A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como na Vida! Numa Escola de Compreender o Mundo Projeto 3º Ciclo do Ensino Básico 7º Ano - ano letivo 2011/12 Autora: Francisca Fernandes Professora:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como na Vida! Numa Escola de Compreender o Mundo Projeto 3º Ciclo do Ensino Básico 7º Ano - ano letivo 2011/12 Autora: Francisca Fernandes Professora:"— Transcrição da apresentação:

1 Como na Vida! Numa Escola de Compreender o Mundo Projeto 3º Ciclo do Ensino Básico 7º Ano - ano letivo 2011/12 Autora: Francisca Fernandes Professora: Teresa Novais Moreira Disciplina: História

2 Introdução: Afinal o que é uma praia para História? As pesquisas desde a primeira aula: O que era uma praia antigamente; O que era uma praia antigamente; Local onde vivo; Local onde vivo; Os concheiros de Muge; Os concheiros de Muge; O significado da Vénus; O significado da Vénus; Imagens da pré-história. Imagens da pré-história.

3 Desenvolvimento: O que eu aprendi nas aulas de história? A partir desta imagem eu posso afirmar que ainda existem algumas fontes históricas na praia de Matosinhos. Posso ver o mar que continua a servir para pesca e passar tempo de lazer, a areia que serve como material de construção e de lazer, prédios que são habitações actuais, pessoas e ainda posso ver a anémona que é um monumento escolhido para homenagear os pescadores. A ida à praia de Matosinhos A ida à praia de Matosinhos:

4 Com esta imagem da ida à praia do Aterro eu posso observar: o bar, a areia, a petrogal, as pessoas, os passadiços e também alguns pára-ventos pousados. A ida à praia do Aterro: Australopitecos – Eram pequenos e curvados, não eram totalmente bípedes e não sabiam fazer instrumentos, mas usavam seixos quebrados; Homo Habilis – Eram bípedes, mais verticais, a sua capacidade craniana aumentou, sabiam fazer instrumentos de pedra e madeira; Homo Erectus – Eram bípedes e verticais, possuíram uma linguagem rudimentar, fabricavam bifaces e descobriram o fogo; Homo Sapiens – Eram totalmente bípedes e verticais, mais inteligentes, fabricavam pontas, lascas e bifaces mais perfeitas, caçavam grandes animais em grupo e enterravam os mortos; Homo Sapiens Sapiens – Eram inteligentes, excelentes caçadores, fabricavam arcos, flechas, arpões, agulhas e lâminas e faziam pinturas nas paredes das cavernas;

5 Conclusão: Afinal o que é uma praia para história? Para a história, uma praia é um sítio onde as pessoas podem pescar, passar tempo de lazer, ver os monumentos antigos, ver as habitações actuais e também relaxar. Quando eu fui à praia de Matosinhos, olhei em volta e não tinha nenhuma ideia do que escrever na folha distribuída pelos professores porque, sinceramente,não fazia ideia que numa praia pudesse haver tanta coisa que desse para a disciplina de história, mas depois a professora Teresa veio para a minha beira e disse-me para olhar com mais atenção à minha volta que iria descobrir muita coisa que nunca me teria passado pela cabeça, e assim eu fiz, olhei com muita atenção e descobri muita coisa interessante que nem sabia que existia lá na praia de Matosinhos. Por exemplo,logo no inicio da praia podemos encontrar uma escultura em homenagem ao naufrágio de 1947. Tem cerca de 3 metros e é constituída por 5 figuras que expressam a sua dor pela perda dos seus entes queridos. Podemos ver ainda a anémona gigante que homenageia os pescadores que corajosamente se aventuraram mar adentro.

6


Carregar ppt "Como na Vida! Numa Escola de Compreender o Mundo Projeto 3º Ciclo do Ensino Básico 7º Ano - ano letivo 2011/12 Autora: Francisca Fernandes Professora:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google