelo ZAP, é uma pesquisa realizada a cada 3 meses com usuários do ZAP que manifestaram interesse em entrar em contato com algum anunciante de imóveis durante o trimestre de referência. Mais informações: www.fipezap.com.br. Pessimismo com mercado imobiliário diminui no 1º trimestre de 2016 Expectativas dos potenciais compradores de imóveis mostram leve melhora no começo do ano Os resultados do Raio-X FipeZap do 1º trimestre de 2016 evidenciam os primeiros sinais de recuperação para o futuro próximo do mercado imobiliário. Entre o final de 2015 e início de 2016, o percentual de compradores em potencial – isto é, com pretensão de adquirir imóveis nos próximos 3 meses – que classificava os preços atuais como “caros ou muito caros” recuou de 78% para 73% dos respondentes. Já entre quem comprou imóveis recentemente, 57% enxergava os preços “caros ou muito caros”, mostrando queda em comparação com os 64% registrados no final de 2015. Adicionalmente, as expectativas sobre a evolução de preços dos imóveis estão menos negativas: este foi o segundo trimestre consecutivo com redução no percentual dos respondentes com pretensão em comprar imóveis que acreditavam em queda de preços nos 12 meses seguintes. Com isso, os entrevistados se mostram divididos: 56% acredita em redução dos preços e 44% espera que os preços ao menos acompanhem a inflação. Ainda assim, os resultados desta edição do Raio-X FipeZap indicam que o momento geral do mercado imobiliário permanece desafiador. É o caso, por exemplo, do percentual médio de descontos nos últimos 12 meses, que atingiu no presente trimestre o maior patamar da série histórica: 9,3%. Além disso, o percentual de investidores no mercado imobiliário residencial também registrou seu menor valor desde o início da pesquisa: 39% no acumulado em 12 meses. Esses e outros resultados da pesquisa são detalhados na sequência. 1º trimestre/2016

3 Temas pesquisados A FIPE e o ZAP desenvolveram e aplicaram um questionário aos usuários do ZAP para compreender algumas características importantes do mercado imobiliário. As perguntas investigaram os seguintes temas: 4.552 respondentes período de coleta: 05 a 27 abril/2016 4º trimestre/2015 Objetivo da compra do imóvel Descontos Expectativa de valorização 1º trimestre/2016

4 Perfil amostral A maior parte dos respondentes é do gênero masculino, possui idade acima de 50 anos e renda domiciliar entre R$ 2.500 e R$ 5.000 mensais 1º trimestre/2016

5 Intenção de compra O percentual de respondentes que afirma ter intenção de comprar um imóvel nos próximos 3 meses elevou-se para 46% no 1º trimestre de 2016 1º trimestre/2016

6 Tipo de imóvel Novo/usado A maioria dos compradores de imóveis (58%) optou por usados no período Entretanto, 54% dos que pretendem comprar algum imóvel nos próximos 3 meses se declarou indiferente entre um imóvel novo ou usado 1º trimestre/2016

7 Objetivo de compra De quem comprou imóvel nos últimos 12 meses A maior parte dos compradores pretende utilizar o imóvel para moradia O segundo principal motivo de compra é o investimento com intenção de aluguel 1º trimestre/2016

8 Objetivo de compra: investimento % no total de compradores acumulado em 12 meses Entre os que compraram imóveis nos últimos 12 meses, 39% o fizeram como investimento No 1º trimestre de 2016 houve recuo em ambas as modalidades de investimentos (aluguel e revenda) Nota: a pesquisa pergunta sobre compra de imóvel nos últimos 12 meses. Assim, os valores dos trimestres anteriores podem sofrer alterações em relação à última divulgação devido à incorporação de novas observações para aquele período. 1º trimestre/2016

9 Média do percentual de descontos Compras realizadas nos últimos 12 meses Nota: a pesquisa pergunta sobre compra de imóvel nos últimos 12 meses. Assim, os valores dos trimestres anteriores podem sofrer alterações em relação à última divulgação devido à incorporação de novas observações para aquele período. Os descontos seguem em alta em 2016, atingindo o patamar de 9,3%, em março/16 1º trimestre/2016

10 Percentual de transações com descontos Compras realizadas nos últimos 12 meses Nota: a pesquisa pergunta sobre compra de imóvel nos últimos 12 meses. Assim, os valores dos trimestres anteriores podem sofrer alterações em relação à última divulgação devido à incorporação de novas observações para aquele período. 1º trimestre/2016 Desde o início de 2015, cresceram as transações com desconto: em março, apenas 23,4% das compras reportadas nos 12 meses anteriores foram realizadas pelo preço originalmente pedido pelo vendedor

11 Expectativa com o preço dos imóveis para quem pretende comprar nos próximos 3 meses A variação média esperada dos preços para os próximos 12 meses passou a ser de -6,7% no 1º trimestre de 2016 (era de -7,3% no 4º trimestre) 1º trimestre/2016

12 Percepção sobre o preço dos imóveis Com relação às expectativas, o percentual de respondentes que classificaram os preços como “altos” ou “muito altos” recuou no 1º trimestre, alcançando o patamar de 57%, entre aqueles que adquiriram imóveis, e de 73%, entre os que tem pretensão de compra 1º trimestre/2016

13 Percepção sobre o preço dos imóveis Os gráficos detalham a distribuição dos entrevistados quanto à percepção sobre o nível de preços dos imóveis 1º trimestre/2016

14 Mais informações: www.fipezap.com.br Contato: fipezap@fipe.org.br


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