A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS. Antes de tratarmos da tipologia e do gênero textual, vamos trabalhar o texto. Você já se perguntou o que é, de fato,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS. Antes de tratarmos da tipologia e do gênero textual, vamos trabalhar o texto. Você já se perguntou o que é, de fato,"— Transcrição da apresentação:

1 TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS

2 Antes de tratarmos da tipologia e do gênero textual, vamos trabalhar o texto. Você já se perguntou o que é, de fato, um texto? Geralmente, entendemos o texto como um conjunto de frases, ou seja, algo que foi feito para ser lido. Mas a definição de texto não é tão simples quanto parece. Você já se perguntou o que é, de fato, um texto? Geralmente, entendemos o texto como um conjunto de frases, ou seja, algo que foi feito para ser lido. Mas a definição de texto não é tão simples quanto parece.

3 Imagine, por exemplo, que você está lendo um livro e, de repente, encontra em uma página qualquer um papel com a palavra “madeira”. Ora, certamente você ficará intrigado ou simplesmente não dará importância a isso. Agora, vamos imaginar outra situação: você está no meio de uma floresta e ouve alguém gritar: “Madeira!”. Bem, se você pretende preservar sua vida, sua reação imediata é sair correndo. Isso acontece porque a situação em que você se encontra levou-o a interpretar o grito como um sinal de alerta.

4 A partir desses exemplos simples, podemos chegar a algumas conclusões importantes: 1º - os textos não são apenas escritos, eles também podem ser orais; 2º - os textos não são simples amontoados de palavras ou frases, ou seja, eles precisam fazer sentido. Na segunda situação, uma única palavra foi capaz de transmitir uma mensagem de sentido completo, por isso ela pode ser considerada um texto. Mas o que leva um texto a fazer sentido? Isso depende de alguns fatores, como o contexto e o conhecimento de mundo.

5 CONTEXTO O contexto pode ser explícito, quando é expresso por palavras, ou implícito, quando está embutido na situação em que o texto é produzido. Logo, a simples mudança de contexto faz com que a palavra “madeira” seja interpretada de maneiras diferentes. Na primeira situação, embora a palavra esteja dentro de um livro, ela está totalmente fora de contexto, por isso não produz sentido algum.

6 CONHECIMENTO DE MUNDO Ao longo de sua vida, o leitor adquire conhecimentos utilizados durante a leitura dos textos. O leitor constrói o sentido do texto quando articula diferentes níveis de conhecimento, entre eles o conhecimento de mundo. Esse tipo de conhecimento costuma ser adquirido informalmente, através de nossas experiências pessoais e convívio em sociedade. Ativar seu conhecimento de mundo no momento certo pode ser útil tanto para salvar sua vida no meio da floresta ou para resolver outras questões.

7 Textos verbais e visuais Até aqui, vimos que os textos podem ser orais ou escritos. Mas essa noção precisa ser ampliada, pois há textos que não contam com o auxílio da palavra, seja ela escrita ou oral. É o caso, por exemplo, da fotografia e da pintura. Dizemos, então, que há textos verbais e visuais. Há ainda textos que utilizam os dois recursos, como os filmes, que usam imagens, diálogos e legendas.

8 AFINAL, O QUE É UM TEXTO?

9 Então, chegamos a conceito de texto mais ampliado e consistente: todo enunciado que faz sentido para um determinado grupo em uma determinada situação.

10 CARTAS........ PROPAGANDAS.....

11 GRÁFICOS.....

12 BIOGRAFIA..... Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913. Poeta do amor e da comunhão, participou de toda a renovação da música brasileira em parceria com os grandes compositores do país. A vida, considerada por ele a "arte do encontro", tinha o sentimento de mistura e comunhão. Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913. Poeta do amor e da comunhão, participou de toda a renovação da música brasileira em parceria com os grandes compositores do país. A vida, considerada por ele a "arte do encontro", tinha o sentimento de mistura e comunhão. Vinícius de Moraes passou a vida rompendo convenções sociais. Passou da poesia culta para a popular, misturando ritmos brancos com negros, samba com candomblé e o comportamento aristocrático com o boêmio. Derrubou convenções também na área literária, usando o soneto após a revolução modernista de 1922, que cassava a composição dos 14 versos.(...)

13 RECEITAS..... Mousse de maracujá Ingredientes Ingredientes  2 caixas de gelatina de maracujá  2 xícaras de água quente  1/2 xícara de suco de maracujá  2 xícaras de leite de vaca  1 lata de leite condensado  1 lata de creme de leite sem soro Modo de preparar Modo de preparar  Prepare a gelatina com a água quente  Após, bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque numa travessa para gelar

14 OUTDOOR... PLACAS DE TRÂNSITO... DE TRÂNSITO...

15 TIPOLOGIA TEXTUAL Os tipos de texto são definidos por propriedades linguísticas que vão caracterizar os gêneros: vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais, etc. Os tipos de texto são definidos por propriedades linguísticas que vão caracterizar os gêneros: vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais, etc.

16 Tipos Textuais  Narração  Descrição  Dissertação  Injunção  Predição

17 NARRAÇÃO Baseia-se em fatos, personagens, tempo espaço. Há uma relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos narrados e, frequentemente, esses fatos mantêm entre si uma relação de causa e efeito. Por isso, muitas vezes, a ordem em que se enuncia os fatos é importante na sequência narrativa.

18 DESCRIÇÃO Enumera aspectos físicos ou psicológicos, em simultaneidade. Nenhum dos fatos, ou informações, é necessariamente anterior a outro. Por isso, a inversão na ordem dos enunciados não altera a imagem descrita

19 DISSERTAÇÃO Organiza-se sempre em torno de uma ideia central, para qual ideias secundárias servem de apoio. Caracteriza-se por analisar e interpretar fatos ou dados de uma realidade, usando para isso conceitos abstratos. A classificação de um texto dissertativo encobre características textuais de duas naturezas:  Expositivo;  Argumentativo

20 INJUNÇÃO  É utilizado no emprego de um chamamento ou uma instrução, oral ou escrita.  Pode vir frequentemente no modo imperativo ou em forma interrogativa.

21 PREDIÇÃO  Caracteriza-se por predizer alguma coisa, ou levar o interlocutor a crer em alguma coisa, que ainda está por ocorrer.  Neste caso, nem a cronologia das informações nem a ordenação dos enunciados, é muito relevante.

22 Gêneros textuais São realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas; é a situação de produção de um texto que determina em que gênero ele é realizado. São realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas; é a situação de produção de um texto que determina em que gênero ele é realizado.

23 Por isso, gêneros não se definem por aspectos formais ou estruturais da língua: estão ligados à natureza interativa do texto, ou seja, à sua funcionalidade, ao seu uso.

24 Toda nossa comunicação se dá por textos. E todo texto, por sua vez, se realiza em um gênero.

25 É pelo desenvolvimento da competência sociocomunicativa que aprendemos a organizar os diferentes gêneros textuais.

26 Apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal.

27 Gêneros Textuais  Carta pessoal, comercial, bilhete  Diário pessoal, agenda, anotações  Romance  Resenha  Lista de compras  Piada  Cardápio  Horóscopo  Instruções de uso  Telefonema etc.

28  Aula expositiva, virtual  Debate  Entrevista  E-mail  Chat  Blog

29 Alguns são bem tecnológicos... outros nem tanto! outros nem tanto!

30

31


Carregar ppt "TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS. Antes de tratarmos da tipologia e do gênero textual, vamos trabalhar o texto. Você já se perguntou o que é, de fato,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google