A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assum Preto Luiz Gonzaga Tudo em vorta é só beleza Sol de Abril e a mata em frô Mas Assum Preto, cego dos óio Num vendo a luz, ai, canta de dor (bis)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assum Preto Luiz Gonzaga Tudo em vorta é só beleza Sol de Abril e a mata em frô Mas Assum Preto, cego dos óio Num vendo a luz, ai, canta de dor (bis)"— Transcrição da apresentação:

1 Assum Preto Luiz Gonzaga Tudo em vorta é só beleza Sol de Abril e a mata em frô Mas Assum Preto, cego dos óio Num vendo a luz, ai, canta de dor (bis)

2 Tarvez por ignorança Ou mardade das pió Furaro os óio do Assum Preto Pra ele assim, ai, cantá mió (bis)

3 Assum Preto veve sorto Mais num pode avuá Mil vezes a sina de uma gaiola Desde que o céu, ai, pudesse oiá (bis)

4 Assum Preto, o meu cantar É tão triste como o teu Também roubaro o meu amor Que era a luz, ai, dos óios meus..

5 Identificando as caraterísticas do texto Qual o gênero do texto? Como ele foi estruturado?

6 Analisando o dito do texto O que é relatado, inicialmente, na música? Qual relação há entre o que é relatado inicialmente com o que é relatado no final da canção? Qual a ideia central da música? Se fosse para escolher um outro título para música, qual você daria?

7 Estudo do vocabulário Assum Preto veve sorto Mais num pode avuá Mil vezes a sina de uma gaiola Desde que o céu, ai, pudesse oiá s. f. 1. Signa. 2. Fam. Destino; fado.

8 A linguagem quanto ao sentido Assum Preto, o meu cantar É tão triste como o teu Também roubaro o meu amor Que era a luz, ai, dos óios meus... Linguagem conotativa – A “luz”, nesse contexto, recebe o sentido de vida, graça, felicidade. Linguagem conotativa – É feita uma comparação entre os cantos da ave e do eu lírico.

9 Análise do nível da linguagem do texto Tudo em vorta é só beleza Sol de Abril e a mata em frô Mas Assum Preto, cego dos óio Num vendo a luz, ai, canta de dor Tarvez por ignorança Ou mardade das pió Furaro os óio do Assum Preto Pra ele assim, ai, cantá mió Assum Preto veve sorto Mais num pode avuá Também roubaro o meu amor Que era a luz, ai, dos óios meus..

10 As palavras destacadas estão de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa? Geralmente, quais são as pessoas que a utilizam? Onde elas moram? Sabendo-se quem é o locutor do texto, qual a intencionalidade ao usar tais palavras? Você utiliza essa linguagem? Se não, qual utilizaria para substituir as que foram usadas?

11 Conclusão Luiz Gonzaga, quando criou a música, imaginou como eu lírico um homem da roça; logo, colocou na canção o falar desse homem caipira.

12 O Brasil é um país grande e diversificado, com Estados ricos e pobres, grandes e pequenos, com gente vivendo em povoados, no litoral, na floresta, nas grandes cidades,é natural que a língua portuguesa sofra variações.

13 Essas variações é o que chamamos de VARIEDADES LINGUÍSITCAS São as variações que uma língua apresenta em razão das condições SOCIAIS, CULTURAIS E REGIONAIS nas quais é utilizada.

14 As variedades Variedade Padrão – É a norma culta, é a variedade de maior prestígio social.

15 As variedades Variedade Não Padrão – É o conjunto de variedades linguísticas diferentes da língua padrão.

16

17 Falar bem é falar ADEQUADAMENTE O gramático Evanildo Bechara ensina que é preciso ser “poliglota de nossa própria língua”. Poliglota é a pessoa que fala várias línguas. No caso, ser poliglota do português significa ter domínio do maior número possível de variedades linguísticas e saber utilizá-las nas mais diferentes situações.


Carregar ppt "Assum Preto Luiz Gonzaga Tudo em vorta é só beleza Sol de Abril e a mata em frô Mas Assum Preto, cego dos óio Num vendo a luz, ai, canta de dor (bis)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google