A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada."— Transcrição da apresentação:

1 PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada

2 DEFINIÇÕES MEIOS DE PAGAMENTO Conjunto dos meios utilizados p/ realização de pagamentos. São representados pela moeda legal emitida, sendo que, moeda é tudo aquilo que serve como meio de troca ou uma unidade de valor em termos da qual o preço de qualquer coisa é estabelecido. POLÍTICA MONETÁRIA Controle da oferta da moeda e das taxas de juros, garantindo liquidez ideal de cada momento econômico. Objetivo: promover o desenvol- vimento econômico, garantir pleno emprego e sua estabilidade, garantir a estabilidade de preço, o controle da inflação etc.

3 HISTÓRICO E EVOLUÇÃO MEIOS DE PAGAMENTO A circulação da moeda no passado era garantida por seu lastro em ouro. A moeda só era emitida se tivesse seu equiva- lente em ouro como reserva. Com o crescimento de atividades econômicas e expansão dos mercados financeiros isso tornou-se inviável e foi criada a moeda sem lastro (moeda fiduciária). POLÍTICA MONETÁRIA 1994: lançado o Plano Real. Adoção de diversas medidas econômicas e legislativas, possibilitando a transição de uma economia inflacionária p/ a normalidade. Criação do Real (julho/94), cuja principal conquista, a estabili- dade do nível de preços, perdura até hoje.

4 ENTIDADES PARTICIPANTES CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL – CMN Entidade superior do sistema financeiro que é responsável pela fixação das diretrizes das políticas monetária, creditícia e cambial. Por este envolvimento nas políticas econômicas nacio- nais, o CMN transformou-se num conselho de política econômica. BANCO CENTRAL DO BRASIL – BC ou Bacen Entidade que atua como órgão executivo central do sistema financeiro. Cabe-lhe a respon- sabilidade de cumprir e fazer cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema e as normas do CMN. Missão: estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro.

5 FUNCIONAMENTO MEIOS DE PAGAMENTO A moeda desempenha 3 importantes funções: 1)Instrumento de troca: promove o intercâmbio de bens e serviços por outros; permite a negociação de partes ou frações dos bens e serviços (divisibilidade), e; imprime maior agilidade às transações de mercado. 2)Medida de valor (ou unidade de conta): serve de parâmetro para se apurar o valor monetário da transação dos bens e serviços, permitindo inclusive comparações. 3)Reserva de valor: permite aos agentes econômicos manter seus patrimônios para uso posterior. Essa função atribui à moeda liquidez absoluta, possibilitando sua conversibilidade em qualquer outro ativo (financeiro ou real).

6 FUNCIONAMENTO POLÍTICA MONETÁRIA Os instrumentos clássicos utilizados são: Depósito compulsório: regula o multiplicador bancário, restringindo ou alimentando a expansão dos meios de pagamento. Redesconto ou empréstimo de liquidez: socorro que o BC fornece aos bancos no caso de necessidades momentâneas de caixa. Mercado aberto (open market): regula a oferta monetária e o custo primário do dinheiro na economia. Controle e seleção de crédito: impõe restrições ao funcionamento das forças de mercado, estabelecendo controles diretos sobre o volume e o preço do crédito.

7 CONCLUSÃO A expansão dos meios de pagamentos pelos bancos constitui um importante aperfeiçoamento das funções da moeda. Bancos criam moeda escritural ao conceder empréstimos por crédito em conta corrente, uma vez que eles aumentam os saldos de depósitos à vista. Autoridades monetárias podem aumentar ou diminuir os meios de pagamentos ou a quantidade de papel-moeda existente na economia. Épocas inflacionárias: público retém menor quantidade de moeda nas mãos, preferindo deixar seu dinheiro aplicado nos bancos. Períodos de inflação baixa: aumenta a preferência pela liquidez em relação aos meios de pagamentos e o multiplicador monetário se reduz.


Carregar ppt "PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google