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COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA (COM-VIDA)

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Apresentação em tema: "COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA (COM-VIDA)"— Transcrição da apresentação:

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2 COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA (COM-VIDA)

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5 Potencializar as ações de educação ambiental nas escolas dos ensinos fundamental e médio, por meio da criação e manutenção de um espaço democrático e participativo que congregue toda a comunidade escolar e fomente iniciativas voltadas à sustentabilidade socioambiental e à melhoria da qualidade de vida na escola e comunidade, assim como o diálogo sobre temas socioambientais contemporâneos. A escola vai implantar ou revitalizar? OBJETIVO

6 Promover o intercâmbio entre a escola e a comunidade Focalizar as questões socioambientais indicadas no processo de construção do PPP. FUNÇÕES Criação de espaços na escola que possibilitem o pleno exercício da cidadania. Espaços para debates e tomada de decisões compartilhadas entre gestores, professores e estudantes comunidade. POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

7 Para a criação das COM-VIDAS nas escolas, o MEC/Coordenação de Educação Ambiental, adotou uma metodologia de pesquisa ação participativa, chamada Oficina de Futuro, e que tem a “cara do jovem”. Ela permite a participação coletiva de forma dinâmica, ajudando também na construção de um plano de ação para tirar a COM-VIDA do papel. FORMAÇÃO DA COMISSÃO

8 Significa “um lugar onde ocorrem grandes transformações”. A Oficina de Futuro consiste em uma série de passos ou etapas para a construção de projetos coletivos, com duração que pode variar de acordo com o ritmo e o aprofundamento do grupo. Passos: Árvore dos sonhos; As pedras no caminho; Jornal mural; COM-VIDA para Ação. 1 Metodologia criada pela ONG Instituto ECOAR para a Cidadania. (www.ecoar.org.br) OFICINA DE FUTURO¹

9 Etapa 1 O gestor, em uma reunião interna com a equipe pedagógica, os estudantes, os professores, os funcionários e os colaboradores, explica a COM-VIDA, a importância na escola e as responsabilidades para a partir daí selecionar os integrantes de diferentes setores; A coordenação da comissão pode/deve ficar com jovens, preferencialmente do Ensino Médio, sob a supervisão de pelo menos um professor; COMO ORGANIZAR

10 Etapa 2 Convidar a comunidade escolar para reunião explicativa sobre a COM-VIDA; Apresentar os estudantes, professores, funcionários e colaboradores que compõem a equipe da já eleitos em reunião anterior na escola; Faz-se o convite entre os presentes na reunião para a composição da comissão. COMO ORGANIZAR

11 Etapa 3 Agendar uma reunião com os integrantes da comissão, o gestor e representantes das Gereds/Coordenadoria para pensar na formação, organização dos trabalhos, entre outros. Fazer o “Acordo de Convivência”, que é um conjunto de entendimentos feitos entre as pessoas para facilitar o funcionamento da COM-VIDA. Uma vez que todos ajudam a construir e concordam, tornam-se responsáveis por cumprir o acordo. COMO ORGANIZAR

12 A COM-VIDA será o apoio das ações de educação ambiental na escola, na perspectiva de torná-la um espaço educador sustentável e promotor de saúde e ainda realizar/mobilizar ações nos diferentes espaços escolares; Só tem sentido criar a COM-VIDA se for para modificar para melhor o dia a dia da escola e comunidade – compromisso socioambiental; IMPORTANTE

13 Estudantes são os principais articuladores da Com-vida, podendo ser: delegado ou delegada eleitos na Conferência de Meio Ambiente na escola; grupos de estudantes que já realizam ações na área; Grêmio Estudantil preocupado com o tema; Para elaborar um acordo de convivência precisa ter respeito mútuo, solidariedade, respeito às diversidades, transparência e reconhecimento do espaço do outro; Organizar a Agenda 21 na escola; IMPORTANTE

14 A educação ambiental deve constar no Projeto Político Pedagógico, com desdobramento em todas as etapas da Educação Básica e em todas as disciplinas; A escola proporcionar a formação dos envolvidos, na Proposta Curricular do Estado – PCSC e na legislação nacional, estadual e municipal. Formar leitores acerca da EA crítica, participativa, sistêmica e holística; Registrar em Ata todas as etapas e fazer a memória fotográfica e a lista de presença. IMPORTANTE

15 Material de Apoio

16 Lei nº. 9.795, de 27 de abril de 1999Lei nº. 9.795, de 27 de abril de 1999 - Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Lei nº 12.305/10 - Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes que permitem o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Resolução n° 02, de 15 de junho de 2012 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, bem como o parecer n° 14/2012. Material de Apoio

17 Elaboração Edinéia Rauta Pagani – Assessoria de Comunicação - ASCOM Leila Cristiane Machado Schlemper – GABSA Maria Benedita da Silva Prim – DIPE/ Rosimari Koch Martins - DIGR/GEMPE Colaboradores Andrea de Castro Alves – DIGR/GEMPE Alethea Patrícia Ferreira – Instituto Estadual de Educação/IEE Sérgio Luiz de Almeida – Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis Maria das Dores Pereira - GABSA Neide Beschtold - DIGR/GEMPE Ketryn Fabiana Cidade Beseke - DIGR/GEMPE Revisão Textual e Gramatical Olires Marcondes do Espírito Santo

18 Apoio pedagógico na SED : NEPRE - nepre@sed.sc.gov.br Rosi (048) 36640220 NEA sednea@gmail.com Maria Benê (048) 36640088 OBRIGADA! nepre@sed.sc.gov.brsednea@gmail.com


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