A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP)"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP)

2 O que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP)? É uma aplicação on-line, acessada pela internet, na qual estão disponíveis ferramentas que possibilitam acesso a: Conteúdos; Ilustrações; Animações; Simulações; Vídeos; Atividades avaliativas.

3 Interação entre os participantes do curso por meio de fóruns de discussão, correio eletrônico e avaliações dos professores tutores sobre as produções dos cursistas. Realização das atividades: Fórum; Questão Objetiva; Questão Discursiva; Atividade de Envio de Arquivo; Atividades de Respostas Instantâneas (Quiz). Possibilita:

4 Página Inicial Menu Principal Atividades que devem ser entregues na semana Lista de Cursos Recados enviados pelo Tutor

5 Conteúdo do Curso

6 Documentos importantes Utilize o “Conhecendo o AVA” para praticar as atividades e navegações do ambiente. Fale Conosco

7 -utilize as “setas” localizadas no canto superior direito da tela ou utilize o menu lateral. -utilize a seta localizada no centro da página para “ocultar” o menu lateral. Navegar pelo conteúdo:

8 Ícones Páginas de conteúdo e atividades de envio de texto: Fórum: Questões objetivas e discursivas: Conteúdos e atividades a serem realizadas:

9 Ícones Atividades que já foram enviadas: Atividades que precisam ser enviadas novamente (nova tentativa): Atividades enviadas:

10 Informações sobre as atividades: Acesso às atividades por: “Conteúdo do Curso “ ou “Meu Percurso” Todas as atividades (exceto Fórum) permitem que o cursista salve a atividade antes do envio. Atenção: O professor tutor só terá acesso à atividade quando o cursista efetivar o envio. Conteúdo do CursoMeu Percurso

11 As atividades “Questão Objetiva” e “Fórum” podem ser realizadas e refeitas até o final do prazo do módulo. As atividades “Questão Discursiva” e “Envio de Arquivo” só serão visíveis ao professor tutor após a confirmação de envio, conforme imagem ao lado:

12 Atividade Fórum Possibilita a interação dos participantes da turma entre si e com o professor tutor. Nessa atividade são discutidos temas propostos para o desenvolvimento do curso.

13 Fórum

14 Você poderá ordenar a forma de visualização das mensagens. Para isso, selecione uma das opções: “árvore”, “autor” ou “data”, na opção “Ordenar por”. Para visualizar a mensagem completa, clique no ícone da “setinha” ao lado do título da publicação. Atenção: Ao “Excluir” uma mensagem publicada, todas as respostas enviadas a essa publicação serão excluídas.

15 Fórum Responder Nova Discussão

16 Para responder a uma mensagem, clique em “Responder”, abaixo da mensagem. Para criar um novo tópico, clique em “Nova Resposta”, no topo da página de fórum.

17 Fórum Escreva a mensagem. Clique em “Publicar”. abcdefg Anexar um arquivo Publicar

18 Dica importante: No espaço reservado para editar o texto da resposta é preciso utilizar as ferramentas do próprio fórum para edição de fonte, incluir tabelas, imagens, links etc. Evite “copiar e colar” tabelas e figuras de qualquer programa de edição de textos, como por exemplo o Microsoft Word ou textos da internet.

19 Questão Objetiva São questões de correção automática, isto é, não são questões avaliadas pelo professor tutor. As respostas e a pontuação são apresentadas ao cursista assim que as atividades são enviadas. Após envio, as respostas podem ser alteradas, quantas vezes for necessário, desde que esteja dentro do prazo de realização da atividade.

20 Questão Objetiva Para responder a um questionário objetivo, clique em “Iniciar”. Iniciar Atividade 3 – Praticando com qu...

21 Questão Objetiva Enviar

22 Selecione as respostas. Caso queira continuar em outro momento, clique em “Salvar”. Para finalizar a atividade e enviá-la, clique em “Enviar” e confirme o envio. Atenção: Neste caso a atividade não será enviada; será possível retornar posteriormente para finalizá-la. Para isso, retorne à tela da atividade e clique em “Continuar”.

23 V Questão Objetiva Correção automática da atividade. V

24 V Questão Objetiva RevisarRefazer

25 É possível visualizar as respostas enviadas; para isso, clique em “Revisar”. Para refazer a atividade e enviar novamente (dentro do prazo), clique em “Refazer”.

26 Questão Discursiva Possibilita a dissertação de respostas para serem enviadas ao professor tutor. A questão discursiva só poderá ser refeita, dentro do prazo, pelo cursista se o professor tutor permitir uma nova tentativa. Portanto, não deixe para a última hora!

27 Questão Discursiva Para responder a uma questão discursiva, clique em “Iniciar”. Iniciar Questão Discursiva

28 Escreva uma resposta. Clique em “Enviar” e confirme o envio. Enviar Resposta da atividade discursiva

29 Atividade de Envio de Arquivo Atividade que possibilita o envio de arquivos para o professor tutor (que podem ser: redações, projetos e relatórios de vivência). Podemos ter no curso dois formatos de atividade de envio de arquivo: - Atividade de Envio de Arquivo – com Modelo - Atividade de Envio de Arquivo – Livre (sem Modelo)

30 Atividade de Envio de Arquivo - com Modelo Atividade 5 – Praticando o envio de texto Arquivo Salvar Abrir

31 Para responder, clique em “Arquivo” e, em seguida, clique em “Salvar”. Abra o documento, realize a atividade e clique em “Salvar”. Após realizá-la, você deverá encaminhar o arquivo para avaliação do professor tutor. Atenção: Não altere o nome do arquivo e a extensão do mesmo (ex.: nomedoarquivo.doc).

32 Atividade de Envio de Arquivo – com Modelo Enviar Procurar... OK

33 Retorne para a página da atividade no AVA-EFAP e clique em “Enviar”; em seguida, clique em “Procurar”. Localize o arquivo em seu computador e clique em “OK”. Aguarde para que o arquivo seja carregado e clique novamente em “OK”.

34 Atividade de Envio de Arquivo – Livre (sem Modelo) Utilize esse campo para enviar uma observação para o seu professor tutor, sobre o seu arquivo anexo. Procurar... Enviar OK

35 Para responder a uma atividade de “Envio de Arquivo – Envio Livre (sem Modelo)”, clique em “Arquivo”. Para anexar um arquivo, clique em “Procurar”; localize o arquivo em seu computador. Clique em “Enviar” e confirme o envio.

36 Atividades de Respostas Instantâneas (Quiz) São atividades para testar rapidamente os conhecimentos aprendidos; não são consideradas para avaliação. Geralmente são intercaladas no meio do texto do conteúdo.

37 Atividades de Respostas Instantâneas (Quiz) São atividades do tipo: associação entre colunas, clique e arraste, verdadeiro ou falso etc.

38 Meu Percurso Ferramenta na qual o cursista acompanha suas atividades e permite visualizar: Data de término das atividades; Data em que a atividade foi enviada; Permissões de nova tentativa; Pontuação; Comentários/devolutiva do professor tutor.

39 Meu Percurso V NV V V Meu Percurso Atividade 2 – Praticando com Fórum Módulo Inicial Atividade 3 – Praticando com questões objetivas Módulo Inicial Atividade 4 – Praticando com questões discursivas Módulo Inicial Atividade 5 – Praticando o envio de texto Módulo Inicial V = Validado Ao clicar na pontuação aparecerá a tela de “Detalhes” NV = Não Validado Atividade que ainda não foi avaliada pelo professor tutor Permissão para nova tentativa

40 Em “Meu Percurso”, o cursista visualiza: Pontuação (validação) dada pelo professor tutor; Data que enviou a atividade; Data de término da atividade; Permissões de nova tentativa.

41 Detalhes da avaliação dada à atividade Acesso à atividade Pontuação Arquivo enviado pelo professor tutor Comentário do professor tutor No caso da atividade de envio de arquivo, o professor tutor poderá encaminhar um arquivo para o cursista. V

42 Ferramentas

43 Ferramenta: Recados Permite ao professor tutor enviar recados para todos os cursistas cadastrados na turma. Atenção: Confira diariamente os recados!

44 Clique em “Recados” para visualizar a lista completa de recados da sua turma, ou clique no Título para visualizar o conteúdo completo. Recados Biologia – CPD047

45 Ferramenta: Recados É possível agrupar os recados por curso ou data. Agrupar por data

46 Ferramenta: Agenda Você poderá visualizar a data das atividades por: “dia”, “semana”, “mês”, “tudo”; ou utilize o calendário para consultar um dia específico. Exibe as datas de término das atividades

47 É preciso escolher a turma a qual deseja visualizar. Ferramenta: Perfil Possibilita visualizar o perfil de todos os participantes da turma e do professor tutor.

48 Ferramenta: Configurações Após preencher as informações, clique em “Salvar Alterações”. Permite que você configure o seu perfil, incluindo uma foto e seus dados pessoais. Salvar Alterações

49 Ferramenta: Correio É preciso escolher a turma com a qual deseja se comunicar. Possibilita a comunicação entre “professor tutor e cursista” e “cursista e cursista”.

50 Ferramenta: Correio Caixa de Entrada (1)

51 A tela do Correio é semelhante à tela de um e-mail. A primeira tela é a Caixa de Entrada; nela você tem acesso a todas as mensagens recebidas. Para visualizar, clique no título da mensagem.

52 Ferramenta: Correio Prezado cursista, Para resolver sua dúvida com relação...

53 Assim como em qualquer ferramenta de e-mail, as mensagens recebidas podem ser respondidas, encaminhadas para outros destinatários ou excluídas. Para enviar uma mensagem, clique em “Nova Mensagem” na parte superior esquerda da tela.

54 Ferramenta: Correio Selecione o destinatário: você poderá selecionar o professor tutor, todos os cursistas ou apenas alguns. Após finalizar, clique em “Enviar”. Enviar

55 Ferramenta: Correio Criar Pasta

56 Para organizar as mensagens, clique em “Criar Pasta” no menu lateral esquerdo. As pastas podem ser editadas ou excluídas, mas, ao serem excluídas, as mensagens contidas dentro dessas pastas também serão removidas. Fique atento!

57 Ferramenta: Correio Correio

58 Importante: As mensagens enviadas e recebidas na ferramenta Correio não são enviadas para o e-mail dos cursistas e professores tutores e não será exibida nenhuma notificação de recebimento de mensagem na página inicial do AVA. Por isso, é importante que todos consultem essa ferramenta, a cada acesso, para verificar se novas mensagens foram recebidas. Não utilize o Correio para envio de atividades; elas não serão validadas pelo professor tutor.

59 Ferramenta: Relatórios Apresenta o relatório sobre seu percurso e a realização das atividades. Relatórios

60 Alterar E-mail e Senha

61 Para alterar a sua senha, clique sobre seu nome no canto superior direito da tela e clique em “Informações pessoais”. Essa alteração só será válida para acesso ao AVA-EFAP. Cursista 0045 Informações pessoais

62 Alterar E-mail e Senha – AVA Online Selecione a opção “Mude a Senha”, digite a senha desejada no campo “Nova Senha” e digite novamente a senha no campo “Confirmar”. Para finalizar, clique em “Salvar Alterações”. Mude a Senha

63 Bom trabalho!


Carregar ppt "Orientações para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google