A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 “A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada”.

4

5 Antigamente, o ser humano pensava que ele era o centro do Universo. Pensava que o Sol existia para aquecê-lo; as estrelas, para iluminar sua noite; os frutos, para alimentá-lo; a Terra, para sustentar seus pés.

6 Depois, o ser humano acreditou que a Terra era o centro do Universo, que todos os corpos celestes giravam em torno dela e que Deus havia criado a Terra para ser a morada do Homem, a sua mais importante criação.

7 Mais tarde, ele passou a acreditar que o nosso Sol era o centro do Universo...

8 Até descobrir que o Sol é apenas uma estrela de 5ª grandeza, entre os bilhões de estrelas da Via Láctea...

9 ...e que a Via Láctea é apenas uma, entre bilhões de galáxias.

10 Assim vamos descobrindo nosso real tamanho. Não a pequenez de nossa estatura, mas a grandeza de evoluir, de aprender e de conseguir, na esteira dos milênios, ver cada vez melhor e cada vez mais longe.

11 Porque eu sou do tamanho do que vejo. E não do tamanho da minha altura. (F. Pessoa)

12 Fluido Universal, Fluido Vital – Princípio orgânico extraído do Fluido Universal, com a propriedade de animar todos os seres vivos, e que retorna ao depósito da natureza quando do processo de morte biológica.

13

14 Fósseis => 3.5 bilhões de anos Origem da Vida

15 A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação humana. O período de humanidade começa, em geral, nos mundos mais inferiores. Essa, entretanto, não é uma regra absoluta e poderia acontecer que um Espírito, desde o seu início humano, esteja apto a viver na Terra. Esse caso não é freqüente e seria antes uma exceção. (Kardec questão 607-b) Um fato característico da mais alta importância, pelo testemunho irrecusável que fornece, consiste nos restos fósseis de animais e vegetais que são encontrados em quantidades inumeráveis nas diferentes camadas; e como estes restos se encontram mesmo nas pedras mais duras, será necessário concluir que a existência desses seres é anterior à formação de tais pedras; ou, se considerarmos o número prodigiosos de séculos que foi necessário, para que se operasse seu endurecimento, e conduzi-los ao estado em que estão já há tempos imemoriais, chega-se a esta conseqüência forçosa, que a aparição dos seres orgânicos sobre a Terra se perde na noite dos tempos, e que é bem anterior, por conseguinte, à data designada pela Gênese.

16 65 milhões anos atrás extinção dos dinossauros Primeiros Mamíferos

17 O homem surgiu em muitos pontos do globo e em épocas várias, o que também constitui uma das causas da diversidade das raças. Depois, dispersando-se os homens por climas diversos e aliando-se os de uma aos de outras raças, novos tipos se formaram. Estas diferenças não constituem espécies distintas, todos são da mesma família. Período Primário, De Transição, Secundário, Terciário, Diluviano, Pós-Diluviano ou Atual – Aparecimento do Homem. Os primeiros seres orgânicos que apareceram sobre a Terra são os vegetais de organização menos complicada, designados em Botânica pelos nomes de criptógamos, acotilédones, monocotilédones; isto inclui os liquens, os cogumelos, os musgos, os fetos, e as plantas herbáceas. Ainda não se encontram árvores de tronco lenhoso, mas sim as do gênero das palmeiras, cujo tronco esponjoso é análogo ao das hervas. Os animais desse período, que apareceram depois dos primeiros vegetais, são exclusivamente marinhos, sua organização era bem simples e por dizer rudimentares, chamados de polipeiros, radiários, zoófitos.

18 O período Diluviano é assinalado por um dos maiores cataclismos que transformaram o globo, mudaram mais uma vez o aspecto de sua superfície, e destruíram, sem que fosse possível sua volta, uma multidão de espécies vivas, das quais apenas encontramos os restos. Período Pós-Diluviano, o que fizera pensar que a aparição dos homens é posterior ao dilúvio é que nenhum traço autêntico de sua existência foi jamais encontrado, durante o período anterior. Os esqueletos descobertos em diversos lugares, e que fizeram crer na existência de uma pretendida raça de gigantes antediluvianos, foram reconhecidos como pertencentes à elefantes.

19 1.1 bilhões de anos a Terra perderá sua atmosfera => mudança para outros planetas Um mundo completamente formado pode desaparecer e a matéria que o compõe ser espalhada de novo no espaço? Perg. 41 LE R: Sim, DEUS renova os mundo como renova os seres vivos.

20 PINTURA EM CAVERNAS USO DE FERRAMENTAS DOMESTICAÇÃO DO FOGO Como não há transições bruscas na natureza, é provável que os primeiros homens que apareceram sobre a Terra pouco diferissem do macaco em sua forma exterior, e sem dúvida também quanto à sua inteligência. Mesmo atualmente ainda há selvagens que, pelo comprimento dos braços e dos pés, e pela conformação da cabeça, certamente têm traços de macaco faltando apenas serem peludos para completar a semelhança. A Gênese – Capitulo XI.

21 O protoplasma é o agente de todas as reconstituições orgânicas, isto é, de todos os fenômenos íntimos de nutrição. Além disso, o protoplasma contrai-se sob a ação dos excitantes, e preside, assim, os fenômenos da vida de relação. Livro Evolução Anímica – Gabriel Delanne. Dicionário Aurélio: Conteúdo celular vivo, formado principalmente de citoplasma e núcleo. Citoplasma é o Protoplasma da célula, excluído o núcleo. Nele residem todas as modalidades possíveis, conservadas em estado latente, quando isolado sob a forma primitiva da monera (Alemão, estado mais primitivo). É diferenciando, é separando-lhe as propriedades, que as vamos reencontrar isoladas nos seres superiores.

22 Terra Sol Marte Zona de Habitabilidade (Água Líquida) Livro Gênese Pág: 161, 162, 163, 166 até 173 A Terra, em sua origem, não continha tais matérias combinadas, mas unicamente seus princípios constitutivos, volatilizados. Quando as terras calcáreas e outras, tornadas por fim pedregosas foram depositadas em sua superfície, elas não existiam como produtos acabados; mas no ar se encontravam, no estado gasoso, todas as substâncias primitivas; tais substâncias, precipitadas por efeito do resfriamento sob o império de sua afinidade molecular; é então que se formaram as diferentes variedades de carbonatos, de sulfatos, etc., a princípio dissolvidos nas águas, e depois depositados na superfície do solo. A Gênese – Capitulo X.

23 COMPOSIÇÃO DO CORPO COMPOSIÇÃO DO CORPO HUMANO

24 I - PRINCÍPIOS GERAIS DO UNIVERSO  DEUS  Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas.  PRINCÍPIO MATERIAL  Dá origem a todas as manifestações e formas da matéria e da energia, em todos os planos.  PRINCÍPIO INTELIGENTE  Tudo o que não é Deus e Matéria. Princípio que orienta a evolução da matéria e do qual é individualizado o Espírito. PRINCÍPIOINTELIGENTE CORPO FÍSICO PRINCÍPI O VITAL PERISPÍRITOPERISPÍRITOPERISPÍRITOPERISPÍRITO ESPÍRITO

25 II - OBJETIVOS DA CRIAÇÃO DO UNIVERSO Deus criou o Universo por amor e para que suas criaturas evoluíssem até conseguir a verdadeira felicidade. Deus criou o Universo por amor e para que suas criaturas evoluíssem até conseguir a verdadeira felicidade. O objetivo maior do Universo, portanto, é a evolução. O objetivo maior do Universo, portanto, é a evolução. A felicidade é um estado que se consegue apenas aprendendo a ser feliz, ou seja, não é algo que se forneça, entregue ou dê para alguém. A felicidade é um estado que se consegue apenas aprendendo a ser feliz, ou seja, não é algo que se forneça, entregue ou dê para alguém. Portanto, a evolução é um processo de aprendizado de “como ser feliz”. Portanto, a evolução é um processo de aprendizado de “como ser feliz”.

26 III - A EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO INTELIGENTE III - A EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO INTELIGENTE  O Princípio Inteligente evolui, apreendendo com a evolução da matéria e dos seres vivos.  Do Princípio Inteligente evoluído, Deus individualiza o Espírito.

27 evolução   Assim sendo, o Espírito evolui constantemente, desde que foi criado por Deus, a partir da evolução do princípio inteligente. IV - A EVOLUÇÃO DOS ESPÍRITOS IV - A EVOLUÇÃO DOS ESPÍRITOS  Uma cadeia ascendente e contínua liga todas as criações. Segundo a opinião de alguns filósofos espiritualistas, o princípio inteligente, distinto do princípio material, se individualiza, se elabora, passando pelos diversos graus da animalidade; é ali que a alma se ensaia para a vida e desenvolve suas primeiras faculdades, pelo exercício; por assim dizer, isso seria tempo de incubação. Chegada ao grau de desenvolvimento que tal estado comporta, ela recebe as faculdades especiais que constituem a alma humana. Haveria assim filiação espiritual do animal para o homem como também existe uma filiação corporal. A Gênese – Capitulo XI. O princípio espiritual é criado por DEUS. Simples gérmen. Liga-se inicialmente a matéria nas formas básicas atômicas. Quando sua vestimenta física perece, assume outra. Em sucessivas existências, do átomo ao animal, o princípio inteligente vai estagiando nas diferentes formas da natureza, inumeráveis passos desde as partículas atômicas, cristalizações, minerais, vírus, protoplasma, bactérias, amebas, algas, etc, e assim por diante. Desde os mundos primitivos até os planetas felizes, as oportunidades de progresso estão presentes nos três reinos: mineral, vegetal e animal. Segundo a máxima de Léon Denis: “A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem”. Explicou André Luiz que, do vírus ao pensamento continuo do homem primitivo, o principio inteligente levou um bilhão e quinhentos milhões de anos, em nosso planeta. “O desenvolvimento do principio inteligente dá-se pela paulatina elaboração de seu corpo espiritual, pela repetição de atos, conquistando, no decorrer do tempo, estágios mais avançados quando a inteligência, rumo à razão. Tudo sob o amparo dos trabalhadores divinos ou arquitetos da Sabedoria Divina”. Assim como os organismos se sucedem, as sensações e sentidos vão sendo despertados paulatinamente. No mineral surge a atração; a sensação se desenvolve no vegetal; o animal adquire os instintos. Tudo segue um plano de organização, sensibilidade e inteligência. (Revista Universo Espírita). A Ciência está a um passo de admitir que existe um outro domínio externo ao universo, que, para os reencarnacionistas, seria o mundo espiritual. As criaturas têm notícias muito imperfeitas do Universo, em razão da exigüidade dos seus pobres cinco sentidos. É por isso que o homem terá sempre um limite nas suas observações da matéria, força e movimento, não só pela deficiência de percepção sensorial, como também pela estrutura do olho, onde a sabedoria divina delimitou as possibilidades humanas de análise, de modo a valorizar os esforços e iniciativas da criatura. Emmanuel - (Consolador)

28   Deus, em sua infinita Justiça e Sabedoria, criou e cria, em todos os tempos, todos os seres exatamente iguais, ou seja, a partir da evolução do princípio inteligente.   Não há seres privilegiados na criação, nem os deserdados ou relegados a segundo plano. Cada um constrói o seu caminho.

29  Portanto, Deus não criou anjos ou demônios. Esses nomes apenas significam espíritos em diferentes estágios de evolução.  Aqueles a quem chamamos anjos, são na verdade Espíritos Superiores e que, portanto, evoluíram até este estágio, aprendendo nos diversos degraus da evolução, da encarnação e da reencarnação.

30  Portanto, o anjo também já foi átomo, já foi molécula, já foi mineral, já foi vegetal, já foi animal, despertou enquanto Espírito, evoluiu no corpo físico e no Plano espiritual, evoluiu mais e mais, erradicou o mal de dentro de si, amou muito.

31  Mas acima de tudo, devemos nos lembrar que o “Anjo” aprendeu a ser feliz, e por isso se tornou “Anjo”.  Deus nos criou para sermos Anjos. Para isso, devemos apreender a sermos felizes. Temos dentro de nós o “dom de ser capaz de ser feliz”.

32 ESPIRITISMO, EDUCAÇÃO E REGENERAÇÃO O Espiritismo abre à Humanidade um novo roteiro, mostrando-lhe, de passagem os horizontes do Infinito. O Espiritismo abre à Humanidade um novo roteiro, mostrando-lhe, de passagem os horizontes do Infinito. Ao iniciá-la nos mistérios do mundo invisível, revela-lhe, o seu verdadeiro papel na Criação. Ao iniciá-la nos mistérios do mundo invisível, revela-lhe, o seu verdadeiro papel na Criação.

33 ESPIRITISMO, EDUCAÇÃO E REGENERAÇÃO Desempenhando uma construção ativa e constante, tanto encarnado como no plano espiritual, o ser humano já não marcha às cegas; sabe de onde vem, para onde vai e porque existe. Desempenhando uma construção ativa e constante, tanto encarnado como no plano espiritual, o ser humano já não marcha às cegas; sabe de onde vem, para onde vai e porque existe. A base sobre a qual se assenta a evolução do ser humano, sem sombra de dúvida, passa pela sua Educação, que o conduzirá a regeneração e a verdadeira felicidade. A base sobre a qual se assenta a evolução do ser humano, sem sombra de dúvida, passa pela sua Educação, que o conduzirá a regeneração e a verdadeira felicidade.

34 O homem do futuro será confiante em Deus, inteligência suprema do Universo e causa primária de todas as coisas. O homem do futuro será confiante em Deus, inteligência suprema do Universo e causa primária de todas as coisas. A educação espírita nos dá a confiança de que não há o que temer, desde que procuremos seguir os princípios e a filosofia da Doutrina Espírita. A educação espírita nos dá a confiança de que não há o que temer, desde que procuremos seguir os princípios e a filosofia da Doutrina Espírita.

35 Sem prepotência ou austeridade excessiva, sem pretensão de ser dono da verdade, como quem passa e serve, o espírita deve exemplificar seu empenho em ser melhor, sua fidelidade aos princípios éticos e de cidadania, sua sede de aprender e amar, compartilhando sua EVOLUÇÃO. Sem prepotência ou austeridade excessiva, sem pretensão de ser dono da verdade, como quem passa e serve, o espírita deve exemplificar seu empenho em ser melhor, sua fidelidade aos princípios éticos e de cidadania, sua sede de aprender e amar, compartilhando sua EVOLUÇÃO.

36 É importante lembrar que não existe separação entre o progresso intelectual e o progresso moral, pois “o progresso intelectual conduz ao progresso moral dando a compreensão do bem e do mal, pois então o homem pode escolher” (questão 780-A LE). É importante lembrar que não existe separação entre o progresso intelectual e o progresso moral, pois “o progresso intelectual conduz ao progresso moral dando a compreensão do bem e do mal, pois então o homem pode escolher” (questão 780-A LE).

37 O homem de bem, evoluído pela educação construirá o reino de Deus na Terra, ou seja, viverá dentro dos princípios do amor e da justiça, considerando para todos direitos e deveres iguais. O homem de bem, evoluído pela educação construirá o reino de Deus na Terra, ou seja, viverá dentro dos princípios do amor e da justiça, considerando para todos direitos e deveres iguais. Para isso, o homem do futuro deverá evoluir moralmente e aplicar-se na prática do bem. Para isso, o homem do futuro deverá evoluir moralmente e aplicar-se na prática do bem.

38

39 Essa é a melhor pedagogia, é a implantação da educação do espírito. Essa é a melhor pedagogia, é a implantação da educação do espírito. É a pedagogia do aprender a ter a capacidade de ser feliz. É a pedagogia do aprender a ter a capacidade de ser feliz.

40 Desta forma estaremos entendendo a EVOLUÇÃO e como Espíritos eternos também estaremos em processo de EVOLUÇÃO e jamais retroagindo em nossos conhecimentos adquiridos e com certeza bem mais próximos de DEUS ou seja sentindo ELE bem de perto.

41 Fim... Fim, não... Fim, não... Até o próximo Domingo! Boa Sorte e Sucesso! Nelson Mendes m.nelson@globo.com www.espiritismo.drogas.nom.br www.guia.heu.nom.br

42 Fontes de Consulta DE MARIO, M.A. Visão Espírita da Educação. DE MARIO, M.A. Visão Espírita da Educação. INCONTRI, D. A Educação Segundo o Espiritismo. INCONTRI, D. A Educação Segundo o Espiritismo. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. O ESPÍRITA. www.contato.net/oespirita/ O ESPÍRITA. www.contato.net/oespirita/ PIRES, J. H. Pedagogia Espírita. PIRES, J. H. Pedagogia Espírita. A Gênese – Allan Kardec. A Gênese – Allan Kardec. A Evolução Anímica – Gabriel Delanne A Evolução Anímica – Gabriel Delanne

43 Não deixem de ler os livros da CODIFICAÇÃO


Carregar ppt "“A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google