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1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.

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1 1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli

2 2 Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão 7. Extensões

3 3 Introdução e Objetivos Competitividade de mercado; CMMI; Treinamento Organizacional;

4 4 Introdução e Objetivos Os objetivos específicos do trabalho são: a) registrar as necessidades de treinamento da organização; b) manter registros dos treinamentos realizados; c) integrar o sistema com a ferramenta Moodle, para manter e disponibilizar os cursos necessários para execução do treinamento; d) registrar a capacidade da organização de ofertar treinamento para os colaboradores; e) disponibilizar um ambiente web para efetuar avaliações de eficácia do treinamento.

5 5 Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão 7. Extensões

6 6 Fundamentação teórica – CMMI Capability Maturity Model Integration; O que é? Os 5 níveis de maturidade;

7 7 Nível de MaturidadeFocoÁreas de Processo Nível 1 – Caótico.Prática inconsistente1.Nenhuma. Nível 2 – Gerenciado.Gerenciamento básico de projeto. 1.Gestão de Requisitos; 2.Planejamento de Projeto; 3.Monitoramento e Controle de Projeto; 4.Gestão de Acordo com Fornecedores; 5.Medição e Análise; 6.Garantia da Qualidade de Processo e Produto; 7.Gestão de Configuração. Nível 3 – Definido.Padronização de processo. 1.Desenvolvimento de Requisitos; 2.Solução Técnica; 3.Integração de Produto; 4.Verificação; 5.Validação; 6.Foco no Processo Organizacional; 7.Definição do Processo Organizacional; 8.Treinamento Organizacional; 9.Gestão Integrada de Projeto; 10.Gestão de Risco; 11.Análise de Decisão; Nível 4 – Gerenciado quantitativamente.Gerenciamento quantitativos. 1.Desempenho do Processo Organizacional; 2.Gestão Quantitativa de Projeto; Nível 5 – Em otimização.Melhoria continua.1.Inovação Organizacional; 2.Análise de Causa e Solução de Problemas; Fundamentação teórica – CMMI

8 8 Fundamentação teórica – TO Treinamento Organizacional; Objetivos do TO; Etapas de execução; Planejamento; Execução; Avaliação dos resultados;

9 9 Fundamentação teórica – TO TO e o modelo CMMI identificar as necessidades de treinamento; obter e fornecer treinamentos para endereçar estas necessidades; estabelecer e manter a capacidade de treinamento; estabelecer e manter registros de treinamento; avaliar a eficácia de treinamento;

10 10 Fundamentação teórica – MOODLE Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment; O que é?

11 11 Fundamentação teórica – Trabalhos Correlatos Meisen (2005), em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolveu uma ferramenta para auxiliar a gerência dos requisitos de projetos; Cavalcante (2006), fez um estudo sobre as etapas do treinamento organizacional e suas características; Corradi (2006), fez um estudo do Moodle no E-learning como vantagem competitiva para as organizações. Demo (2008), em seu TCC, implementa uma ferramenta de apoio ao processo de Gerência de Recursos Humanos (GRH), procurando atender a maioria dos resultados esperados para este processo no modelo de Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS.BR);

12 12 Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão 7. Extensões

13 13 Especificações do sistema – Casos de Uso

14 14 Especificações do sistema – Casos de Uso

15 15 Especificações do sistema – Requisitos Funcionais Requisitos FuncionaisCaso de Uso RF01: O sistema deverá permitir o administrador manter usuários.UC01 RF02: O sistema deverá permitir o usuário manter necessidades de curso.UC02 RF03: O sistema deverá permitir o administrador manter cursos.UC03 RF04: O sistema deverá permitir o administrador manter cargos.UC04 RF05: O sistema deverá permitir o administrador manter papéis.UC05 RF06: O sistema deverá permitir o administrador manter habilidades.UC06 RF07: O sistema deverá permitir o administrador manter colaboradores.UC07 RF08: O sistema deverá permitir o aluno manter avaliações referentes aos cursos recebidos.UC08 RF09: O sistema deverá permitir o instrutor manter materiais didáticos.UC09 RF10: O sistema deverá produzir relatório de funcionários com suas habilidadesUC10 RF11: O sistema deverá produzir relatório de funcionários por cursoUC11 RF12: O sistema deverá produzir relatório que liste os instrutoresUC12 RF13: O sistema deverá produzir relatório de instrutores por curso.UC13 RF14: O sistema deverá exportar os dados do curso para o sistema MoodleUC03

16 16 Especificações do sistema – Diagrama de Classes

17 17 Especificações do sistema – MER

18 18 Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão 7. Extensões

19 19 Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema - Tecnologias

20 20 Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema - Ferramentas

21 21 Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema - Login

22 22 Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema - Cargo

23 23 Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema - Colaborador

24 24 Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema - Curso

25 25 Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema – Necessidade de Curso

26 26 Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema - Turma

27 27 Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema

28 28 Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema - Relatório

29 29 Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema – Relatório

30 30 Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão 7. Extensões

31 31 Resultados e Discussões Auxiliar na qualidade dos cursos ofertados; Recursos melhores aplicados; Aderente ao modelo CMMI;

32 32 Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão 7. Extensões

33 33 Conclusão Colabora para alcançar a certificação CMMI; Disponibilidade do sistema web; Pouca oferta de sistemas similares; Engrandecimento de conhecimentos pessoais;

34 34 Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade do sistema 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão 7. Extensões

35 35 Extensões Manter projetos; Criar um workflow de aprovação de turmas e registrar os custos envolvidos em um treinamento; Implementar um módulo de envio de e-mails para os envolvidos em um treinamento, podendo assim comunicar as datas de cursos, entre outros; Desenvolver interfaces de comunicação com outras ferramentas, tais como sistemas financeiros ou ferramentas que sejam específicas para outras áreas do CMMI, para assim haver uma maior integração entre as áreas da organização.

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