Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMartim Zagalo Beppler Alterado mais de 8 anos atrás
2
Lição da Escola Sabatina 21 de Julho a 27 de Agosto
3
Lição da Escola Sabatina 31 de Julho a 6 de Agosto Uma das características mais notáveis da Igreja Cristã desde os seus primórdios tem sido a forma como tem cuidado das necessidades da comunidade. Ministrar às necessidades das pessoas não é uma espécie de opção extra; está no próprio âmago do nosso chamado como seguidores de Cristo. Veremos como Jesus ministrava as necessidades das pessoas.
4
Verso Áureo | Mateus 9:35 “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.”
5
PASSOS A DAR 1º passo: Compreender as lições fundamentais do ministério de Jesus que o ajudarão a identificar as necessidades da comunidade e a responder-lhes. 2º passo: Encontrar maneiras de ser uma bênção para a comunidade e, com os dons espirituais que Deus lhe deu, ministrar às necessidades das pessoas.
6
1º PASSO Compreender lições fundamentais do ministério de Jesus que o ajudarão a identificar as necessidades da comunidade e a responder-lhes.
7
A maioria de nós tenta evitar interrupções, e fica aborrecida quando os nossos planos são atrapalhados. Quando olhamos para o ministério de Jesus, reparamos que algumas das necessidades que Ele satisfez vieram sob a forma de interrupções, às quais Ele respondia com amor. Que lições deveríamos tirar da história para nós mesmos e para o modo como reagimos quando somos interrompidos para servir? Marcos 5:22-43
8
Em Marcos 10:46-52 e João 5:1-9, Jesus fez perguntas. Porque as fez Ele? Ao fazer perguntas, Jesus mostrou respeito e interesse pelos homens. Mostrou que estava a ouvi-los e, ao ouvir, que Se preocupava com as suas lutas. Quando nos damos ao trabalho de falar com as pessoas acerca das suas necessidades ou das necessidades da sua comunidade, isso faz com que saibam que nos preocupamos, e dá-nos a informação sobre como podemos servir de uma maneira que seja apreciada.
9
2º PASSO Encontrar maneiras de ser uma bênção para a comunidade e, com os dons espirituais que Deus lhe deu, ministrar às necessidades das pessoas
10
O que se passava no íntimo do homem em Marcos 2:1-12? Em que sentido esta necessidade mais profunda pode ser um problema para todos aqueles a quem procuramos servir? Jesus sabia que a questão aqui era mais do que física. Nós não conseguimos ver o íntimo, como Jesus fazia. Mas podemos ter a certeza de que, sejam quem forem as pessoas a quem estamos a ministrar, elas são criaturas destroçadas pelo pecado; logo necessitam de graça, de segurança, de conhecerem que há um Deus que as ama, que morreu por elas e que quer apenas o melhor para elas.
11
Dorcas era uma discípula de ação e um exemplo vivo de auxílio na comunidade. Os “crentes” são membros cristãos da Igreja; “as viúvas” podem incluir membros de igreja, assim como aqueles que não são membros. É provável que Dorcas servisse ambos. A sua “Jope” deve ser dentro e fora da igreja. O que fez Dorcas em Jope quando descobriu as necessidades à sua volta? Em Atos 9:41, o que implica a frase “os crentes, especialmente as viúvas”? Atos 9:36-42.
12
Embora Jesus passasse muito do Seu tempo a ensinar e a pregar, Ele sabia que as necessidades espirituais das pessoas estavam intimamente ligadas às suas necessidades físicas e mentais. Um ministério eficaz hoje deve seguir o exemplo de Cristo e cuidar da pessoa na sua totalidade – física, mental e espiritualmente..
13
Lição da Escola Sabatina 21 de Agosto a 27 de Agosto Uma das características mais notáveis da Igreja Cristã desde os seus primórdios tem sido a forma como tem cuidado das necessidades da comunidade. Ministrar às necessidades das pessoas não é uma espécie de opção extra; está no próprio âmago do nosso chamado como seguidores de Cristo. Através desta lição vimos como Jesus ministrava as necessidades das pessoas.
14
Como é que esta lição sobre ministrar às necessidades pode afetar hoje a minha vida? A que necessidades é que a sua Igreja está a ministrar atualmente? É às necessidades dos membros da Igreja ou da comunidade – ou a ambas? Quais são as necessidades principais das pessoas na sua comunidade local?
15
Como é que posso usar esta lição sobre ministrar às necessidades durante a próxima semana? Como ministrar às necessidades da nossa comunidade com os talentos e dons espirituais existentes na Igreja local? Que necessidades sentimos que precisam do toque do Mestre?
16
Que mudanças preciso de fazer na minha vida? Que princípio bíblico da lição podemos usar hoje?
17
Que mudanças preciso de fazer na minha vida? Vamos tomar essa decisão! PRINCÍPIOAPLICAÇÃOPROBLEMADECISÃO Compreender a importância de ministrar às necessidades Aproveitar as oportunidades para suprir as necessidades dentro e fora da Igreja Deixar de ministrar em favor dos outros Ministrar as necessidades da comunidade com os meus dons e talentos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.