A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado."— Transcrição da apresentação:

1

2 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 Módulo III – Roteiro 2 - DEUS Apresentar Deus como a inteligência suprema e a causa primeira de todas as coisas. Objetivo Geral

3 Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? “Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.” LE: Questão 4 Resposta dos Espíritos

4 O Universo existe...... logo tem uma causa.

5 Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? Para crer em Deus basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa. LE: Questão 4 Comentário de Kardec

6 Via-Láctea... nossa galáxia

7

8 Sistema solar

9

10 Poder-se-ia encontrar nas propriedades íntimas da matéria a causa primeira da formação das coisas? “Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É preciso sempre uma causa primeira” LE: Questão 7 Resposta dos Espíritos

11 Onde se vê, na causa primeira, uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências? “Tendes um provérbio que diz: Pela obra se conhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. É o orgulho que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si e é por isso que se julga um espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!” LE: Questão 9 Resposta dos Espíritos

12 A crença instintiva na existência de um poder sobre-humano, que levou todos os povos, em todos os tempos, a adorar um poder supremo é uma prova da existência de Deus. Provas da existência de Deus 1) Sentimento instintivo da crença em Deus. KARDEC, Allan. A gênese. Cap. 2, item 7, p. 35.

13 Todo efeito inteligente deriva de uma causa também inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez, pois que o acaso é cego. Um acaso inteligente já não seria acaso. Provas da existência de Deus 2) A Lei de Causa e Efeito.

14 A insuperável inteligência da estrutura total da natureza, em seus mínimos detalhes, revela a existência de um poder inteligente. Pela Obra se deduz a inteligência do Autor. Provas da existência de Deus 3) A obra harmônica do Universo e seus sistemas.

15 Jesus: “Deus é nosso Pai”. Os Espíritos Superiores: “Deus é a inteligência suprema, causa primária [primeira] de todas as coisas.” Provas da existência de Deus 4) As revelações por mensageiros divinos.

16 Deus à Luz da Doutrina Espírita...  Ao conceituar Deus como “A inteligência suprema, causa primária [primeira] de todas as coisas”, Ele deixa de ser visto como um deus antropomórfico, parcial e vingador, apresentado pelas religiões de um modo geral. KARDEC, Allan. O livro do espíritos. Questão 1, p.

17  A existência de Deus é, pois, uma realidade comprovada não só pela revelação, como pela evidência material dos fatos [...] (GE:II-7). Conclusões KARDEC, Allan. A gênese. Cap. 2, itens 6-7, p. 55-56.  [...] Deus não se mostra, mas se revela pelas suas obras. (GE:II-6)

18


Carregar ppt "CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google