A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Textura, Estampa e Gravura 7º ano. Textura e gravura A nível geral, a textura está relacionada com a superfície externa de um corpo. Trata-se de uma propriedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Textura, Estampa e Gravura 7º ano. Textura e gravura A nível geral, a textura está relacionada com a superfície externa de um corpo. Trata-se de uma propriedade."— Transcrição da apresentação:

1 Textura, Estampa e Gravura 7º ano

2 Textura e gravura A nível geral, a textura está relacionada com a superfície externa de um corpo. Trata-se de uma propriedade que é captada através do sentido do tato. A suavidade, a aspereza e a rugosidade são sensações que a textura transmite. Exemplos: “Adoro a textura desta camisa: é muito suave”, “Estes cremes contribuem para suavizar a textura da minha pele”, “Os cegos conseguem ler graças à textura das folhas escritas em Braille”.

3

4

5

6

7 Estampa De uma forma bem simples, o design de superfície engloba a criação de imagens para superfícies, que são criadas de forma que possam ser repetidas indefinidamente no suporte.

8

9

10

11

12

13 Gravura O termo "gravura" é muito conhecido pela maioria das pessoas, no entanto, as várias modalidades que constituem esse gênero, costumam confundir-se entre si, ou com outras formas de reprodução gráfica de imagens. Isto faz da gravura uma velha conhecida, da qual pouco sabemos de fato. De um modo geral, chama-se "gravura" o múltiplo de uma Obra de Arte, reproduzida a partir de uma matriz. Mas trata- se aqui de um reprodução "numerada e assinada uma a uma", compondo desta forma uma edição restrita, diferente do ", que é um produto de processos gráficos automáticos, e reproduzido em larga escala sem a intervenção do artista.

14 Um carimbo pode ser a matriz de uma gravura, a grosso modo. Mas quando esse "carimbo" é fruto da elaboração e manipulação minuciosa de um artista, temos um "original" - uma matriz - de onde surgirão as imagens que levarão um título, uma assinatura, a data e a numeração que a identificam dentro da produção desse artista: torna-se uma Obra de Arte.

15 Estilos de gravura Xilogravura ou xilografia: Matriz em madeira; Litogravura ou litografia: Matriz em pedra; Gravura em metal: Matriz em metal; Serigrafia: Matriz em tecido

16

17

18

19

20

21

22


Carregar ppt "Textura, Estampa e Gravura 7º ano. Textura e gravura A nível geral, a textura está relacionada com a superfície externa de um corpo. Trata-se de uma propriedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google