A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMERCIAL ABRIL/2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMERCIAL ABRIL/2015."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMERCIAL ABRIL/2015

2 O setor comercial é responsável pelo consumo de 16,3% da energia elétrica nacional (fonte: BEN 2014 – tab. 1.10 pág. 33), porém, a falta de informações sobre o uso racional e eficiente da energia elétrica entre os administradores do setor comercial ainda é grande.

3 O PROJETO SindiVarejista de Campinas e Região está propondo à ANEEL e às distribuidoras de energia o desenvolvimento de um curso básico de gestão em energia, dividido em quatro estágios: Cartilhas; Seminário; Treinamento EAD; Avaliação e monitoramento das ações.

4 Objetivos e público alvo Capacitar os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais para identificarem os desperdícios (elétricos e térmicos) e de outros insumos.

5 Produtos: Cartilhas Educativas 1. Cartilha de conteúdo específico para os atendentes/profissionais (funcionários) que atuam no micro e pequeno empreendimento Foco: Reconhecimento da infraestrutura e usos da energia elétrica no negócio e melhores práticas para a eficiência energética pelos funcionários em suas atividades diárias, além de controle durante o período não produtivo. 2. Cartilha especial para os Micro e Pequenos empresários Foco: Reconhecimento da infraestrutura e usos da energia elétrica no negócio e melhores práticas para a eficiência energética e operacional

6 Produtos: Cartilhas Educativas 3. Cartilha para infraestrutura de médio porte - Diversos públicos, diversas necessidades, diversas oportunidades Foco: O aperfeiçoamento da infraestrutura de médio porte – ações e investimentos de médio-longo prazo para garantir o melhor desempenho no uso da energia (metodologia aplicada) – pré- diagnóstico para apoio ao eletricista na avaliação do uso da energia. 4. Cartilha especial para o empresário de médio porte e superiores Foco: Conteúdo específico aprimorando e adequando o uso de equipamentos, motores de refrigeração, ar-condicionado, aquecimento, uso crítico da energia, o potencial da microgeração fotovoltaica e o mercado livre.

7 Produto: Seminários de Eficiência Energética – Setor do Comércio e Serviços Serão realizados dois seminários abordando o tema eficiência energética, para orientação de profissionais do segmento no uso correto e eficiente da energia em suas instalações e para divulgação do curso Básico de Gestão de Energia.

8 Produto: Treinamento via WEB O treinamento via web terá todo o conteúdo das cartilhas de forma interativa, terá um módulo de diagnóstico energético para que o gestor varejista tenha condição de propor projetos para o PEE (Programa de Eficiência Energética) da distribuidora, e um módulo de avaliação financeira caso queira fazer a implementação imediata e a avaliação dos resultados (M&V) através de um acompanhamento da universidade parceira.

9 Avaliação e monitoramento A equipe buscará aferir o estágio de conhecimento antes da introdução das cartilhas; Avaliará seus impactos em dois momentos após sua distribuição para verificar também a perenidade do conteúdo veiculado; Serão utilizados instrumentos de coleta de informação através de formulários WEB e eventualmente algumas entrevistas em grupos focais.

10 Metas e objetivos -Capacitação de 1.000 profissionais no curso Básico de Gestão de Energia. -A previsão é de treinamento de 100 administradores do setor comercial para os seminários; -Disponibilização de material prático para aplicação dos conceitos de eficiência energética e uso racional de energia para os administradores do setor comercial; -Propagação do uso eficiente da energia elétrica.

11 Obrigada! Sanae Murayama Saito Conselho de consumidores da ELEKTRO E CPFL Paulista. Presidente do SindiVarejista de Campinas e Região E-mail: sanaesaito@sindivarejistacampinas.org.br

12


Carregar ppt "GESTÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMERCIAL ABRIL/2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google